Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Julho 2025
Anonim
É Psoríase ou Tinea Versicolor? - Bem Estar
É Psoríase ou Tinea Versicolor? - Bem Estar

Contente

Psoríase vs. tinea versicolor

Se você notar pequenas manchas vermelhas em sua pele, pode estar se perguntando o que está acontecendo. Talvez as manchas tenham surgido e coçam, ou podem parecer estar se espalhando.

Uma erupção cutânea com pequenas manchas vermelhas pode indicar duas condições bastante comuns, mas apenas um médico pode fazer o diagnóstico. Essas condições são psoríase e tinea versicolor (TV). Os sintomas dessas condições podem ser semelhantes, mas as causas, os fatores de risco e os tratamentos são diferentes.

Causas e fatores de risco

A psoríase é uma doença autoimune crônica. Não é contagioso. Embora a causa exata seja desconhecida, é mais provável que você desenvolva se alguém de sua família a tiver. Pessoas com HIV e crianças com infecções recorrentes, como faringite estreptocócica, também correm maior risco. Outros fatores de risco incluem tabagismo por longo prazo, obesidade e estresse.

A TV é uma doença fúngica causada pelo crescimento excessivo de levedura. Todo mundo tem alguma quantidade de fermento vivendo em sua pele. Mas você não vai notar a menos que o fermento cresça fora de controle e cause uma erupção na pele.


Qualquer pessoa pode ter essa condição comum. Mas os sintomas podem ser diferentes dependendo do seu tom de pele. A exposição a altas temperaturas e umidade aumenta o risco de TV. Pessoas que vivem em áreas tropicais são mais propensas a desenvolvê-lo do que aqueles em climas mais frios ou mais secos, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Sudorese excessiva, pele oleosa e uso recente de esteróides tópicos também aumentam o risco.

A TV não é contagiosa, o que a diferencia de outras infecções fúngicas, como a micose, que se espalha pelo contato direto e está associada a hábitos de higiene inadequados.

Sintomas

Existem diferentes tipos de psoríase. A psoríase em placas é o tipo mais comum. Pode ser identificada por suas manchas avermelhadas na pele. Essas manchas são chamadas de placas. As placas podem aparecer por todo o corpo ou em certos lugares como cotovelos ou joelhos.

A psoríase gutata é outro tipo de psoríase. É mais provável que este tipo seja confundido com TV. A psoríase gutata é caracterizada por pequenas manchas vermelhas que podem aparecer em alguns lugares, incluindo:


  • braços
  • pernas
  • tronco
  • cara

Pessoas com TV também desenvolvem pequenas manchas vermelhas no corpo. De acordo com o Dr. Fil Kabigting, professor assistente de dermatologia no Columbia University Medical Center, uma erupção na TV geralmente aparece no peito, nas costas e nos braços. É mais provável que apareça nos meses mais quentes e pode parecer diferente dependendo do seu tom de pele.

Se você tem pele clara, a erupção pode parecer rosa ou bronzeada e ligeiramente saliente e escamosa. Se sua pele for mais escura, a erupção pode ser bronzeada ou pálida, disse Kabigting. A erupção na pele também causa coceira e pode causar descoloração da pele. A TV pode deixar manchas escuras ou claras mesmo após o tratamento bem-sucedido. Essas manchas podem levar meses para limpar.

Qual é a melhor maneira de determinar se você tem psoríase ou TV? De acordo com Kabigting, existem algumas diferenças importantes:

  • Provavelmente, a TV irá coçar mais do que a psoríase.
  • Se a erupção for no couro cabeludo, cotovelos ou joelhos, pode ser psoríase.
  • As escamas da psoríase ficarão mais espessas com o tempo. Uma erupção na TV, não.

Tratamento

Se você tem psoríase, seu médico o ajudará a determinar o melhor tratamento. Você pode ter que experimentar diferentes tratamentos ou combinar vários tratamentos.


Os tratamentos possíveis incluem:

  • corticosteróides
  • medicamentos orais
  • injeções biológicas
  • Terapia de luz ultravioleta

Atualmente não há cura para a psoríase. O objetivo da maioria dos tratamentos é controlar os sintomas e reduzir os surtos.

Com a TV, os medicamentos antifúngicos eliminam a maioria das infecções. De acordo com Kabigting, a maioria dos casos leves respondem a xampus e cremes antifúngicos. Um medicamento antifúngico oral pode ser considerado em casos graves. Para ajudar a prevenir o retorno da infecção por fungos, evite calor excessivo e suor e pratique uma boa higiene.

Quando ver um médico

Se os seus sintomas o incomodam ou pioram, chame seu médico. Um dermatologista pode diagnosticar seus problemas de pele e obter o tratamento certo.

Se você tem TV, é importante procurar ajuda imediatamente. “Os pacientes geralmente demoram para chegar ao consultório e só aparecem depois que a erupção se espalhou ou ficou gravemente descolorida”, disse Kabigting. “Nesse ponto, a erupção e a descoloração associada são muito mais difíceis de tratar.”

Seleção Do Site.

O Guia das Meninas Chefes sobre Sexo com Endometriose

O Guia das Meninas Chefes sobre Sexo com Endometriose

Eu ou Lia, uma mulher de 38 ano que foi diagnoticada com endometrioe em 2014. Ee diagnótico virou meu mundo de cabeça para baixo. Finalmente tive repota para minha forte cólica mentruai...
Guia para discussão médica: o que devo (e não devo) fazer após um ataque cardíaco?

Guia para discussão médica: o que devo (e não devo) fazer após um ataque cardíaco?

Ter um ataque cardíaco é um evento que altera a vida. É normal ter medo de ter um egundo incidente cardíaco e ficar obrecarregado com a grande quantidade de informaçõe m&...