Teste de urina de potássio
Contente
- Quem precisa de um teste de urina de potássio?
- Hipercalemia
- Hipocalemia
- Causas de níveis altos ou baixos de potássio
- Quais são os riscos de um teste de urina de potássio?
- Como se preparar para um teste de urina de potássio
- Como um teste de urina de potássio é administrado?
- O que significam os resultados deste teste?
- Outlook
visão global
Um teste de urina de potássio verifica o nível de potássio em seu corpo. O potássio é um elemento importante no metabolismo celular e é importante para manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos em seu corpo. Ter muito ou pouco potássio pode ser ruim. Fazer um teste de urina para determinar a quantidade de potássio em seu corpo pode ajudá-lo a alterar seus níveis de potássio para uma saúde geral melhor.
Quem precisa de um teste de urina de potássio?
Seu médico pode solicitar um teste de urina de potássio para ajudar a diagnosticar certas condições, incluindo:
- hipercalemia ou hipocalemia
- doença ou lesão renal, como doença renal cística medular
- problemas da glândula adrenal, como hipoaldosteronismo e síndrome de Conn
Além disso, seu médico pode usar um teste de urina de potássio para:
- verifique os seus níveis de potássio se tiver vomitado, tiver diarreia por várias horas ou dias ou se apresentar sinais de desidratação
- verificar um resultado de teste de potássio no sangue alto ou baixo
- monitorar possíveis efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos com drogas
Hipercalemia
Ter muito potássio no corpo é chamado de hipercalemia. Pode causar:
- náusea
- fadiga
- fraqueza muscular
- ritmos cardíacos anormais
Se não detectada ou tratada, a hipercalemia pode ser perigosa e possivelmente até fatal. Nem sempre é detectado antes de causar sintomas.
Hipocalemia
Muito pouco potássio em seu corpo é chamado de hipocalemia. Uma perda ou queda severa de potássio pode causar:
- fraqueza
- fadiga
- cãibras musculares ou espasmos
- constipação
Causas de níveis altos ou baixos de potássio
A hipercalemia é provavelmente causada por insuficiência renal aguda ou doença renal crônica. Outras causas de altos níveis de potássio na urina incluem:
- necrose tubular aguda
- transtornos alimentares, como anorexia e bulimia
- outras doenças renais
- níveis baixos de magnésio no sangue, chamados de hipomagnesemia
- lúpus
- medicamentos, como antibióticos, anticoagulantes, antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e medicamentos para pressão arterial, como bloqueadores do receptor de angiotensina II (ARA) ou inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA)
- acidose tubular renal
- uso excessivo de diuréticos ou suplementos de potássio
- diabetes tipo 1
- alcoolismo ou uso pesado de drogas
- Doença de Addison
Um baixo nível de potássio na urina pode ser causado por:
- insuficiência da glândula adrenal
- transtornos alimentares, como bulimia
- suor excessivo
- uso excessivo de laxantes
- deficiência de magnésio
- certos medicamentos, incluindo beta-bloqueadores e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), pílulas de água ou fluidos (diuréticos) e alguns antibióticos
- vômito excessivo ou diarréia
- uso excessivo de álcool
- deficiência de ácido fólico
- cetoacidose diabética
- doença renal crônica
Quais são os riscos de um teste de urina de potássio?
Um teste de urina de potássio não apresenta riscos. Envolve a micção normal e não causa nenhum desconforto.
Como se preparar para um teste de urina de potássio
Antes de fazer um teste de urina de potássio, pergunte ao seu médico se você precisa parar temporariamente de tomar qualquer prescrição ou medicamentos ou suplementos sem receita. Os medicamentos e suplementos que podem afetar os resultados de um teste de urina de potássio incluem:
- antibióticos
- antifúngicos
- bloqueadores beta
- medicação para pressão arterial
- diuréticos
- medicamentos para diabetes ou insulina
- suplementos de ervas
- suplementos de potássio
- antiinflamatórios não esteróides (NSAIDs)
O seu médico ou enfermeira pode instruí-lo a limpar a área genital antes de iniciar a coleta da amostra de urina. NÃO pare de tomar nenhum medicamento antes de falar com seu médico ou enfermeira. Você também precisará manter a amostra de urina limpa de pelos púbicos, fezes, sangue menstrual, papel higiênico e outros contaminantes potenciais.
Como um teste de urina de potássio é administrado?
Existem dois testes diferentes de urina de potássio: uma única amostra aleatória de urina e uma amostra de urina de 24 horas. O que o seu médico está procurando determinará qual teste você fará.
Para uma única amostra de urina aleatória, você será solicitado a urinar em um copo de coleta no consultório do seu médico ou em um laboratório. Você entregará o copo a uma enfermeira ou técnico de laboratório e ele será enviado para teste.
Para uma amostra de urina de 24 horas, você coletará toda a sua urina de uma janela de 24 horas para um recipiente grande. Para fazer isso, você começará o dia urinando no banheiro. Após a micção inicial, você começará a coletar sua urina toda vez que urinar. Após 24 horas, você entregará seu recipiente de coleta a uma enfermeira ou técnico de laboratório e ele será enviado para teste.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o teste de urina de potássio ou como coletar suas amostras de urina, converse com seu médico ou enfermeira.
O que significam os resultados deste teste?
A faixa normal de potássio, ou faixa de referência, para um adulto é de 25-125 miliequivalentes por litro (mEq / L) por dia. Um nível normal de potássio para uma criança é de 10–60 mEq / L. Esses intervalos são apenas um guia, e os intervalos reais variam de médico para médico e de laboratório para laboratório. Seu relatório de laboratório deve incluir um intervalo de referência para níveis normais, baixos e altos de potássio. Se isso não acontecer, peça um ao seu médico ou laboratório.
Após um teste de urina de potássio, seu médico também pode solicitar um teste de sangue de potássio se achar que vai ajudar a confirmar um diagnóstico ou detectar algo que a urina perdeu.
Outlook
Um teste de urina de potássio é um teste simples e indolor para ver se seus níveis de potássio estão equilibrados. Ter muito ou pouco potássio no corpo pode ser prejudicial. Se não for tratada, pode levar a sérios problemas de saúde. Se você sentir quaisquer sintomas de ter pouco ou muito potássio, consulte seu médico. Quanto mais cedo você detectar e diagnosticar um problema, melhor.