8 remédios contra a hera venenosa e medidas preventivas
Contente
- Visão geral
- Imagem de hera venenosa
- Como se espalha
- 1. Vista-se para o sucesso
- 2. Ensaboar, enxaguar, repetir
- 3. Bloqueie o óleo
- 4. Lave, enxágue, deixe de molho
- 5. Cortisona e calamina
- 6. Experimente anti-histamínicos orais
- 7. Ligue para os profissionais
- 8. Chefe de ajuda
Visão geral
Começa inocentemente. Você corta um arbusto irregular enquanto apara o gramado. Então, seus braços e pernas começam a formigar e ficam vermelhos. Antes que você perceba, há uma erupção cutânea com comichão. Tarde demais, você percebe que o arbusto era na verdade hera venenosa.
Encontrar hera venenosa é fácil nos Estados Unidos, onde cresce virtualmente em todos os lugares, exceto no Alasca, Havaí e em algumas áreas desérticas do sudoeste. Também cresce em partes do Canadá, México e Ásia.
É fácil identificar pelos cachos de três folhas pontiagudas. Na primavera, as folhas podem ter um tom avermelhado. Eles ficam verdes no verão e vários tons de vermelho, amarelo ou laranja no outono.
Imagem de hera venenosa
Como se espalha
A hera venenosa produz um óleo chamado urushiol que causa uma erupção cutânea em cerca de 85% das pessoas que entram em contato com ela, observa a Academia Americana de Dermatologia.
A erupção cutânea não é contagiosa para os outros. Isso é porque é uma pele reação para o óleo. No entanto, o óleo em si pode se espalhar para os outros.
Urushiol é tenaz. Ele se apega a quase tudo: suas roupas e sapatos, equipamentos de camping e jardinagem, até casacos de animais de estimação ou cavalos.
Ele pode transferir de e para suas mãos o telefone celular ou qualquer objeto que você tocar e espalhar para outras pessoas. E está em praticamente todas as partes da planta: folhas, caules e até as raízes. Escovar contra uma videira descoberta no inverno ainda pode causar erupção cutânea.
Leia algumas maneiras de evitar uma erupção por hera venenosa.
1. Vista-se para o sucesso
Se você sabe que está entrando em um reduto de hera venenosa, prepare-se cobrindo o máximo possível de sua pele. As boas defesas da linha de frente incluem:
- camisas de mangas compridas
- calças, que podem ser dobradas em meias, se necessário
- chapéus
- luvas de borracha para serviço pesado
- meias
- sapatos fechados
2. Ensaboar, enxaguar, repetir
Lavar a pele com água morna e sabão ou álcool dentro de uma hora depois de tocar a hera venenosa pode remover o urushiol e ajudar a evitar erupções cutâneas - ou pelo menos torná-la menos grave.
Você também precisará lavar qualquer outra coisa que entre em contato com a planta. Urushiol pode permanecer potente por anos. Ignorar a limpeza pode levar a outra erupção cutânea mais tarde.
Algumas pessoas juram que o líquido para lavar louça pode ajudar a lavar o óleo da pele. Outras lavagens especiais incluem produtos de marcas como Burt's Bees, Ivarest e Tecnu.
3. Bloqueie o óleo
Se você procura uma medida preventiva, os cremes vendidos sem receita (OTC) podem atrasar a penetração do urushiol na pele. Você pode obter o IvyX e outros cremes de barreira na farmácia local ou online.
O creme precisa ser aplicado em toda a pele menos de uma hora antes de você ser exposto a uma planta venenosa. Se você estiver exposto, deverá lavar todo o creme dentro de quatro horas após a exposição para evitar que a pele absorva o urushiol.
4. Lave, enxágue, deixe de molho
Se você desenvolver uma erupção cutânea por hera venenosa, espere que demore de uma a três semanas para esclarecer. Lave bem com sabão e água morna para remover o óleo residual da pele o mais rápido possível.
Depois que a erupção se desenvolve, a água pode ser calmante e ajudar a aliviar a coceira e a queima. A imersão em banhos de água fria contendo um produto à base de aveia, como um da Aveeno, deve proporcionar alívio, de acordo com a Clínica Mayo.
Além disso, colocar uma compressa fresca e úmida na erupção por 15 a 30 minutos várias vezes ao dia deve ajudar.
5. Cortisona e calamina
Cremes OTC de cortisona e loção de calamina podem ajudar a aliviar um pouco da coceira de uma erupção cutânea por hera venenosa. Siga as instruções da etiqueta ao aplicar. Certifique-se de lavar e secar a área antes de aplicar novamente.
Outros produtos que podem ajudar na coceira incluem:
- gel de aloe vera
- uma proporção de 3 para 1 de bicarbonato de sódio e pasta de água aplicada à pele
- fatias de pepino colocadas na erupção
Você também pode misturar pepino em uma pasta e aplicar na erupção cutânea para acalmar a pele.
6. Experimente anti-histamínicos orais
Os anti-histamínicos OTC, como a loratadina (Claritin) e a difenidramina (Benadryl), também podem ajudar a aliviar o prurido e a inflamação. Benadryl tem o benefício adicional de deixar algumas pessoas com sono. Isso pode ajudar a aumentar seu conforto na hora de dormir.
Existem muitos outros anti-histamínicos OTC. Converse com seu farmacêutico para aconselhamento sobre escolhas.
Não aplique um creme anti-histamínico na erupção cutânea.Na verdade, pode piorar a coceira.
A aplicação de álcool em uma erupção cutânea pode ajudar a secar e prevenir infecções. Alguns outros remédios caseiros que agem como adstringentes e podem secar uma erupção cutânea por hera venenosa incluem:
- hamamélis
- vinagre de maçã
- uma pasta de bicarbonato de sódio e água
7. Ligue para os profissionais
Se a sua erupção for generalizada, no rosto ou nos órgãos genitais ou tiver causado muitas bolhas, ligue para o seu médico. Eles poderão prescrever um esteróide, como a prednisona, para ajudar a aliviar a coceira e a inflamação.
Dependendo da sua condição e da preferência do seu médico, você pode receber pílulas de esteróides, uma injeção ou preparações tópicas como géis, pomadas ou cremes.
Às vezes, se você coçar a pele ou suas bolhas se abrem, você pode desenvolver uma infecção bacteriana. O seu médico pode dar-lhe um antibiótico prescrito, se isso acontecer. A prescrição pode ser para comprimidos, creme ou ambos.
8. Chefe de ajuda
Se você tiver algum dos seguintes sintomas, vá ao pronto-socorro ou ao centro de atendimento urgente:
- dificuldade em respirar ou engolir
- inchaço, especialmente um inchaço nos olhos, ou inchaço da garganta ou face
- erupção cutânea perto ou na boca