Por que a pressão nos meus ouvidos desaparece e como aliviá-la
Contente
- Por que você sente pressão nos seus ouvidos?
- Lista de causas de pressão no ouvido
- Causas comuns de pressão nos ouvidos
- Mudança de altitude
- Sinusite
- Infecções de ouvido
- Colds
- Alergias
- Acúmulo de cera
- Objeto estranho
- Causas incomuns de pressão nos ouvidos
- Doença de Meniere
- Colesteatoma
- Neuroma acústico
- Infecção fúngica do ouvido
- Otite média crônica
- Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)
- Como aliviar a pressão nos seus ouvidos
- Mudanças de altitude
- Acúmulo de cera
- Congestão sinusal
- Infecções de ouvido
- Alergias
- Bloqueio devido a objeto estranho
- Acúmulo de fluido
- Procedimentos cirúrgicos para pressão crônica do ouvido
- Miringotomia
- Tubos para os ouvidos
- Como sei se rompi um tímpano?
- Quando consultar um médico
- O takeaway
Muitos de nós sentimos pressão em nossos ouvidos em algum momento. Pode ser uma sensação desconfortável e parecer que uma ou ambas as orelhas estão entupidas ou entupidas.
Existem muitas causas possíveis de pressão nos ouvidos, incluindo alterações de altitude, infecção sinusal e até acúmulo de cera.
Continue lendo para aprender sobre o que causa pressão nos ouvidos, maneiras de aliviar a pressão e quando consultar um médico.
Por que você sente pressão nos seus ouvidos?
Você sente pressão no ouvido quando a pressão no ouvido médio é diferente da pressão no ambiente externo. Também pode ser descrito como uma sensação de desconforto, congestão ou plenitude.
Pequenas trompas chamadas trompas de Eustáquio regulam a pressão no ouvido médio. Você tem uma trompa de Eustáquio em cada lado da cabeça. Eles começam no ouvido médio e terminam na área onde sua cavidade nasal e a garganta superior se encontram.
Normalmente, as trompas de Eustáquio se abrem quando você faz coisas como engolir ou bocejar. Isso naturalmente iguala a pressão no ouvido médio.
Se as trompas de Eustáquio se estreitarem ou ficarem bloqueadas devido a uma doença ou condição, você poderá sentir uma pressão no ouvido que não desaparece naturalmente.
Lista de causas de pressão no ouvido
Causas comuns | Causas incomuns |
mudanças de altitude | Doença de Meniere |
sinusite | colesteatoma |
infecções de ouvido | neuroma acústico |
resfriados | infecção fúngica do ouvido |
alergias | otite média crônica |
acúmulo de cera | distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) |
objeto estranho |
Causas comuns de pressão nos ouvidos
Aqui estão explicações para algumas das causas mais comuns de pressão no ouvido:
Mudança de altitude
Quando a altitude muda, as trompas de Eustáquio podem não ter tempo para se adaptar à mudança de pressão.
Exemplos de quando isso pode acontecer é voar de avião, dirigir nas montanhas ou subir de elevador em um prédio alto.
Os mergulhadores também podem sofrer pressão no ouvido enquanto descem. A pressão da água circundante empurra o ouvido médio. Os mergulhadores são ensinados a descer lentamente e equalizar a pressão do ouvido médio ventilando através de suas trompas de Eustáquio.
Sinusite
Sinusite é quando seus seios, que são os espaços vazios em seu rosto, ficam inflamados.
Isso geralmente ocorre devido a uma infecção viral, embora em alguns casos as bactérias também possam causar. Quando os seios incham, você também pode sentir pressão ou plenitude nos ouvidos.
Infecções de ouvido
Uma infecção no ouvido também pode causar pressão no ouvido.
A otite média é uma infecção do ouvido médio que ocorre quando a trompa de Eustáquio não está drenando adequadamente. O acúmulo de líquidos pode promover o crescimento de vírus ou bactérias causadores de infecção.
O ouvido do nadador é uma infecção da parte externa do ouvido normalmente causada por bactérias encontradas na água. Embora isso afete a orelha externa, as pessoas com a orelha do nadador também podem sentir a pressão da orelha devido ao inchaço e acúmulo de líquidos.
Colds
A inflamação nasal e a congestão que vem com um resfriado também podem afetar as trompas de Eustáquio, impedindo-as de equalizar adequadamente a pressão dentro do ouvido médio.
