A verdadeira razão de quebrar os maus hábitos é tão difícil
Contente
Lutando para comer melhor? Você não está sozinho. Como alguém que costumava pesar cerca de 18 quilos a mais do que eu hoje, posso dizer em primeira mão que uma alimentação saudável nem sempre é fácil. E a ciência nos diz que a culpa não é inteiramente nossa.
Em um mundo onde os alimentos (especialmente os não saudáveis e altamente processados) estão disponíveis com tanta facilidade, pode ser difícil mudar seus hábitos alimentares não saudáveis. Mas o que realmente torna uma alimentação saudável TÃO difícil? Por que nossos corpos não desejam as coisas que são boas para nós?
A resposta é complicada, mas simples - eles fazem, mais ou menos. Nossas papilas gustativas foram geneticamente modificadas para ansiar por alimentos ricos em calorias e gorduras (que costumávamos precisar para buscar energia, coletar, explorar o continente, etc), e agora criamos alimentos que têm um sabor ainda melhor do que os da natureza , o que torna a alface uma venda difícil quando comparada a um hambúrguer suculento.
A má notícia: alimentos processados e fast food podem ser realmente viciantes. Um estudo de 2010 publicado em Nature Neuroscience descobriram que quando os ratos eram alimentados regularmente com fast food, sua química cerebral mudava - e não para melhor. Os ratos tornaram-se obesos e perderam a capacidade de determinar quando estavam com fome (eles comeriam alimentos gordurosos mesmo quando receberam choques elétricos). Na verdade, eles se recusaram a comer quando colocados em uma dieta saudável. E mais pesquisas mostram que os alimentos podem ser tão viciantes quanto as drogas.
A boa notícia: esse "vício" tem dois sentidos, e você pode lentamente começar a mudar seus gostos e se tornar "viciado" em alimentos mais saudáveis se começar a comê-los o suficiente. Isso é o que a psicóloga alimentar Marcia Pelchat descobriu quando deu às cobaias uma bebida com baixo teor de gordura e sabor de baunilha (descrita como "não muito saborosa") todos os dias durante duas semanas. Depois de consumi-lo com tanta frequência, a maioria das pessoas começou a desejar a bebida, apesar de seu gosto 'giz'. O ponto: mesmo que os vegetais tenham um gosto horrível para você agora, quanto mais você os come regularmente, mais você começa a apreciá-los.
É importante lembrar que criar novos hábitos (bons e ruins) leva tempo. É seguro presumir que você terá dificuldade em seguir sua dieta saudável se passar de comer batatas fritas regularmente para apenas saladas em um dia. Mudanças graduais e pequenas são o que realmente funcionou para mim (e para muitos de meus clientes). Comece com trocas simples, como substituir sua barra de chocolate ou sobremesa da tarde por um lanche doce mais saudável (aqui estão 20 opções saborosas para tentar). Em seguida, prossiga para lidar com outra peça do quebra-cabeça da dieta, como seu hábito de refrigerante.
Reenquadrando uma abordagem tudo ou nada em favor de mudanças pequenas e realistas, você terá mais chances de quebrar o ciclo da dieta excessiva para sempre. É perfeitamente normal comer um pouco de pizza ou chocolate de vez em quando, mas você pode descobrir que comer de forma saudável na maioria das vezes não é apenas possível, mas também agradável!
Jessica Smith é uma treinadora certificada de bem-estar, especialista em condicionamento físico e personal trainer. Estrela de vários DVDs de exercícios e criadora da série 10 Pounds DOWN, ela tem mais de 10 anos de experiência na indústria de saúde e fitness.