Biópsia retal
Contente
- O que é uma biópsia retal?
- Utilizações diagnósticas de uma biópsia retal
- Preparação para uma biópsia retal
- O procedimento de biópsia retal
- Anoscopy
- Sigmoidoscopia
- O procedimento
- Recuperação de uma biópsia retal
- Riscos de uma biópsia retal
- Entendendo os resultados de uma biópsia retal
O que é uma biópsia retal?
Uma biópsia retal é um procedimento usado para extrair uma amostra de tecido do reto para análise laboratorial. O reto é o mais baixo 15 cm do intestino grosso, localizado logo acima do canal anal. O objetivo do reto é armazenar os resíduos sólidos do corpo até que sejam liberados.
A biópsia retal é uma ferramenta importante para determinar as causas de anormalidades no reto. Ajuda a diagnosticar problemas identificados em testes de triagem como anoscopia ou sigmoidoscopia.
Anoscopia e sigmoidoscopia usam um tipo diferente de escopo para observar o revestimento interno do cólon e do reto. Os testes podem identificar a presença de condições como tumores, pólipos, sangramento ou inflamação.
No entanto, esses testes são limitados na determinação das causas dessas anormalidades. O seu médico pode precisar solicitar mais exames antes de poder fazer um diagnóstico.
Utilizações diagnósticas de uma biópsia retal
O seu médico pode recomendar uma biópsia retal para:
- identificar a causa do sangue, muco ou pus nas fezes
- determinar as causas de tumores, cistos ou massas identificados em um teste de triagem retal
- confirmar um diagnóstico de amiloidose (uma condição na qual proteínas anormais chamadas amiloides se acumulam em seus órgãos e se espalham pelo corpo)
- faça um diagnóstico definitivo de câncer retal
Preparação para uma biópsia retal
Para obter os resultados mais confiáveis da sua biópsia retal, é necessário que o seu médico veja o reto claramente. Isso requer que seus intestinos estejam vazios. Você normalmente recebe um enema ou laxante para ajudá-lo a esvaziar seus intestinos.
Você deve informar o seu médico sobre qualquer prescrição ou medicamento que esteja tomando. Discuta como eles devem ser usados antes e durante o teste.
Seu médico pode fornecer instruções especiais se você estiver tomando medicamentos que possam afetar o procedimento, principalmente se sua biópsia fizer parte de uma sigmoidoscopia. Esses medicamentos podem incluir:
- anticoagulantes (anticoagulantes)
- anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), incluindo aspirina (Bufferin) ou ibuprofeno (Advil)
- quaisquer medicamentos que afetem a coagulação do sangue
- suplementos de ervas ou dietéticos
Informe o seu médico se estiver grávida, ou pensa que pode estar, para garantir que o seu feto não é prejudicado.
O procedimento de biópsia retal
Uma biópsia retal é geralmente realizada durante uma anoscopia ou sigmoidoscopia. Esses testes são procedimentos ambulatoriais, o que significa que você poderá voltar para casa depois. Eles geralmente são realizados por um gastroenterologista ou cirurgião.
Anoscopy
Uma anoscopia é normalmente realizada no consultório médico. Este teste usa um escopo iluminado chamado anoscópio. O escopo permite ao médico visualizar as 2 polegadas mais baixas do canal anal e o reto inferior. Um proctoscópio, que é mais longo que um anoscópio, também pode ser usado.
Sigmoidoscopia
Uma sigmoidoscopia pode ser realizada em um hospital, um centro cirúrgico ambulatorial ou em um consultório médico especialmente equipado.
Este teste usa um escopo muito mais longo. Um sigmoidoscópio permite ao médico enxergar mais profundamente no intestino grosso, além do reto e do cólon. É um tubo flexível e iluminado com mais de um metro de comprimento. Possui uma câmera que transmite imagens de vídeo para um monitor. As imagens ajudam o médico a guiar o sigmoidoscópio pelo reto e pelo cólon.
O procedimento
Os preparativos para os dois tipos de procedimentos são semelhantes. A sigmoidoscopia, que é o procedimento mais complicado, leva cerca de 20 minutos para ser realizada. Fazer uma biópsia retal pode prolongar um pouco o tempo que o procedimento levará.
