7 GIFs que descrevem a artrite psoriática
Contente
- 1. Dor nas articulações
- 2. Coceira na pele
- 3. Tempo de sono
- 4. Edema de salsicha
- 5. Hereditariedade
- 6. Inflamação dos olhos
- 7. Pode ficar melhor
- The Takeaway
A artrite psoriática (APs) é uma doença autoimune em que o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis da pele e articulações.
Psoríase e artrite são duas condições distintas, mas às vezes ocorrem juntas. Se você for diagnosticado com psoríase, poderá desenvolver problemas nas articulações mais tarde. Na verdade, cerca de 30 por cento das pessoas que vivem com psoríase acabam desenvolvendo APs, diz a National Psoriasis Foundation (NPF).
Algumas pessoas desenvolvem psoríase e depois artrite. Outras pessoas sentem primeiro dores nas articulações e depois manchas vermelhas na pele. Não há cura para a APs, mas é possível controlar os sintomas e desfrutar de períodos de remissão.
Aqui está o que você pode esperar ao viver com APs.
1. Dor nas articulações
Como o AP ataca as articulações, a dor crônica pode se tornar sua nova norma. A dor nas articulações pode ser generalizada, afetando ambos os lados do corpo, ou pode afetar apenas as articulações de um lado do corpo. Às vezes, a condição também afeta as unhas.
Você pode sentir dor e sensibilidade nos dedos das mãos e dos pés, joelhos, parte inferior das costas, parte superior das costas e também no pescoço. A inflamação e a dor nas articulações também podem limitar sua amplitude de movimento, o que pode tornar a atividade e os exercícios um desafio.
A dor da APs pode ser leve, moderada ou intensa. Quando a dor é intensa, essa condição pode ser incapacitante e afetar sua qualidade de vida.
2. Coceira na pele
A APs causa uma erupção cutânea distinta com escamas prateadas, denominadas placa. Essas lesões geralmente são elevadas e podem ficar secas e rachar às vezes, causando sangramento da pele.
Como se não bastasse lidar com as manchas na pele, você também pode desenvolver coceira psoriática junto com dores nas articulações. Isso pode se tornar uma coceira constante e, quanto mais você coçar, pior sua pele ficará. Coçar pode causar rachaduras e sangramento, o que também pode desencadear uma resposta inflamatória e piorar a psoríase.
Aplique um creme tópico anti-coceira e mantenha a pele hidratada para aliviar os sintomas.
3. Tempo de sono
O PsA não afeta apenas a pele e as articulações; também pode afetar seu nível de energia. Alguns dias você pode se sentir com energia e pronto para enfrentar o mundo, enquanto outros dias pode ser difícil se arrastar para fora da cama.
Esse tipo de fadiga geral se deve à resposta inflamatória da doença. Quando seu corpo está inflamado, ele libera proteínas chamadas citocinas. Estas são moléculas de sinalização celular que ajudam a regular a resposta do corpo a doenças e infecções. Essas proteínas também podem causar falta de energia e fadiga, embora não esteja claro o porquê.
Pratique atividade física regular (pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana) para diminuir a fadiga e fortalecer as articulações. Não precisa ser extenuante - uma caminhada pelo bairro é bom. Além disso, controle seu ritmo e durma bastante para evitar o cansaço excessivo.
4. Edema de salsicha
Se você tem APs, talvez não espere que os dedos das mãos, dos pés, das mãos ou dos pés inchem quase o dobro do tamanho original.
O inchaço excessivo pode causar deformidades e afetar a aparência de diferentes partes do corpo. O inchaço pode ser doloroso e pode ser difícil usar as mãos, calçar sapatos ou ficar em pé por longos períodos.
A inflamação estimula o corpo a liberar glóbulos brancos, que protegem os tecidos contra danos. Essa resposta pode fazer com que o fluido vaze para o tecido, resultando em um inchaço excessivo.
5. Hereditariedade
PsA é placa, não a praga. Embora você não seja contagioso e não possa transmitir a erupção para outras pessoas, aqueles que não sabem muito sobre a doença podem presumir que é uma infecção e evitar o contato físico com você. Você pode passar muito tempo explicando sua condição para parentes e amigos.
Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem esta forma de artrite, mas a genética e o ambiente podem ser fatores contribuintes. Muitas pessoas com diagnóstico de APs têm pais ou irmãos com a doença.
6. Inflamação dos olhos
Se você está vivendo com APs, pode ter uma doença ocular chamada uveíte.
Os sintomas podem ocorrer repentinamente, portanto, converse com seu médico se notar qualquer alteração nos olhos, como dor, vermelhidão, coceira ou perda de visão. O tratamento geralmente envolve colírios de esteroides. Se não for tratada, esta condição pode causar danos permanentes aos olhos, incluindo perda de visão ou cegueira.
7. Pode ficar melhor
O APs é imprevisível, mas a remissão é possível. O alívio vem quando você consegue interromper sua resposta imunológica hiperativa e reduzir a inflamação em todo o corpo. Diferentes medicamentos estão disponíveis para ajudar a controlar os sintomas. Isso inclui medicamentos anti-reumáticos para prevenir danos permanentes nas articulações, imunossupressores para reduzir a força do seu sistema imunológico, produtos biológicos que visam células específicas do sistema imunológico e esteróides para reduzir a inflamação crônica. Não há cura para este tipo de artrite. Os sintomas podem retornar mais tarde.
The Takeaway
Ser diagnosticado com psoríase não significa que você desenvolverá PsA e vice-versa. Mesmo assim, uma porcentagem de pessoas com psoríase passa a ter sintomas de APs.
Fale com o seu médico se começar a sentir dores nas articulações, inchaço ou rigidez.
Sentir dor não indica automaticamente que sua condição progrediu para APs, mas você deve ser examinado por um médico para descartar a possibilidade.
O diagnóstico da condição pode envolver um raio-X, ressonância magnética ou ultrassom das articulações, bem como exames de sangue. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir lesões permanentes nas articulações e deficiências.