Alergias
Uma condição chamada rinite alérgica pode ocorrer em pessoas com alergias ao pólen, bolores ou pêlos de animais.
Isso pode causar inflamação das passagens nasais e acúmulo de muco. Assim como os resfriados, isso também pode afetar as trompas de Eustáquio, causando pressão no ouvido.
Acúmulo de cera
A cera é feita naturalmente pelo corpo e protege as partes internas do ouvido. Normalmente, a cera se move pelo canal auditivo para o ouvido externo, onde eventualmente se desprende.
O acúmulo de cera em excesso pode bloquear o canal auditivo, causando pressão no ouvido.
Objeto estranho
Ter um objeto estranho preso no ouvido também pode causar pressão e dor no ouvido. Isso pode ser mais comum em crianças pequenas, que às vezes podem colocar objetos estranhos nos ouvidos, nariz ou boca.
Causas incomuns de pressão nos ouvidos
Aqui estão explicações para algumas causas incomuns de pressão no ouvido:
Doença de Meniere
A doença de Meniere é uma condição que afeta o ouvido interno.
É causada pelo acúmulo de líquido no ouvido interno. Isso pode afetar coisas como equilíbrio e como as coisas que você ouve sinalizam para o seu cérebro. Geralmente afeta apenas um ouvido.
Os sintomas podem incluir pressão no ouvido, tonturas graves e perda auditiva.
Colesteatoma
O colesteatoma ocorre quando a pele cresce anormalmente no ouvido médio. Pode estar presente desde o nascimento ou ocorrer devido a infecções frequentes no ouvido.
Além da pressão no ouvido, outros sintomas podem incluir:
- drenagem fétida
- dor
- Perda de audição
Neuroma acústico
Um neuroma acústico é um tumor benigno no oitavo nervo craniano, responsável pela transmissão de sinais que envolvem equilíbrio e audição para o cérebro. É uma condição rara.
Um dos principais sintomas é a perda auditiva no ouvido afetado, no entanto, a pressão e o zumbido nos ouvidos também podem ocorrer.
Infecção fúngica do ouvido
As infecções fúngicas do ouvido são denominadas otomicose.
A otomicose pode ocorrer em indivíduos saudáveis, no entanto, ter um sistema imunológico enfraquecido ou uma condição subjacente, como diabetes, pode colocar você em maior risco.
Sentir que seu ouvido está bloqueado é um dos sintomas, junto com coceira, dor e corrimento.
Otite média crônica
A otite média crônica é quando uma infecção no ouvido médio não resolve ou continua retornando. Pode ser acompanhado por coisas como persistência de líquidos no ouvido médio, ruptura do tímpano ou presença de colesteatomas.
As complicações da otite média crônica podem incluir coisas como:
- Perda de audição
- danos aos nervos faciais
- uma infecção óssea chamada mastoidite
Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM)
Sua ATM conecta sua mandíbula ao crânio. Os distúrbios da ATM afetam essa articulação.
A causa de muitos desses distúrbios não é clara, porém alguns podem ser causados por danos à articulação ou cartilagem circundante.
O principal sintoma dos distúrbios da ATM é dor ou desconforto, na mandíbula, no rosto ou ao redor dos ouvidos. A dor também pode ocorrer dentro do ouvido.
Como aliviar a pressão nos seus ouvidos
O tratamento para a pressão do ouvido dependerá do que está causando isso. Abaixo, examinaremos algumas das maneiras de tratar causas comuns de pressão no ouvido.
Mudanças de altitude
Bocejar ou engolir pode ajudar a abrir as trompas de Eustáquio e igualar a pressão.
Você também pode considerar usar um spray nasal descongestionado sem receita (OTC). No entanto, você deve evitar o uso de descongestionantes em crianças pequenas.
Acúmulo de cera
A cera do ouvido pode ser removida usando soluções como óleo mineral ou peróxido de hidrogênio para dissolver a cera acumulada no canal auditivo.
Também existem ferramentas especiais que você pode usar para remover a cera manualmente, mas isso só deve ser realizado sob a supervisão de um médico.
Congestão sinusal
Para aliviar a congestão sinusal, você pode usar descongestionantes OTC que podem ser tomados por via oral ou pulverizados no nariz.
Os analgésicos de venda livre como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou acetaminofeno (Tylenol) podem ajudar a aliviar a dor ou o inchaço. Além disso, a irrigação nasal com um lota também pode ajudar.