Normalmente, anestesia geral, sedativos e medicamentos analgésicos não são administrados para os procedimentos. Você ficará posicionado deitado do lado esquerdo em uma mesa de exame. Você vai puxar os joelhos em direção ao peito.
O seu médico fará um exame retal digital. Um lubrificante será aplicado a um dedo enluvado, que será inserido suavemente em seu ânus. O exame inicial é verificar se há obstruções que possam interferir no escopo.
Você não sentirá dor durante o exame retal digital, mas poderá sentir pressão. O seu médico irá inserir o escopo lubrificado. Você sentirá pressão quando a mira for inserida e poderá sentir cãibras, como se precisasse passar gás ou evacuar.
Se você estiver fazendo uma sigmoidoscopia, o ar será inserido no cólon pelo escopo. Isso infla o cólon para permitir que o médico veja a área com mais clareza. Se houver líquido ou fezes no caminho, seu médico poderá usar sucção para removê-las. Você pode ser solicitado a mudar de posição para permitir que o médico altere a posição do escopo.
O seu médico removerá uma amostra de qualquer tecido anormal encontrado no reto. A biópsia será extraída com escova, zaragatoa, cateter de sucção ou pinça. Você não deve sentir dor pela remoção do tecido.
A eletrocauterização, ou calor, pode ser usada para interromper qualquer sangramento resultante da remoção do tecido. Quando o procedimento termina, o escopo é removido lentamente do seu corpo.
Recuperação de uma biópsia retal
O grau em que você precisa se recuperar dependerá do tipo de procedimento usado para coletar sua biópsia retal.
Após uma sigmoidoscopia flexível, você pode sentir inchaço do ar que foi introduzido no cólon. Isso pode resultar em desconforto abdominal ou passagem de gás por algumas horas após o procedimento.
Não é incomum encontrar uma pequena quantidade de sangue no primeiro movimento intestinal após a biópsia retal. No entanto, você deve entrar em contato com o seu médico se tiver:
- dor abdominal extrema
- febre
- mais de um movimento intestinal sangrento, especialmente se o sangramento for intenso ou coagulado
- um sentimento de desmaio
Você pode retomar sua dieta e atividades normais assim que o procedimento terminar.
Riscos de uma biópsia retal
Uma biópsia retal pode fornecer dados valiosos para o diagnóstico de tecido anormal no reto. Nos casos em que o câncer é uma preocupação, o procedimento pode fornecer um diagnóstico definitivo.
No entanto, uma biópsia retal, como qualquer procedimento invasivo, acarreta o risco de danos internos ao órgão-alvo ou áreas próximas. Os riscos potenciais de uma biópsia retal incluem:
- sangrando
- perfuração intestinal (ruptura do intestino)
- dificuldade em urinar
Esses riscos são muito raros.
Entendendo os resultados de uma biópsia retal
A amostra de tecido que foi recuperada durante a biópsia retal será enviada para um laboratório para exame. Um patologista - um médico especialista em diagnóstico de doenças - examinará o tecido. Um relatório sobre os resultados será enviado ao seu médico.
Se os resultados da sua biópsia retal forem normais, os resultados indicarão o seguinte:
- O ânus e o reto são normais em tamanho e aparência.
- Não há sangramento.
- Não foram encontrados pólipos, hemorróidas, cistos ou tumores.
- Nenhuma anormalidade foi observada.
Se os resultados da sua biópsia retal forem anormais, o médico pode ter encontrado:
- amiloidose, que envolve acúmulo anormal de um certo tipo de proteína
- abscessos
- infecção
- inflamação
- pólipos ou outros crescimentos anormais
- tumores
Resultados anormais da sua biópsia retal também podem indicar um diagnóstico positivo para:
- Câncer
- Doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal que afeta o trato gastrointestinal
- Doença de Hirschsprung, uma doença intestinal que pode causar uma obstrução
- colite ulcerosa, uma doença inflamatória intestinal que afeta o cólon e o reto
O seu médico pode solicitar mais exames laboratoriais ou físicos antes de conseguir um diagnóstico.