Tratamento natural para dermatite seborréica: o que funciona?
Contente
- Suplementos naturais ou alternativos
- Óleo de peixe
- Babosa
- Probióticos
- Óleo da árvore do chá
- Remédios caseiros
- Vinagre de maçã
- Azeite
- Dieta
- Quando ver seu médico
- Tratamentos médicos
- Prevenção
- Conheça seus gatilhos
- Medidas de autocuidado
- Apoie seu sistema imunológico
- Outlook
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
A dermatite seborréica, também conhecida como caspa, é uma doença inflamatória da pele.
Afeta mais frequentemente o couro cabeludo e provoca o aparecimento de manchas vermelhas e escamosas. Essas manchas também podem aparecer no rosto e na parte superior do corpo. Estas são áreas com muitas glândulas sebáceas, que produzem óleo.
A dermatite seborréica não é contagiosa. Em vez disso, é o resultado de uma alergia ou reação auto-imune. É uma condição crônica, o que significa que o tratamento pode controlar - mas não - curá-la.
Podem ser necessárias várias rodadas de tratamento para eliminar os sintomas. Os tratamentos convencionais são eficazes, mas podem conter produtos químicos fortes.
Os remédios caseiros podem limitar essa exposição, com menos efeitos colaterais. Usados junto com o tratamento médico, eles podem ajudá-lo a encontrar alívio mais rapidamente.
Suplementos naturais ou alternativos
A dermatite seborréica pode resultar de diversos fatores, dependendo do seu tipo de pele e sensibilidades. Portanto, não há um tratamento alternativo abrangente. Seu dermatologista pode ajudá-lo a encontrar um que seja adequado.
Óleo de peixe
Os suplementos de óleo de peixe podem ajudar a suprimir os surtos de dermatite que as alergias desencadeiam, além de fornecer outros benefícios nutricionais. Seus ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a melhorar a saúde imunológica e cardiovascular geral.
Babosa
Aloe vera é uma planta com propriedades antiinflamatórias. demonstrou que seu extrato é eficaz no tratamento da dermatite seborréica.
Suplementos contendo gel ou extratos de aloe vera podem ajudar a suprimir os surtos. Eles também podem ajudar a diminuir a gravidade das crises que acontecem.
Probióticos
Os probióticos podem ajudar a tratar diferentes tipos de dermatite, especialmente em crianças. Mas há poucas pesquisas para vincular probióticos a resultados eficazes para dermatite seborréica.
Ainda assim, os probióticos podem promover um sistema digestivo mais saudável. Isso pode diminuir os problemas inflamatórios em todo o corpo.
Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá foi estudado para várias doenças de pele. Seus benefícios antibacterianos, antifúngicos e antiinflamatórios o tornam o tratamento ideal para dermatite seborréica.
Shampoo, condicionadores e outros produtos que você pode lavar podem ajudar a aliviar a coceira se contiverem óleo da árvore do chá.
Compre aqui shampoo contendo óleo da árvore do chá.
Remédios caseiros
Vinagre de maçã
Um molho de vinagre de maçã soltará as escamas do couro cabeludo. Também pode diminuir a inflamação na área da crise.
Para usar este tratamento:
- Lave o cabelo com shampoo.
- Aplique uma solução diluída de vinagre de maçã na área.
- Deixe o vinagre e a água assentarem no couro cabeludo por alguns minutos.
- Enxague bem.
Azeite
Outra opção para o tratamento caseiro é revestir o couro cabeludo com azeite.
Siga esses passos:
- Aplique o óleo no couro cabeludo.
- Deixe o óleo por cerca de uma hora.
- Escove bem para remover as escamas do couro cabeludo.
- Lave e lave o cabelo como de costume.
Dieta
A dermatite seborréica não está diretamente ligada a nenhum hábito alimentar. Mas isso não significa que sua dieta não tenha efeito sobre seus surtos.
Coma alimentos que apoiem o sistema imunológico e concentre-se naqueles com propriedades antiinflamatórias. Você pode descobrir que seus sintomas diminuem.