Infecções de ouvido
Algumas infecções de ouvido podem resolver sem tratamento com antibióticos. Medicamentos para dor de balcão ou gotas de ouvido podem ser recomendados para ajudar a aliviar a dor.
Se houver suspeita de infecção bacteriana, podem ser prescritos antibióticos que podem ser tomados por via oral ou administrados como gotas para os ouvidos.
Alergias
Os anti-histamínicos OTC (como Claritin ou Zyrtec) ou sprays nasais com corticosteróides (Flonase, Nasonex) podem ajudar a aliviar os sintomas alérgicos.
Você também pode considerar a irrigação nasal com um lota.
Bloqueio devido a objeto estranho
Você pode fazer o seguinte em casa como primeiros socorros a um objeto estranho no ouvido:
- se o objeto estiver visível, use cuidadosamente uma pinça para removê-lo com cuidado
- incline a cabeça para o lado para usar a gravidade para remover o objeto
- tente lavar o objeto usando uma seringa pequena com água morna para irrigar suavemente o canal auditivo
Acúmulo de fluido
Condições como alergias ou resfriados podem afetar as trompas de Eustáquio, causando a acumulação de líquidos no ouvido médio. Este líquido também pode ser infectado, levando à otite média.
O tratamento da condição que está causando acúmulo de fluido deve ajudar a drenar. No entanto, nos casos em que há acúmulo prolongado de fluido nos ouvidos, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para ajudar a reduzir a pressão e drenar o fluido.
Procedimentos cirúrgicos para pressão crônica do ouvido
Se você costuma ter problemas com a pressão do ouvido, seu médico pode sugerir um tratamento cirúrgico. Exploraremos as opções possíveis abaixo.
Miringotomia
Durante este procedimento, o médico faz uma pequena incisão no tímpano. Qualquer líquido acumulado no ouvido médio é cuidadosamente removido.
A incisão é geralmente deixada aberta até o inchaço ou o bloqueio da trompa de Eustáquio desaparecer. Você pode fazer uma miringotomia com ou sem tubos para os ouvidos.
Tubos para os ouvidos
A colocação dos tubos é semelhante à miringotomia, exceto que, após a incisão e a drenagem do fluido, um pequeno tubo de metal ou plástico é inserido no tímpano.
Este tubo pode ser mantido no lugar para ajudar a aliviar a pressão e impedir o acúmulo de fluido.
Embora esses procedimentos ajudem a aliviar a pressão no ouvido, também existem algumas desvantagens.
Em alguns casos, a incisão no tímpano pode não cicatrizar, exigindo reparo cirúrgico. Além disso, as pessoas com tubos nos ouvidos devem manter a água fora dos ouvidos usando tampões para os ouvidos ou bolas de algodão enquanto nadam ou tomam banho.
Como sei se rompi um tímpano?
Um tímpano rompido ocorre quando há um rasgo no tímpano, que é o fino pedaço de tecido que separa o canal auditivo do ouvido médio.
Uma variedade de coisas pode causar ruptura do tímpano, incluindo infecções no ouvido, objetos estranhos e estresse devido a diferenças de pressão entre o ouvido médio e o ambiente externo.
Você sempre deve entrar em contato com o seu médico se sentir algum dos sintomas de um tímpano rompido. Alguns sintomas a serem observados incluem:
- dor de ouvido que surge e depois desaparece rapidamente
- Perda de audição
- drenagem do ouvido, que pode ser sangrenta, clara ou conter pus
- sensação de rotação ou tontura (vertigem)
- tendo zumbido nos ouvidos (zumbido)
Quando consultar um médico
Você deve marcar uma consulta com seu médico se sentir pressão no ouvido que:
- prolongado ou piora apesar do tratamento em casa
- vem com sintomas como dor intensa, febre, tontura ou sangramento do ouvido
- é devido a um objeto estranho que não pode ser removido usando técnicas de primeiros socorros em casa
O takeaway
Sentir pressão no ouvido é uma ocorrência comum. Pode ocorrer devido a mudanças de altitude, resfriados ou alergias.
Normalmente, você pode tratar as causas da pressão do ouvido em casa através da deglutição ou do bocejo para "estourar" seus ouvidos ou tomando medicamentos de venda livre.
No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem com o tratamento em casa, consulte o seu médico para discutir sua condição.