Autor: Monica Porter
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Radicchio: nutrição, benefícios e usos - Nutrição
Radicchio: nutrição, benefícios e usos - Nutrição

Contente

Radicchio & NoBreak; - também conhecido como Cichorium intybus e chicória italiana & NoBreak; - é um tipo de chicória de folhas com folhas roxas avermelhadas escuras e veias brancas.

Embora comumente confundido com repolho roxo ou alface, o radicchio tem um sabor nitidamente amargo que combina bem com muitos pratos italianos. É um ingrediente tradicional na dieta mediterrânea, que enfatiza alimentos vegetais inteiros (1).

Você pode se perguntar como o radicchio difere de outros vegetais folhosos mais comuns, como repolho e alface, e se vale a pena adicionar à sua dieta.

Este artigo analisa a nutrição, os benefícios para a saúde e os usos do radicchio.

Origem e nutrição

Radicchio pertence ao Asteraceae família ao lado de dentes de leão e outros vegetais de chicória, como a endívia belga.


Embora pareça com repolho roxo ou vermelho, o radicchio tem um sabor amargo ou picante distinto, que se torna menos picante se cozido.

Existem várias variedades, com Chioggia sendo mais amplamente disponível. Outras variedades são Treviso, que é mais doce e mais longo, e Castelfranco, que é verde com manchas vermelhas. Os dois últimos podem ser difíceis de encontrar (2, 3, 4).

Grande parte do radicchio consumido em todo o mundo é importado da região do Mediterrâneo, mas hoje também é cultivado comercialmente em outras áreas como a Califórnia (5).

Como a maioria das folhas verdes, o radicchio contém poucas calorias, mas oferece várias vitaminas e minerais importantes.

Uma porção de 2 xícaras (80 gramas) de radicchio cru possui a seguinte composição nutricional (6):

  • Calorias: 20
  • Proteína: 1,2 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Carboidratos: 4 gramas
  • Fibra: 1 grama
  • Ferro: 3% do valor diário (DV)
  • Zinco: 5% do DV
  • Cobre: 30% do DV
  • Fósforo: 3% do DV
  • Potássio: 5% do DV
  • Vitamina K: 170% do DV
  • Vitamina C: 7% do DV
  • Vitamina B6: 3% do DV

O radicchio é uma fonte rica de vitamina K. Comparada ao repolho roxo cru, uma porção de radicchio contém quantidades menores da maioria dos micronutrientes, mas, em troca, possui o dobro de zinco e cobre (6, 7).


RESUMO

Radicchio é uma variedade amarga de chicória usada frequentemente em pratos italianos. Embora com poucas calorias, o radicchio é rico em zinco, cobre e vitamina K.

Benefícios para a saúde

Os usos medicinais históricos de Cichorium intybus incluem a cicatrização de feridas, além de tratar a diarréia, manter a saúde do coração e controlar o açúcar no sangue (8).

Atualmente, a pesquisa apóia que o radicchio oferece potenciais benefícios à saúde, que parecem ser em grande parte devidos a poderosos compostos vegetais (8).

Rico em antioxidantes

Antioxidantes são compostos em alimentos vegetais que protegem suas células dos danos causados ​​pelos radicais livres. Altos níveis de radicais livres em seu corpo podem levar ao estresse oxidativo e doenças associadas, como câncer, doenças cardíacas, condições digestivas e Alzheimer (9).

A cor distinta do radicchio vem de antioxidantes pigmentados chamados antocianinas. As antocianinas podem beneficiar a saúde intestinal e reparar os danos celulares causados ​​pelo estresse oxidativo (10, 11).


Um estudo em tubo de ensaio descobriu que os antioxidantes do radicchio - especialmente de variedades orgânicas - eram particularmente eficazes no ataque a uma célula comum de câncer de fígado chamada Hep-G2 (12).

Outro estudo em tubo de ensaio observou que o conteúdo antioxidante e os benefícios protetores do Treviso radicchio eram significativamente maiores nos extratos das partes vermelhas das folhas em comparação com os extratos das folhas inteiras (10).

Além disso, um terceiro estudo em tubo de ensaio descobriu que os antioxidantes da chicória vermelha protegem contra danos às células e evitam que os glóbulos vermelhos humanos sejam destruídos por hemólise (13).

Pode beneficiar a saúde do coração

Alimentos vegetais como o radicchio contêm compostos que podem diminuir o risco de doenças cardíacas.

Um estudo mostrou que comer chicória reduzia a inflamação e o dano cardíaco em ratos, além de impedir o acúmulo de placa nas artérias, um fator de risco conhecido para doenças cardíacas (14).

Um estudo realizado em 47 adultos saudáveis ​​constatou que aqueles que consumiram 1,25 xícaras (300 ml) de uma bebida de extrato de raiz de chicória diariamente por 4 semanas experimentaram uma redução significativa na pressão arterial sistólica (o número mais alto de uma leitura), em comparação com um grupo placebo ( 15)

Outras pesquisas indicaram que o radicchio contém compostos polifenólicos, como a luteolina, que possuem atividade antiplaquetária, o que significa que eles podem melhorar a circulação e prevenir a formação de coágulos sanguíneos (16).

