Como prevenir queimaduras solares de descamação
Contente
Poucas coisas são piores do que cochilar na praia e depois acordar para descobrir que você foi queimado até ficar crocante. As queimaduras de sol podem pegá-lo de surpresa, mas a fase resultante dos eventos geralmente é bastante previsível. As queimaduras solares tendem a deixar a pele com um tom avermelhado reconhecível e podem coçar ou causar dor, e queimaduras mais graves também podem vir com bolhas. Para aumentar a diversão, há uma boa chance de que sua pele queimada descasque depois de alguns dias, fazendo com que você solte uma camada.
Essencialmente, esse processo de peeling é a maneira que sua pele encontra de se livrar de seu próprio peso morto. "As queimaduras solares podem descamar mesmo sem formar bolhas e isso ocorre porque a pele está irreparavelmente danificada", disse JiaDe Yu, MD, diretor da Clínica de Dermatite Ocupacional e de Contato e professor assistente de dermatologia no Massachusetts General Hospital / Harvard Medical School, e especialista contratado em AristaMD. "A pele queimada está essencialmente 'morta' e uma vez que a pele nova é feita; a pele velha e morta descasca."
Se você ainda está nos estágios iniciais de uma queimadura de sol, deve estar se perguntando desesperadamente "como posso evitar que minha queimadura de sol descama?" (Relacionado: Como tratar uma queimadura solar para um alívio rápido)
Nem todas as queimaduras solares descascam, então você pode estar fora de perigo. Mas quando uma queimadura está prestes a descascar, não há como impedir completamente que isso aconteça. "Não há maneiras clinicamente comprovadas de prevenir a descamação da pele após a ocorrência de uma queimadura de sol", disse o Dr. Yu. “A descamação que surge após algumas queimaduras de sol é inevitável”, artigo publicado na Jornal Internacional de Pesquisa em Farmácia e Química ecoa, coloca-o diretamente. (Relacionado: Sim, seus olhos podem ficar queimados de sol - veja como ter certeza de que isso não vai acontecer)
O que você posso fazer é tomar medidas para evitar piorar as coisas e causar descamação mais extrema. Para começar, você deseja evitar o sol enquanto sua queimadura está cicatrizando para evitar causar mais danos enquanto sua pele está extremamente vulnerável, diz o Dr. Yu. Você pode se beneficiar tomando cuidado extra para manter a área hidratada, pois as queimaduras solares tendem a ressecar a pele. O mesmo Jornal Internacional de Pesquisa em Farmácia e Química O artigo sugere a aplicação generosa de um hidratante cremoso e sem perfume na área assim que a vermelhidão começar a diminuir um pouco, pois isso pode ajudar a minimizar o grau de descamação e irritação. Em uma nota relacionada, o artigo adverte contra arrancar pedaços de pele deixados por uma bolha quebrada - por mais tentador que seja - já que isso pode abrir a pele fresca para irritação adicional. (Relacionado: As melhores loções pós-sol para pele ressecada e queimadura vermelha de lagosta)
Eucerin Advanced Repair Cream $ 12,00 ($ 14,00) compre na Amazon
No final das contas, a melhor (e única) maneira de evitar que uma queimadura de sol descasque é evitar a queimadura em primeiro lugar, tomando medidas que incluem aplicar (e reaplicar!) FPS e ficar na sombra no meio de o dia em que os raios do sol são mais fortes. Se for tarde demais para isso, mantenha-se hidratado, aguarde alguns dias e prometa melhorar seu jogo de prevenção do câncer de pele no futuro.