Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Junho 2024
Anonim
Cronograma de recuperação para TKR: estágios de reabilitação e fisioterapia - Bem Estar
Cronograma de recuperação para TKR: estágios de reabilitação e fisioterapia - Bem Estar

Contente

visão global

Quando você tem uma cirurgia de substituição total do joelho (TKR), a recuperação e a reabilitação são um estágio crucial. Neste estágio, você se levantará e voltará a um estilo de vida ativo.

As 12 semanas após a cirurgia são muito importantes para a recuperação e reabilitação. Comprometer-se com um plano e se esforçar para fazer o máximo possível a cada dia o ajudará a se recuperar mais rapidamente da cirurgia e a aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.

Continue lendo para saber o que esperar durante as 12 semanas após a cirurgia e como definir metas para sua cura.

Dia 1

A reabilitação começa logo após você acordar da cirurgia.

Nas primeiras 24 horas, seu fisioterapeuta (PT) o ajudará a se levantar e andar usando um dispositivo auxiliar. Dispositivos de assistência incluem andadores, muletas e bengalas.

Uma enfermeira ou terapeuta ocupacional o ajudará com tarefas como trocar o curativo, curativo, tomar banho e usar o banheiro.

Seu PT mostrará como entrar e sair da cama e como se mover usando um dispositivo auxiliar. Eles podem pedir que você se sente ao lado da cama, dê alguns passos e mude para uma cômoda ao lado da cama.


Eles também irão ajudá-lo a usar uma máquina de movimento passivo contínuo (CPM), um dispositivo que move a articulação lenta e suavemente após a cirurgia. Ajuda a prevenir o acúmulo de tecido cicatricial e rigidez nas articulações.

Você provavelmente usará o CPM no hospital e, possivelmente, em casa também. Algumas pessoas saem da sala de cirurgia com a perna já inserida no dispositivo.

Algumas dores, inchaço e hematomas são normais após a cirurgia de TKR. Tente usar o joelho o mais rápido possível, mas evite forçar-se muito cedo. Sua equipe de saúde o ajudará a definir metas realistas.

O que você pode fazer nesta fase?

Descanse bastante. Seu PT irá ajudá-lo a sair da cama e caminhar uma curta distância. Trabalhe para dobrar e esticar o joelho e usar uma máquina CPM se precisar.

Dia 2

No segundo dia, você pode caminhar por breves períodos usando um dispositivo auxiliar. Conforme você se recupera da cirurgia, seu nível de atividade aumentará gradualmente.

Se o cirurgião usou curativos à prova d'água, você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia. Se eles usaram curativo normal, você terá que esperar 5 a 7 dias antes de tomar banho e evitar ficar de molho por 3 a 4 semanas para que a incisão cicatrize totalmente.


Seu PT pode pedir que você use um banheiro normal em vez de uma comadre. Eles podem pedir que você tente subir alguns degraus de cada vez. Você ainda pode precisar usar a máquina CPM.

Trabalhe para alcançar a extensão total do joelho nesta fase. Aumente a flexão do joelho (flexão) em pelo menos 10 graus, se possível.

O que você pode fazer nesta fase?

No segundo dia, você pode se levantar, sentar, mudar de lugar e usar um banheiro em vez de uma comadre. Você pode caminhar um pouco mais e subir alguns degraus com a ajuda do seu PT. Se você tiver curativos à prova d'água, poderá tomar banho no dia seguinte à cirurgia.

Dia de alta

Você provavelmente ficará no hospital por 1 a 3 dias após a cirurgia, mas pode demorar muito mais.

Quando você pode deixar o hospital depende muito da fisioterapia de que precisa, da rapidez com que consegue progredir, da sua saúde antes da cirurgia, da sua idade e de quaisquer problemas médicos.

Agora seu joelho deve estar ficando mais forte e você poderá aumentar seus exercícios e outras atividades. Você trabalhará para dobrar ainda mais os joelhos com ou sem uma máquina de CPM.


O seu médico irá mudá-lo de medicamentos prescritos para analgésicos em doses mais baixas. Saiba mais sobre os diferentes tipos de medicamentos para a dor.

O que você pode fazer nesta fase?