Para combater a inflamação, faça uma dieta que inclua:
- muitos vegetais de folhas verdes
- tomates
- azeite
- frutas que contêm antioxidantes, como cerejas, morangos e mirtilos
- alimentos que são ricos em vitamina C, como frutas cítricas e pimentões
- amêndoas
- batatas doces
- alimentos com bastante vitamina E, como gérmen de trigo e abacate
Quando ver seu médico
A dermatite seborréica não é fatal, mas é crônica e pode ser desconfortável. Às vezes, você pode achar que a descamação, a coceira e a vermelhidão o distraem, especialmente se acontecer no rosto ou na parte superior do corpo.
Converse com seu médico sobre seus sintomas para garantir que você obtenha um diagnóstico correto. Você pode se conectar a um dermatologista em sua área usando a ferramenta Healthline FindCare.
Além disso, consulte seu médico se os surtos forem uma preocupação persistente ou se você também tiver outros sintomas.
Seu clínico geral pode encaminhá-lo a um dermatologista especializado em doenças de pele.
Eles podem solicitar alguns exames para avaliar melhor sua situação e conversar com você sobre as opções de tratamento complementares à sua condição.
Tratamentos médicos
Os tratamentos tópicos são a solução mais comumente recomendada para surtos de dermatite seborréica.
Corticosteróides. Cremes e shampoos contendo corticosteroides ou hidrocortisona podem ajudar a reduzir a inflamação grave. Eles são adequados apenas para uso de curto prazo, pois podem causar efeitos colaterais.
Queratolíticos. Produtos que contêm ácido salicílico, ácido lático, ureia e propilenoglicol podem ajudar a remover escamas.
Géis antibacterianos ou cremes antifúngicos. Isso pode ajudar no caso de uma infecção fúngica ou bacteriana.
Terapia de luz. Expor a área afetada à luz ultravioleta pode ajudar a acalmar a pele e reduzir a coceira e a vermelhidão.
Alcatrão de carvão. O creme de alcatrão de carvão pode ajudar a retardar o processo de morte e queda das células da pele. Aplique nas áreas de descamação, deixe por várias horas e depois lave com xampu para removê-lo.
Shampoos medicamentosos. Use um produto contendo cetoconazol, ciclopirox, sulfeto de selênio, piritiona de zinco, alcatrão de carvão e ácido salicílico, duas vezes por semana durante um mês ou mais. Se necessário, você pode usá-los indefinidamente.
A suplementação desses tratamentos com um tratamento alternativo ou natural pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais a longo prazo.
Prevenção
Embora não esteja claro o que causa a dermatite seborréica, parece haver alguns gatilhos comuns.
O estresse pode agravar os surtos de muitas doenças de pele, incluindo dermatite seborréica. Tente estar atento ao que o desencadeia em particular.
Conheça seus gatilhos
É possível que seus surtos estejam ligados a uma reação alérgica, então tente documentar se houver algo incomum ou novo em seu ambiente quando um surto acontecer.
Para evitar uma crise, evite usar gorros e suéteres de lã. Em vez disso, opte por tecidos como algodão e seda.
Medidas de autocuidado
O seguinte pode ajudar
- Lave as áreas afetadas regularmente com um shampoo suave.
- Evite géis modeladores e sprays de cabelo durante uma erupção.
- Evite produtos à base de álcool, pois eles podem desencadear uma reação.
Apoie seu sistema imunológico
Um sistema imunológico enfraquecido também pode contribuir para a gravidade dos seus sintomas. Cuide-se e certifique-se de seguir uma dieta rica em vitaminas E, C e K.
Outlook
As formas de controlar a dermatite seborréica incluem tratamentos caseiros e cremes tópicos.
Com a ajuda de um dermatologista, você pode encontrar um tratamento que funcione para você.
Uma variedade de métodos alternativos de tratamento pode ajudá-lo a evitar possíveis efeitos colaterais de longo prazo de cremes prescritos e sem receita.