Pode ter propriedades antiparasitárias

Radicchio contém compostos que podem ajudar a combater infecções causadas por parasitas.

Em uma revisão das propriedades antiparasitárias da chicória, os pesquisadores sugeriram que o radicchio pode ter aplicações futuras no tratamento de doenças gastrointestinais em animais no lugar de drogas sintéticas que representam riscos à saúde pública (17).

Um estudo em animais descobriu que o extrato de chicória tem um efeito antiparasitário significativo em um tipo de infecção por lombrigas comum em porcos.

Isso foi atribuído às lactonas sesquiterpênicas, que são compostos potencialmente de combate a doenças exclusivos do Asteraceae família de plantas (18, 19).

Embora a pesquisa seja promissora, são necessários mais estudos em humanos para determinar a quantidade de radicchio na dieta para alcançar esses efeitos e quais infecções poderiam se beneficiar.

Outros benefícios potenciais à saúde

Os compostos no radicchio podem oferecer outros benefícios à saúde, mas são necessárias mais pesquisas para determinar aplicações e doses específicas:

  • Pode promover ossos fortes. Radicchio contém uma grande quantidade de vitamina K, que regula e promove o acúmulo de cálcio em seu corpo e apóia a força óssea (20).
  • Pode apoiar o controle de açúcar no sangue. Adultos que beberam 1,25 xícaras (300 ml) de uma bebida de extrato de raiz de chicória diariamente por 4 semanas apresentaram níveis reduzidos de hemoglobina A1c, um indicador dos níveis de açúcar no sangue a longo prazo (15).
  • Pode melhorar a saúde digestiva. No mesmo estudo, os participantes relataram uma melhora na regularidade intestinal ao consumir extrato de raiz de chicória. Isso pode ser devido ao seu conteúdo de fibra de inulina, importante para a saúde gastrointestinal (15).
RESUMO

Radicchio contém antioxidantes, vitaminas e minerais que podem combater os parasitas, regular o açúcar no sangue e apoiar a saúde digestiva e do coração. Ainda assim, a maioria das pesquisas utilizou extrato de raiz de chicória e não toda a planta.

Como escolher, armazenar e adicionar radicchio à sua dieta

Radicchio é encontrado na seção de produtos da maioria dos supermercados, ao lado de outros vegetais folhosos, como repolho, escarola e alface.

Escolha radicchio com cor vermelha forte e costelas brancas proeminentes. Evite plantas com hematomas, rachaduras ou pontos fracos.

A maioria dos radicchios não lavados e não lavados permanecerá por até duas semanas na gaveta mais nítida da sua geladeira.

Para preparar o radicchio, apare ou remova as folhas externas e lave a cabeça em água fria antes de usar.

O Radicchio pode ser picado e comido cru em saladas, grelhado em fatias ou cozido em pratos quentes como sopas, risotos e massas. Também pode ser picado e adicionado à pizza. O uso do radicchio com ingredientes doces ou ácidos pode reduzir ou complementar seu sabor amargo.

Se você não tem radicchio à mão, a endívia, a chicória, a escarola e a rúcula oferecem sabores semelhantes aos seus pratos.

Resumo

O Radicchio é armazenado como outras folhas verdes e fica na geladeira por 2 semanas cru e sem lavar. Lave imediatamente antes de preparar e use em saladas, risotos, sopas ou pratos de massa.

A linha inferior

Radicchio é um vegetal folhoso semelhante ao repolho roxo, mas com um sabor mais amargo.

É uma boa fonte de micronutrientes como zinco, cobre e vitamina K, e funciona bem em pratos italianos como massas, sopas, pizzas e saladas. Você pode desfrutar de radicchio cru, cozido ou grelhado.

Radicchio é rico em antioxidantes chamados antocianinas, que podem beneficiar seu coração e sistema digestivo. Este vegetal também pode combater infecções e apoiar ossos saudáveis ​​e açúcar no sangue.

No entanto, lembre-se de que a maioria das pesquisas usa extrato concentrado de raiz de chicória, dificultando a determinação da quantidade de radicchio que você precisa comer para alcançar esses benefícios potenciais e quais aplicativos específicos podem ter.

Publicações Populares

O poder edificante e hidratante das névoas de água de rosas

O poder edificante e hidratante das névoas de água de rosas

e alguma vez houve um inal de que a beleza é verdadeiramente multifuncional, é a água de roa. A roa podem deixar noo quintai bonito, a mea finai luxuoa e o quarto freco - ma também...
O que você precisa saber sobre tomar muita aspirina

O que você precisa saber sobre tomar muita aspirina

A apirina é um medicamento derivado do ácido alicílico, um componente da caca de algueiro. Você pode tomar apirina para aliviar a febre e a dor. Alguma peoa o conideram um anticoag...