PTSD e depressão: como eles estão relacionados?
Contente
- PTSD
- Depressão
- PTSD vs. depressão
- PTSD com depressão
- Opções de tratamento
- PTSD
- Depressão
- PTSD e depressão
- Onde encontrar ajuda
- O takeaway
Mau humor, bom humor, tristeza, alegria - todos fazem parte da vida e vêm e vão. Mas se o seu humor atrapalha as atividades diárias, ou se você parece emocionalmente preso, você pode estar com depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Tanto a depressão quanto o PTSD podem afetar seu humor, interesses, níveis de energia e emoções. No entanto, eles são causados por coisas diferentes.
É possível ter ambas as condições ao mesmo tempo. Na verdade, o risco de ter um aumenta se você tiver o outro.
Continue lendo para aprender mais sobre PTSD e depressão, como eles são semelhantes e como são diferentes.
PTSD
O transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) é um transtorno relacionado ao trauma e ao estresse que pode se desenvolver após um evento traumático ou estressante.
Isso pode ocorrer após testemunhar ou experimentar um evento perturbador, incluindo agressão física ou sexual, desastre natural, guerra, acidentes e violência doméstica.
Os sintomas de PTSD normalmente não aparecem imediatamente após o evento. Em vez disso, eles podem aparecer várias semanas ou meses depois, depois que qualquer cicatriz física provavelmente tenha cicatrizado.
sintomas comuns de ptsd- Revivendo memórias. Isso pode incluir flashbacks ou memórias intrusivas sobre o evento, pesadelos e memórias indesejadas.
- Evitação. Você pode tentar evitar falar ou pensar sobre o evento. Para fazer isso, você pode evitar pessoas, lugares ou eventos que o façam lembrar do estressor.
- Mudanças de humor e pensamentos negativos. O humor muda regularmente, mas se você tiver PTSD, pode se sentir para baixo, entorpecido e sem esperança com frequência. Você também pode ser duro consigo mesmo, com uma grande dose de culpa ou auto-aversão. Você também pode se sentir separado de outras pessoas, incluindo amigos e familiares. Isso pode piorar os sintomas de PTSD.
- Mudanças em comportamentos e reações. O PTSD pode causar explosões emocionais incomuns, como ser facilmente assustado ou assustado, com raiva ou irracional. Também pode fazer com que as pessoas ajam de maneira autodestrutiva. Isso inclui excesso de velocidade, uso de drogas ou álcool em excesso.
O PTSD pode ser diagnosticado pelo seu provedor de cuidados primários ou um profissional de saúde mental. Seu provedor de cuidados primários começará com um exame físico para ter certeza de que seus sintomas não estão sendo causados por uma doença física.
Assim que um problema físico for descartado, eles podem encaminhá-lo a um profissional de saúde mental para uma avaliação mais detalhada. Seu médico pode diagnosticar PTSD se você tiver experimentado os sintomas do transtorno por mais de quatro semanas e tiver dificuldade em completar as tarefas diárias por causa de sua angústia e emoções.
Alguns médicos encaminham os indivíduos com PTSD a um especialista em saúde mental. Esses profissionais de saúde treinados incluem psiquiatras, psicólogos e conselheiros. Eles podem ajudá-lo a encontrar tratamento.
Depressão
A depressão é um transtorno de humor crônico. É mais intenso e dura mais do que apenas um dia de tristeza ou "tristeza". Na verdade, a depressão pode ter um impacto significativo na sua saúde e no seu bem-estar.
Seu médico pode diagnosticar depressão se você tiver cinco ou mais sintomas por pelo menos duas semanas seguidas.
sintomas de depressão- sentindo-se triste ou sem esperança
- sentindo-se cansado ou sem energia suficiente
- dormindo muito ou pouco
- não obtendo prazer em atividades que antes eram agradáveis
- tendo dificuldade em se concentrar e tomar decisões
- experimentando sentimentos de inutilidade
- contemplando o suicídio ou pensando sobre a morte com frequência
Como o PTSD, seu médico provavelmente será capaz de diagnosticar você após um exame físico e um exame de saúde mental para descartar quaisquer outras causas possíveis.
Seu provedor de serviços de saúde pode decidir tratá-lo ou encaminhá-lo a um especialista em saúde mental.
PTSD vs. depressão
É possível ter PTSD e depressão simultaneamente. Eles são frequentemente confundidos um com o outro por causa de sintomas semelhantes.
sintomas de PDT e depressãoPTSD e depressão podem compartilhar estes sintomas:
- dificuldade em dormir ou dormir muito
- explosões emocionais, incluindo raiva ou agressão
- perda de interesse nas atividades
A pesquisa sugere que pessoas com PTSD são mais propensas a ter depressão. Da mesma forma, indivíduos com transtornos de humor depressivos também têm maior probabilidade de sentir mais ansiedade ou estresse.
Decifrar os sintomas únicos pode ajudar você e seu médico a encontrar o tratamento certo.
Por exemplo, pessoas com PTSD podem ter maior ansiedade em torno de pessoas, lugares ou coisas específicas. Isso é provavelmente o resultado do evento traumático.
A depressão, por outro lado, pode não estar relacionada a nenhum problema ou evento que possa ser identificado. Sim, os eventos da vida podem piorar a depressão, mas a depressão costuma ocorrer e piorar independentemente de quaisquer eventos da vida.
