Autor: Louise Ward
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Polimialgia Reumática - Saúde
Polimialgia Reumática - Saúde

Contente

O que é a polimialgia reumática?

A polimialgia reumática é um distúrbio inflamatório que causa dor e rigidez muscular em várias partes do corpo. Geralmente afeta o:

  • ombros
  • pescoço
  • braços
  • ancas

Os sintomas geralmente aparecem de repente e tendem a piorar pela manhã.

A polimialgia reumática geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos. Ela raramente se desenvolve em menores de 50 anos. A polimialgia reumática também é mais provável em mulheres do que em homens. Pessoas de ascendência européia e escandinava também correm um risco maior de contrair a doença.

Algumas pessoas com polimialgia reumática também são diagnosticadas com um distúrbio relacionado chamado arterite temporal. Esta condição causa inflamação dos vasos sanguíneos no couro cabeludo, pescoço e braços. A arterite temporal também pode causar dores de cabeça, dor na mandíbula e problemas de visão.

Quais são os sintomas da Polimialgia Reumática?

Dor e rigidez no pescoço e ombros são os sintomas mais comuns da polimialgia reumática. A dor e a rigidez podem se espalhar gradualmente para outras áreas, como ombros, quadris e coxas. Esses sintomas geralmente afetam os dois lados do corpo.


Outros sintomas comuns da polimialgia reumática incluem:

  • fadiga
  • Mal-estar
  • perda de apetite
  • perda de peso repentina e não intencional
  • anemia ou baixa contagem de glóbulos vermelhos
  • depressão
  • febre baixa
  • uma amplitude de movimento limitada

Os sintomas da polimialgia reumática se desenvolvem rapidamente, geralmente durante vários dias. Em alguns casos, os sintomas podem aparecer da noite para o dia. Eles tendem a ser piores pela manhã e melhorar gradualmente ao longo do dia. Para algumas pessoas, ficar inativo e permanecer em uma posição por um longo período de tempo pode piorar os sintomas.

A dor e a rigidez podem se tornar tão graves que as pessoas têm dificuldade em realizar atividades cotidianas, como levantar do sofá, vestir-se ou entrar em um carro. Às vezes, os sintomas da polimialgia reumática podem até dificultar o sono.

O que causa a polimialgia reumática?

A causa da polimialgia reumática não é conhecida. No entanto, acredita-se que certos genes e variações genéticas podem aumentar seu risco de desenvolver polimialgia reumática. Fatores ambientais também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do distúrbio. Novos casos de polimialgia reumática são frequentemente diagnosticados em ciclos e geralmente ocorrem sazonalmente. Isso sugere que pode haver um gatilho ambiental, como uma infecção viral, que causa a condição. O rápido início dos sintomas também sugere que a polimialgia reumática pode ser causada por uma infecção. No entanto, nenhum link foi encontrado.


Como é diagnosticada a polimialgia reumática?

Os sintomas da polimialgia reumática podem ser semelhantes aos de outras condições inflamatórias, incluindo lúpus e artrite. Para fazer um diagnóstico preciso, seu médico fará um exame físico e executará vários testes para verificar se há inflamação e anormalidades no sangue.

Durante o exame, seu médico pode mover delicadamente o pescoço, os braços e as pernas para avaliar sua amplitude de movimento. Se houver suspeita de polimialgia reumática, eles podem solicitar exames de sangue para verificar se há sinais de inflamação em seu corpo. Esses testes medirão sua taxa de sedimentação de eritrócitos e os níveis de proteína C-reativa. Uma taxa de sedimentação anormalmente alta e níveis elevados de proteína C-reativa geralmente sugerem inflamação.

O seu médico também pode agendar um ultrassom para verificar se há inflamação nas articulações e nos tecidos. Um ultrassom usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens detalhadas dos tecidos moles em diferentes partes do corpo. Isso pode ser muito útil para distinguir a polimialgia reumática de outras condições que causam sintomas semelhantes.


Como existe uma ligação entre a polimialgia reumática e a arterite temporal, seu médico pode querer fazer uma biópsia. Esta biópsia é um procedimento simples e de baixo risco que envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido de uma artéria em sua têmpora. A amostra é enviada para um laboratório e analisada quanto a sinais de inflamação. Uma biópsia é necessária apenas se o seu médico suspeitar de inflamação nos vasos sanguíneos.

