Tudo o que você deve saber sobre Prometrium
Contente
- Visão geral
- Uso
- Dosagem e Administração
- Efeitos colaterais
- Reação alérgica
- Conversando com seu médico
- Outlook
Visão geral
Prometrium é um medicamento de marca para um tipo de progesterona conhecido como progesterona micronizada. A progesterona é um hormônio produzido nos ovários. A progesterona prepara o revestimento do útero para proteger e nutrir um bebê em crescimento durante a gravidez.
A progesterona também ajuda a controlar seu ciclo menstrual. Todo mês você não engravida, seus níveis de progesterona caem e você menstrua.
Durante a gravidez, a placenta também produz progesterona. A placenta é o órgão que nutre um bebê em crescimento no útero. Essa progesterona extra impede seu corpo de ovular enquanto você está grávida.
Se seus níveis de progesterona caírem muito baixo, você não terá seus períodos normais. Durante a transição para a menopausa, os níveis de progesterona e outro hormônio, estrogênio, aumentam e diminuem. Essas mudanças nos níveis hormonais podem levar a afrontamentos e outros sintomas.
Após a menopausa, seus ovários param de produzir progesterona e estrogênio.
Uso
Se o seu corpo não produzir mais progesterona ou o suficiente, você pode tomar o Prometrium para substituí-lo. O seu médico poderá prescrever Prometrium se os seus períodos pararem por vários meses (amenorréia).
Algumas coisas podem fazer com que seus níveis de progesterona caiam e seus períodos parem. Esses incluem:
- um medicamento que você toma
- um desequilíbrio hormonal
- um peso corporal muito baixo
Prometrium pode ajudar a restaurar seus níveis de progesterona e reiniciar seus períodos normais.
O seu médico também pode receitar Prometrium se você passou pela menopausa e está tomando terapia de reposição hormonal com estrogênio para tratar sintomas como ondas de calor.
O estrogênio sozinho pode aumentar seu risco de câncer uterino. Adicionar Prometrium ao tratamento com terapia hormonal reduz o risco de câncer uterino de volta ao normal.
Dosagem e Administração
Prometrium é uma cápsula que você toma por via oral uma vez ao dia. O seu médico pode recomendar que você tome Prometrium na hora de dormir, pois às vezes pode causar tonturas.
Se você usar o Prometrium para prevenir o câncer uterino enquanto estiver em terapia de reposição hormonal com estrogênio, tomará 200 miligramas por dia durante 12 dias seguidos.
Se você usar o Prometrium para reiniciar seu período, tomará 400 miligramas por dia durante 10 dias.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Prometrium (em ordem) incluem:
- dor de cabeça
- mastalgia
- dor nas articulações ou nos músculos
- humor deprimido
- irritabilidade
- tontura
- inchaço
- ondas de calor
- problemas em urinar
- corrimento vaginal
- nausea e vomito
- diarréia
- dor no peito
- fadiga
- suor noturno
- inchaço das mãos e pés
- secura vaginal
Várias preocupações de segurança foram levantadas relacionadas ao uso de estrogênio e progesterona, incluindo o aumento do risco de:
- coágulos de sangue
- derrame
- ataque cardíaco
- câncer de mama
- demência
Essas preocupações são baseadas em estudos mais antigos que usavam estrogênio e uma progesterona sintética chamada medroxiprogesterona.
Prometrium é uma forma natural de progesterona. É idêntico à progesterona produzida pelo corpo.
De acordo com as diretrizes de 2017 da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos e do Colégio Americano de Endocrinologia, o Prometrium pode ter menos probabilidade de causar câncer de mama do que a progesterona sintética. No entanto, são necessários mais estudos para entender a segurança a longo prazo desses medicamentos.
Um pequeno número de pessoas pode se sentir tonto, sonolento ou confuso ao tomar Prometrium. Tenha cuidado ao dirigir um carro ou operar máquinas até saber como reage.
Reação alérgica
Reações alérgicas ao Prometrium são raras, mas podem acontecer. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver algum destes sintomas:
- inchaço da boca, língua ou garganta
- erupção cutânea
- Problemas respiratórios
As cápsulas de Prometrium contêm óleo de amendoim. Não os tome se você é alérgico a amendoins.
Conversando com seu médico
Discuta todos os riscos e benefícios possíveis de tomar Prometrium com o seu médico. Informe o seu médico sobre quaisquer alergias a medicamentos ou alimentos. Informe também o seu médico se tiver antecedentes familiares de cancro.
Certifique-se de revisar todos os medicamentos que você usa, incluindo suplementos de ervas e medicamentos vendidos sem receita.
Você não deve usar o Prometrium se tiver alguma destas condições:
- sangramento anormal ou incomum da vagina que não foi diagnosticado
- uma alergia ao amendoim, pois o Prometrium contém óleo de amendoim
- uma alergia à progesterona ou qualquer outro ingrediente nas cápsulas
- coágulos sanguíneos nas pernas (trombose venosa profunda), pulmões (embolia pulmonar), cérebro, olhos ou outra parte do corpo
- histórico de câncer de mama ou outro câncer reprodutivo (uterino, cervical, ovário)
- sobras de tecido no útero de um aborto passado
- doença hepática
- derrame ou ataque cardíaco no último ano
Evite também o Prometrium se estiver ou pensa que pode estar grávida. Este medicamento também não é recomendado enquanto você estiver amamentando.
Como há preocupações de que a progesterona possa aumentar o risco de coágulos sanguíneos, informe o seu médico se você planeja fazer uma cirurgia. Você pode ter que parar de tomar o medicamento por cerca de quatro a seis semanas antes do procedimento.
Não fume enquanto estiver usando este medicamento. Fumar pode aumentar ainda mais o risco de um coágulo sanguíneo.
Além disso, informe seu médico se você tiver alguma dessas condições, pois precisará de um monitoramento especial enquanto estiver no Prometrium:
- asma
- diabetes
- endometriose
- epilepsia
- Problemas cardíacos
- altos níveis de cálcio no sangue
- doença hepática, tireóide ou renal
- lúpus
- enxaqueca
Outros medicamentos para progesterona estão disponíveis na forma de gel ou creme. Esses incluem:
- Crinona (gel de progesterona)
- Endometrina (inserção vaginal)
- Pro-Gest (creme)
Converse com seu médico sobre se Prometrium ou um desses produtos pode ser sua melhor opção.
Outlook
Você deve tomar Prometrium pelo menor período de tempo e na menor dose necessária para tratar sua condição.
Se você tomar uma terapia de reposição hormonal combinada, consulte seu médico a cada três a seis meses para garantir que você ainda precise de Prometrium. Faça também exames físicos regulares para verificar seu coração e a saúde geral.