Na alta, você pode:

  • ficar com pouca ou nenhuma ajuda
  • faça longas caminhadas fora do seu quarto de hospital e confie menos em dispositivos de assistência
  • vestir, tomar banho e usar o banheiro por conta própria
  • subir e descer um lance de escadas com ajuda

Na semana 3

Quando estiver de volta em casa ou em uma clínica de reabilitação, você deve ser capaz de se mover mais livremente enquanto sente menos dor. Você precisará de menos medicamentos para a dor e menos poderosos.

Sua rotina diária incluirá exercícios que seu PT lhe forneceu. Isso vai melhorar sua mobilidade e amplitude de movimento.

Você pode precisar continuar usando uma máquina CPM durante esse tempo.

O que você pode fazer nesta fase?

Você provavelmente pode andar e ficar em pé por mais de 10 minutos, e tomar banho e vestir-se deve ser mais fácil.

Em uma semana, seu joelho será tecnicamente capaz de dobrar 90 graus, embora possa ser difícil devido à dor e ao inchaço. Após 7–10 dias, você deve ser capaz de estender totalmente o joelho reto.

Seu joelho pode ser forte o suficiente para que você não carregue mais peso no andador ou muletas. A maioria das pessoas está usando uma bengala ou nada em 2 a 3 semanas.

Segure a bengala com a mão oposta ao novo joelho e evite se inclinar para longe do novo joelho.

Semanas 4 a 6

Se você manteve sua programação de exercícios e reabilitação, deverá notar uma melhora dramática em seu joelho, incluindo flexão e força. O inchaço e a inflamação também devem ter diminuído.

O objetivo neste estágio é aumentar a força do joelho e a amplitude de movimento usando fisioterapia. Seu PT pode pedir que você faça caminhadas mais longas e se livre de um dispositivo auxiliar.

O que você pode fazer nesta fase?

Idealmente, nesta fase, você se sentirá como se estivesse recuperando sua independência. Converse com seu fisioterapeuta e com o cirurgião sobre quando você pode retornar ao trabalho e às atividades diárias.

  • No final desse período, você provavelmente poderá caminhar mais e depender menos dos dispositivos de assistência. Você pode fazer mais tarefas diárias, como cozinhar e limpar.
  • Se você tiver um trabalho administrativo, poderá retornar ao trabalho em 4 a 6 semanas. Se o seu trabalho exigir caminhada, viagem ou levantamento de peso, pode levar até 3 meses.
  • Algumas pessoas começam a dirigir 4 a 6 semanas após a cirurgia, mas primeiro certifique-se de que seu cirurgião diga que está tudo bem.
  • Você pode viajar após 6 semanas. Antes desse período, ficar sentado por muito tempo durante a viagem pode aumentar o risco de um coágulo sanguíneo.

Semanas 7 a 11

Você continuará fazendo fisioterapia por até 12 semanas. Seus objetivos incluirão melhorar rapidamente sua mobilidade e amplitude de movimento - possivelmente até 115 graus - e aumentar a força do joelho e dos músculos ao redor.

Seu TP irá modificar seus exercícios conforme seu joelho melhora. Os exercícios podem incluir:

  • Elevação dos dedos dos pés e calcanhares: em pé, levante-se na ponta dos pés e depois nos calcanhares.
  • Flexão parcial dos joelhos: em pé, dobre os joelhos e mova-os para cima e para baixo.
  • Abduções de quadril: deitado de lado, levante a perna no ar.
  • Equilíbrio das pernas: fique em um pé de cada vez pelo maior tempo possível.
  • Step-ups: Dê um passo para cima e para baixo em um único passo, alternando com qual pé você começa a cada vez.
  • Andar de bicicleta em uma bicicleta ergométrica.

Este é um momento muito importante para sua recuperação. O compromisso com a reabilitação determinará a rapidez com que você poderá retornar a um estilo de vida normal e ativo e como seu joelho funcionará bem no futuro.

O que você pode fazer nesta fase?

Nesse ponto, você deve estar no caminho certo para a recuperação. Você deve ter significativamente menos rigidez e dor.

