Autor: Christy White
Data De Criação: 10 Poderia 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Tampões punctais: finalidade, procedimento e mais - Bem Estar
Tampões punctais: finalidade, procedimento e mais - Bem Estar

Contente

visão global

Os plugues punctais, também chamados de plugues lacrimais, são minúsculos dispositivos usados ​​para tratar a síndrome do olho seco. A síndrome do olho seco também é conhecida como olhos secos crônicos.

Se você tem síndrome do olho seco, seus olhos não produzem lágrimas de qualidade o suficiente para mantê-los lubrificados. Os sintomas de olho seco incluem:

  • queimando
  • aspereza
  • visão embaçada

A secura contínua faz com que você produza mais lágrimas, mas são principalmente água e não umedecem adequadamente os olhos. Portanto, você emite mais lágrimas do que seus olhos podem conter, o que geralmente leva ao transbordamento.

Se você derramar muitas lágrimas e seus olhos lacrimejarem muito, pode ser um sinal de que você tem a síndrome do olho seco.

A síndrome do olho seco muitas vezes pode ser melhorada com o uso de lágrimas artificiais vendidas sem prescrição médica combinada com algumas mudanças no estilo de vida. Se isso não funcionar, seu oftalmologista pode prescrever medicamentos como ciclosporina (Restasis, Sandimmune).

Como posso me preparar para este procedimento?

Antes de obter plugues pontuais, você precisará de um exame oftalmológico abrangente.


Se você e seu médico concordarem que os plugues punctal são sua melhor opção, você terá que decidir sobre o tipo. Os plugues punctais temporários são feitos de colágeno e se dissolvem depois de alguns meses. Os plugues feitos de silicone devem durar anos.

Os plugues vêm em tamanhos diferentes, portanto, seu médico precisará medir a abertura do seu canal lacrimal.

Não há necessidade de anestesia geral, então você não precisa jejuar. Na verdade, não há nada que você precise fazer para se preparar para o procedimento.

Como os plugues punctal são inseridos?

A inserção do plugue punctal é feita em ambulatório.

Você permanecerá acordado durante o procedimento. Este procedimento não invasivo requer nada mais do que alguns colírios anestésicos.

Seu médico usará um instrumento especial para inserir os plugues. Você pode sentir um pequeno desconforto, mas geralmente não é doloroso. Do início ao fim, o procedimento deve levar apenas alguns minutos. Depois que os plugues estiverem inseridos, você provavelmente não conseguirá senti-los.


Como será a recuperação?

Você deve ser capaz de retomar as atividades normais, como dirigir, imediatamente.

Os plugues temporários se dissolvem por conta própria em alguns meses. No entanto, seu problema de olho seco pode retornar. Se isso acontecer e os plugues estiverem ajudando, o tipo permanente pode ser uma opção melhor para você.

Seu médico irá instruí-lo sobre a freqüência com que você deve retornar para acompanhamento. Se você tiver olho seco severo ou infecções causadas por tampões punctal, seu médico pode precisar examiná-lo algumas vezes por ano.

Quais são as possíveis complicações?

Mesmo um procedimento simples pode causar complicações.

Uma possível complicação é a infecção. Os sintomas de infecção incluem sensibilidade, vermelhidão e secreção. A medicação pode eliminar a maioria dos casos de infecção. Caso contrário, os plugues devem ser removidos.

Também é possível que o plugue se mova para fora do lugar, caso em que deve ser removido. Se o plugue cair, provavelmente é porque era muito pequeno. Seu médico pode repetir o procedimento usando um plug maior.


Os plugues punctais podem ser removidos com a mesma facilidade e rapidez com que são colocados. Se o plugue saiu da posição, seu médico pode enxaguá-lo com solução salina. Caso contrário, um pequeno par de fórceps é tudo o que é necessário.

Qual é a perspectiva?

Não há cura para o olho seco. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas.

Um relatório de 2015 da American Academy of Ophthalmology observou que os plugues punctal melhoram os sintomas de olho seco moderado que não respondem à lubrificação tópica. O relatório também concluiu que complicações graves não acontecem com muita frequência.

Se você tiver problemas com os plugues, informe o seu médico imediatamente. As infecções devem ser tratadas o mais rápido possível. Os plugues podem ser removidos com segurança, se necessário.

Dicas para lidar com a síndrome do olho seco

Quer você tenha ou não plugues punctais, aqui estão algumas dicas que podem melhorar os sintomas da síndrome do olho seco:

  • Descanse seus olhos. Se você ficar olhando para telas eletrônicas o dia todo, certifique-se de piscar com frequência e fazer pausas frequentes.
  • Use um umidificador para manter o ar interno úmido.
  • Use um filtro de ar para minimizar a poeira.
  • Fique longe da brisa. Não enfrente ventiladores, saídas de ar condicionado ou outros ventiladores que podem secar seus olhos.
  • Umedeça seus olhos. Useeye cai várias vezes ao dia. Escolha produtos que dizem “lágrimas artificiais”, mas evite aqueles com conservantes.
  • Proteja seus olhos ao ar livre, usando óculos ou óculos de sol que se ajustem perfeitamente ao rosto.

Os sintomas de olho seco podem flutuar, então às vezes você pode precisar modificar as opções de tratamento.

Se essas medidas não forem suficientes para aliviar os sintomas, consulte seu médico para ter certeza de obter o diagnóstico correto. O olho seco às vezes pode ser um sintoma de uma doença subjacente ou um efeito colateral de medicamentos.

Considere fazer as seguintes perguntas ao seu médico:

  • O que está causando meus sintomas?
  • Posso fazer alguma mudança no estilo de vida para melhorar os sintomas de olho seco?
  • Devo usar colírio e, em caso afirmativo, que tipo devo escolher?
  • Devo experimentar medicamentos para os olhos, como a ciclosporina (Restasis, Sandimmune)?
  • Quanto tempo tenho que usar o colírio antes de saber que eles não estão funcionando?
  • Se eu tiver plugues punctal, ainda precisarei usar colírios?
  • Devo desistir de minhas lentes de contato?
  • Devo me preocupar se consigo ver ou sentir os plugues?
  • Com que freqüência terei que verificar os plugues?

Soviete

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Tudo o que você precisa saber sobre hematomas vaginais

Um hematoma vaginal é uma coleção de angue que e acumula no tecido mole da vagina ou vulva, que é a parte externa da vagina. Acontece quando o vao anguíneo próximo e romp...
19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

19 alimentos que podem combater a compulsão por açúcar

Ânia de açúcar ão extremamente comun, epecialmente entre a mulhere.Na verdade, até 97% da mulhere e 68% do homen relatam entir algum tipo de deejo por comida, incluindo deejo ...