Os sinais de arterite temporal incluem:

  • dores de cabeça persistentes
  • visão turva ou dupla
  • perda de visão
  • sensibilidade no couro cabeludo
  • dor na mandíbula

Como é tratada a polimialgia reumática?

Não há cura para a polimialgia reumática. Com o tratamento adequado, no entanto, os sintomas podem melhorar em menos de 24 a 48 horas. O seu médico receitará um corticosteroide em baixa dose, como a prednisona, para ajudar a reduzir a inflamação. A dosagem típica é de 10 a 30 miligramas por dia. Medicamentos para venda sem receita, como ibuprofeno e naproxeno, não são eficazes no tratamento dos sintomas da polimialgia reumática.

Embora os corticosteróides sejam eficazes no tratamento da polimialgia reumática, esses medicamentos têm efeitos colaterais. O uso a longo prazo desses medicamentos aumenta o risco de:

  • pressão alta
  • colesterol alto
  • depressão
  • ganho de peso
  • diabetes ou altos níveis de açúcar no sangue
  • osteoporose, que é a perda de densidade óssea
  • catarata, que está turvando nas lentes do olho

Para reduzir o risco de ter efeitos colaterais durante o tratamento, seu médico pode recomendar que você tome um suplemento diário de cálcio e vitamina D. Os suplementos geralmente são recomendados se você estiver tomando corticosteróides por mais de três meses. O seu médico também pode sugerir fisioterapia para ajudar a melhorar sua força e aumentar sua amplitude de movimento.

Compre suplementos de cálcio.

Compre suplementos de vitamina D.

Fazer escolhas saudáveis ​​de estilo de vida também pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais dos corticosteróides. Comer uma dieta saudável e limitar a ingestão de sal pode ajudar a prevenir a pressão alta. O exercício regular pode ajudar a fortalecer seus ossos e músculos e impedir o ganho de peso.

O seu médico irá monitorar cuidadosamente sua saúde durante o tratamento. Eles podem solicitar periodicamente exames de sangue para verificar seus níveis de colesterol e açúcar no sangue, recomendar exames oftalmológicos anuais e agendar testes periódicos de densidade óssea para verificar sinais de osteoporose. O seu médico também pode reduzir a sua dose após três ou quatro semanas de tratamento, se os seus sintomas estiverem melhorando.

Se seus sintomas não melhorarem com a medicação, a polimialgia reumática pode não ser realmente a causa de sua dor e rigidez. Nesse caso, seu médico fará testes adicionais para verificar outros distúrbios reumáticos, como osteoartrite e febre reumática.

Quais são as complicações da polimialgia reumática?

Os sintomas da polimialgia reumática podem interferir nas atividades diárias, principalmente se a condição não for tratada. Sem tratamento adequado, a dor e a rigidez podem reduzir severamente a mobilidade. Você pode, eventualmente, tornar-se incapaz de concluir tarefas simples por conta própria, como tomar banho, vestir-se e pentear o cabelo. Algumas pessoas também experimentam uma perda temporária da função articular. Isso aumenta o risco de desenvolver problemas articulares persistentes, como ombro congelado.

Pessoas com polimialgia reumática também têm maior probabilidade de desenvolver doença arterial periférica. Essa condição prejudica a circulação sanguínea e geralmente causa dores nas pernas e úlceras.

Qual é a perspectiva de longo prazo para alguém com polimialgia reumática?

Não há cura para a polimialgia reumática. No entanto, a polimialgia reumática geralmente melhora quando o tratamento é recebido. De fato, a condição desaparece após dois a seis anos de tratamento.

Publicações Fascinantes

Difenidramina Tópico

Difenidramina Tópico

A difenidramina, um anti-hi tamínico, é u ada para aliviar a coceira de picada de in eto , queimadura de ol, picada de abelha, hera veneno a, carvalho veneno o e irritaçõe leve na ...
Acesso à hemodiálise - autocuidado

Acesso à hemodiálise - autocuidado

É nece ário um ace o para fazer a hemodiáli e. U ando o ace o, o angue é removido do eu corpo, limpo por um diali ador e, em eguida, devolvido ao eu corpo.Normalmente, o ace o ...