Os fitoestrogênios são prejudiciais para os homens?
Contente
- O que são fitoestrogênios?
- Os fitoestrogênios são saudáveis ou prejudiciais?
- Benefícios para a saúde
- Efeitos adversos
- Os fitoestrogênios prejudicam a fertilidade masculina?
- A linha inferior
Muitos alimentos vegetais contêm fitoestrogênios - compostos semelhantes ao hormônio estrogênio.
Algumas pessoas acreditam que a ingestão de alimentos ricos em fitoestrogênios pode prejudicar a fertilidade nos homens, enquanto outros afirmam que esses compostos são saudáveis.
Esta revisão baseada em evidências analisa a ciência.
O que são fitoestrogênios?
Os fitoestrogênios são um grupo de compostos que ocorrem naturalmente, encontrados em inúmeros alimentos vegetais.
Eles têm várias funções nas plantas. Muitos têm fortes propriedades antioxidantes e alguns podem desempenhar um papel na defesa das plantas contra infecções (1, 2).
Eles são chamados de "fitoestrogênios" porque sua estrutura química se assemelha à estrutura do hormônio estrogênio sexual. O prefixo "fito" refere-se a plantas.
Os níveis de estrogênio são mais altos em mulheres que em homens.
Esse hormônio é responsável pela fertilidade das mulheres e também pela manutenção das características corporais do corpo, mas também desempenha um papel importante nos homens.
A similaridade dos fitoestrógenos com o estrogênio significa que eles podem interagir com os receptores de estrogênio nas células. Esses receptores mediam as funções do estrogênio no organismo (3).
No entanto, os efeitos dos fitoestrogênios são muito mais fracos que os do estrogênio. Além disso, nem todos os fitoestrogênios funcionam da mesma forma. Alguns bloqueiam os efeitos do estrogênio, enquanto outros imitam seus efeitos (4).
Os fitoestrógenos são encontrados na maioria dos alimentos de origem vegetal em quantidades variadas. Todos eles pertencem a um grande grupo de compostos vegetais conhecidos como polifenóis (5, 6, 7, 8).
Alguns dos fitoestrógenos mais estudados incluem:
- Lignans: Encontrado em muitos alimentos vegetais embalados em fibras, como sementes, grãos, nozes, frutas e bagas. A linhaça é uma fonte especialmente rica (9, 10).
- Isoflavonas: Estes são os fitoestrógenos mais estudados. Eles são abundantes em soja e outras leguminosas e também estão presentes em frutas, grãos, nozes e vinho (7).
- Resveratrol: Encontrado em frutas, bagas, vinho tinto, chocolate e amendoim. Acredita-se ser responsável por alguns dos benefícios de saúde do vinho tinto.
- Quercetina: Este é um dos flavonóides antioxidantes mais comuns e abundantes, encontrado em inúmeras frutas, vegetais e grãos (4).
O conhecimento de fitoestrogênios está gradualmente se expandindo, e os cientistas estão descobrindo regularmente novos tipos.
Enquanto alguns pesquisadores estão preocupados que altas doses de fitoestrogênios possam prejudicar o equilíbrio hormonal do corpo, a maioria dos estudos os associou a benefícios à saúde.
Resumo: Fitoestrogênios são compostos vegetais que são estruturalmente similares ao hormônio sexual estrogênio. Eles são encontrados na maioria dos alimentos vegetais.Os fitoestrogênios são saudáveis ou prejudiciais?
A maioria dos estudos indica que os fitoestrogênios podem beneficiar a saúde.
No entanto, alguns estudos sugerem que uma alta ingestão de isoflavonas pode causar problemas em determinadas circunstâncias.
As duas seções a seguir discutem os possíveis benefícios e desvantagens dos fitoestrogênios.
Benefícios para a saúde
Vários estudos mostram que os suplementos de fitoestrogênio podem trazer benefícios à saúde.
- Pressão sanguínea reduzida: Suplementos de resveratrol e quercetina podem reduzir a pressão arterial (11, 12).
- Melhor controle de açúcar no sangue: O resveratrol, as lignanas de linhaça e as isoflavonas da soja podem beneficiar o controle do açúcar no sangue (13, 14, 15).
- Risco reduzido de câncer de próstata: Os suplementos de isoflavona podem reduzir o risco de câncer de próstata, mas fortes conclusões não podem ser alcançadas sem mais pesquisas (16).