Você pode conseguir andar alguns quarteirões sem qualquer tipo de dispositivo de assistência. Você pode fazer mais atividades físicas, incluindo caminhadas recreativas, natação e ciclismo.

Semana 12

Na semana 12, continue fazendo seus exercícios e evite atividades de alto impacto que possam danificar seu joelho ou os tecidos ao redor, incluindo:

  • corrida
  • aeróbica
  • esquiar
  • basquetebol
  • futebol
  • ciclismo de alta intensidade

Nesse ponto, você deve sentir muito menos dor. Continue conversando com sua equipe de saúde e evite iniciar novas atividades antes de verificar com eles primeiro.

O que você pode fazer nesta fase?

Nesse estágio, muitas pessoas estão acordadas e começando a desfrutar de atividades como golfe, dança e ciclismo. Quanto mais comprometido você estiver com a reabilitação, mais cedo isso pode acontecer.

Na semana 12, você provavelmente sentirá menos dor ou nenhuma dor durante as atividades normais e exercícios recreativos, e uma amplitude completa de movimento do joelho.

Semana 13 e além

Seu joelho continuará melhorando gradualmente com o tempo e a dor diminuirá.

A Associação Americana de Cirurgiões de Quadril e Joelho (AAHKS) afirma que pode levar até 3 meses para retornar à maioria das atividades e de 6 meses a um ano antes que seu joelho esteja tão forte e resistente quanto possível.

Nesta fase de recuperação, você pode começar a relaxar. Há 90 a 95 por cento de chance de seu joelho durar 10 anos e 80 a 85 por cento de chance de durar 20 anos.

Fique em contato com sua equipe médica e faça exames regulares para se certificar de que seu joelho está saudável. O AAHKS recomenda ver seu cirurgião a cada 3 a 5 anos após a TKR.

Saiba mais sobre os resultados positivos que podem resultar do TKR.

Linha do tempoAtividadeTratamento
Dia 1Descanse bastante e caminhe uma curta distância com ajuda. Tente dobrar e endireitar o joelho, usando uma máquina CPM se necessário.
Dia 2Sente-se e fique de pé, mude de lugar, ande um pouco mais longe, suba alguns degraus com ajuda e, possivelmente, tome um banho.Tente aumentar a flexão do joelho em pelo menos 10 graus e endireite o joelho.
DescargaLevante-se, sente-se, tome banho e vista-se com o mínimo de ajuda. Ande mais longe e use as escadas com um andador ou muletas.Obtenha pelo menos 70 a 90 graus de flexão do joelho, com ou sem uma máquina CPM.
Semanas 1-3Caminhe e fique em pé por mais de 10 minutos. Comece a usar uma bengala em vez de muletas.Continue fazendo exercícios para melhorar sua mobilidade e amplitude de movimento. Use gelo e uma máquina de CPM em casa, se necessário.
Semanas 4–6Comece a retornar às atividades diárias como trabalho, dirigir, viajar e tarefas domésticas.Continue fazendo seus exercícios para melhorar sua mobilidade e amplitude de movimento.
Semanas 7-12
Comece a retornar às atividades físicas de baixo impacto, como natação e ciclismo estacionário
Continue a reabilitação para o treinamento de força e resistência e trabalhe para atingir uma amplitude de movimento de 0–115 graus.
Semana 12+Comece a retornar às atividades de maior impacto se o seu cirurgião concordar.Siga as orientações de seu PT e cirurgião sobre qualquer tratamento em andamento.

5 razões para considerar a cirurgia de substituição do joelho

Novas Publicações.

Recaída de MS: 6 coisas a fazer durante um ataque

Recaída de MS: 6 coisas a fazer durante um ataque

A ecleroe múltipla (EM) pode er impreviível. Cerca de 85 por cento da peoa com EM ão diagnoticada com EM recorrente-remitente (EMRR), que é caracterizada por ataque recorrente alea...
Erupções e doenças de pele associadas ao HIV e AIDS: sintomas e mais

Erupções e doenças de pele associadas ao HIV e AIDS: sintomas e mais

Quando o itema imunológico do corpo é enfraquecido pelo HIV, io pode levar a doença de pele que cauam erupçõe, ferida e leõe.Problema de pele podem etar entre o primeiro ...