PTSD com depressão
Eventos traumáticos podem levar a PTSD. Os sinais desse transtorno geralmente aparecem várias semanas após o evento angustiante. Além do mais, a depressão também pode seguir eventos traumáticos.
A pesquisa sugere que quem tem ou teve depressão experiência de PTSD. Além disso, as pessoas que tiveram PTSD em algum momento de suas vidas têm maior probabilidade de desenvolver depressão do que aqueles que não tiveram PTSD.
Pessoas com depressão ou transtorno depressivo também têm maior probabilidade de apresentar sintomas de transtorno de ansiedade.
Opções de tratamento
Embora o PTSD e a depressão sejam distúrbios únicos, eles podem ser tratados de maneiras semelhantes.
Em ambas as condições, é importante procurar tratamento o mais rápido possível. Deixar qualquer uma das condições persistir - e provavelmente piorar - por meses ou mesmo anos pode causar danos à sua saúde física e mental.
PTSD
O objetivo do tratamento de PTSD é aliviar os sintomas, reprimir as reações emocionais e eliminar a evitação incapacitante.
Os tratamentos mais comuns para PTSD (dependendo dos sintomas e da preferência do prescritor) podem incluir:
- Medicamentos prescritos: Estes incluem antidepressivos, medicamentos ansiolíticos e soníferos.
- Grupos de apoio: Essas são reuniões em que você pode discutir seus sentimentos e aprender com pessoas que compartilham experiências semelhantes.
- Terapia da conversa: Este é um tipo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual que pode ajudá-lo a aprender a expressar pensamentos e desenvolver respostas saudáveis.
Depressão
Como o PTSD, o tratamento para a depressão se concentra em aliviar os sintomas e ajudar a restaurar uma qualidade de vida positiva.
Os tratamentos mais comuns para a depressão (dependendo dos sintomas e da preferência do prescritor) podem incluir:
- Prescrição médica. Os medicamentos incluem antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos e soníferos.
- Psicoterapia. Isso é psicoterapia ou TCC, que o ajuda a aprender como lidar com sentimentos e emoções que parecem piorar os sintomas da depressão.
- Terapia de grupo ou família. Este tipo de grupo de apoio é para pessoas com depressão crônica ou membros da família que vivem com pessoas deprimidas.
- Mudancas de estilo de vida. Isso inclui escolhas saudáveis, incluindo exercícios, uma dieta balanceada e sono adequado, que podem ajudar a aliviar os sintomas e complicações da depressão.
- Terapia de luz. A exposição controlada à luz branca pode ajudar a melhorar o humor e reduzir os sintomas de depressão.
PTSD e depressão
Como você pode ver, os médicos usam muitos dos mesmos tratamentos para PTSD e depressão. Isso inclui medicamentos prescritos, psicoterapia, terapia de grupo e melhorias no estilo de vida.
Os profissionais de saúde que tratam de PTSD também são normalmente treinados para tratar a depressão.
Onde encontrar ajuda
aqui para ajudar agoraVocê não está sozinho. A ajuda pode ser um telefonema ou texto de distância. Se você se sentir suicida, sozinho ou oprimido, ligue para o 911 ou entre em contato com uma destas linhas diretas 24 horas:
- National Suicide Prevention Lifeline: Ligue 800-273-TALK (8255)
- Linha de emergência para veteranos dos EUA: Ligue para 1-800-273-8255 e pressione 1 ou envie uma mensagem de texto para 838255
- Linha de texto de crise: envie a mensagem CONNECT para 741741
Se você acredita que tem PTSD ou depressão, marque uma consulta com um médico. Eles podem recomendar ou encaminhá-lo a um especialista em saúde mental para avaliação e tratamento.
Se você for um veterano e precisar de ajuda, ligue para a linha direta do Veteran Center Call Center em 1-877-927-8387. Com este número, você poderá falar com outro veterano de combate. Os membros da família também podem falar com outros membros da família de veterinários com PTSD e depressão.
encontre um conselheiro em sua área- Helpline da United Way (que pode ajudá-lo a encontrar um terapeuta, assistência médica ou necessidades básicas): Ligue para 1-800-233-4357
- National Alliance on Mental Illness (NAMI): Ligue para 800-950-NAMI ou envie “NAMI” para 741741
- Mental Health America (MHA): Ligue para 800-237-TALK ou envie uma mensagem de texto para MHA para 741741
Se você não tem um médico ou especialista em saúde mental que vê regularmente em sua área, ligue para o consultório de pacientes do hospital local.
Eles podem ajudá-lo a encontrar um médico ou provedor perto de você que trate das condições que você está procurando cobrir.
O takeaway
O mau humor faz parte da natureza humana, mas o mau humor crônico não.
Pessoas com PTSD e depressão podem ter problemas de humor e ansiedade a longo prazo como resultado de qualquer uma das condições - algumas pessoas podem até ter os dois.
O tratamento precoce para PTSD e depressão pode ajudá-lo a encontrar resultados eficazes. Também o ajudará a prevenir complicações crônicas ou de longo prazo de qualquer uma das condições.
Se você acha que tem sintomas de qualquer um dos distúrbios, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a iniciar o processo de busca de respostas para seus sintomas.