- Níveis mais baixos de colesterol: Os suplementos de isoflavona de soja podem diminuir os níveis de colesterol total e o "mau" colesterol LDL (17).
- Menos inflamação: Isoflavonas e lignanas de soja podem reduzir os níveis de PCR, um marcador inflamatório, em mulheres na pós-menopausa com altos níveis de PCR (18, 19).
Nenhum dos estudos mencionados acima relatou que os suplementos de fitoestrogênio testados tiveram efeitos colaterais graves.
Efeitos adversos
Alguns cientistas temem que uma alta ingestão de fitoestrogênios possa prejudicar o equilíbrio hormonal do corpo.
De fato, os fitoestrogênios são classificados como desreguladores endócrinos. Estes são produtos químicos que podem interferir no sistema hormonal do corpo quando consumidos em uma dose suficientemente alta.
No entanto, não há muita evidência de que os fitoestrógenos tenham efeitos prejudiciais nos seres humanos (20).
Alguns estudos sugerem que uma alta ingestão de isoflavonas de fórmulas infantis à base de soja pode suprimir a função da tireóide quando a ingestão de iodo é baixa (21, 22).
Eles também indicam que as isoflavonas podem suprimir a função tireoidiana naqueles que têm função tireoidiana ruim, conhecida como hipotireoidismo, para começar (23).
No entanto, a maioria dos estudos em pessoas saudáveis não encontrou associação significativa entre isoflavonas e função tireoidiana (24, 25).
Atualmente, nenhuma boa evidência associa outros fitoestrógenos comuns a efeitos adversos à saúde em seres humanos (26, 27, 28, 29).
Resumo: Suplementos de fitoestrogênio parecem não ter efeitos colaterais graves. Mas algumas evidências indicam que altas doses de isoflavonas podem suprimir a função da tireóide em crianças com baixos níveis de iodo.Os fitoestrogênios prejudicam a fertilidade masculina?
Quando se trata da saúde dos homens, os cientistas estão mais preocupados que a exposição excessiva aos fitoestrógenos possa reduzir a fertilidade masculina.
Um estudo em chitas indicou que uma alta ingestão de fitoestrogênios prejudicava a fertilidade dos machos (30).
No entanto, os cientistas apontaram que os fitoestrogênios provavelmente têm efeitos diferentes em carnívoros, como os guepardos, em comparação com os onívoros, como os humanos.
De fato, nenhuma evidência forte associa alta ingestão de fitoestrogênio a problemas de fertilidade em humanos (31, 32, 33).
Os fitoestrogênios mais estudados são as isoflavonas da soja. Uma análise de 15 estudos controlados concluiu que as isoflavonas de soja, em alimentos ou suplementos, não alteram os níveis de testosterona nos homens (34).
Além disso, um estudo mostrou que tomar 40 gramas de suplementos de isoflavona por dia durante dois meses não prejudicou a qualidade ou o volume do sêmen masculino (35).
Um estudo observacional mostrou que uma fórmula infantil à base de soja não estava ligada à fertilidade ou puberdade masculina autorreferida, em comparação com uma fórmula de leite de vaca (36).
No entanto, nem todos os estudos observacionais concordam. Outro estudo mostrou que uma alta ingestão de soja, rica em isoflavonas, estava associada a uma menor contagem de espermatozóides, mas os pesquisadores não sabiam se as isoflavonas eram responsáveis (37).
Simplificando, a maioria das evidências indica que as isoflavonas não afetam adversamente a fertilidade dos homens. Embora um estudo em chitas tenha sugerido que uma alta ingestão de fitoestrogênios possa prejudicar a fertilidade, o mesmo não se aplica necessariamente aos seres humanos.
No entanto, os cientistas sabem pouco sobre os efeitos de outros fitoestrogênios ou sobre a ingestão a longo prazo de suplementos em altas doses em humanos. Mais pesquisas são necessárias.
Resumo: As isoflavonas, um grupo comum de fitoestrogênios, não parecem causar problemas de fertilidade nos homens.A linha inferior
Nenhuma evidência forte prova que os fitoestrógenos causem problemas em homens saudáveis.
Os fitoestrogênios são abundantes em muitos alimentos vegetais saudáveis. Na maioria dos casos, os benefícios de comer esses alimentos superam os possíveis riscos à saúde.