Praticar o autocuidado pode impulsionar seu sistema imunológico - veja como
Contente
Mesmo sem o peso de uma pandemia, a tensão diária pode deixá-lo com uma liberação constante de hormônios do estresse em nosso corpo - o que acaba aumentando a inflamação e diminuindo sua resposta imunológica.
Mas há uma solução: "Quando nos envolvemos em comportamentos de autocuidado, diminuímos a resposta do nosso corpo ao estresse, ou a excitação do sistema nervoso simpático, e ativamos nosso sistema de repouso, também conhecido como nosso sistema nervoso parassimpático", diz Sarah Bren, Ph.D. ., psicólogo clínico em Pelham, Nova York. "Nosso corpo realmente interrompe a produção de cortisol e adrenalina, e nossa frequência cardíaca pode diminuir."
Além do mais, os atos de autocuidado mais potentes são facilmente realizáveis e não custam nada. Incorpore essas práticas apoiadas pela ciência em sua rotina para manter seu sistema imunológico forte.
Construa Atos para Estar Presente
Em um estudo de Harvard, os participantes se classificaram como os mais felizes quando, na verdade, estavam se concentrando na atividade em que estavam envolvidos, em vez de pensar em outra coisa. (De acordo com os pesquisadores, a mente das pessoas está vagando cerca de metade do tempo.) O que fez a lista de ações que tanto comandam a atenção quanto aumentam a felicidade? Três coisas chegaram ao topo: fazer exercícios, ouvir música e fazer amor.
Em seguida, agende ligações semanais ou encontre-se com um bom amigo para caminhadas noturnas, diz Francyne Zeltser, psicóloga clínica de Nova York. “Isso pode ter um impacto mais duradouro do que outras atividades que você escolhe em seu tempo livre”, diz Zeltser. De fato, outro estudo de Harvard descobriu que ter relacionamentos próximos prediz um declínio físico e mental mais lento mais tarde na vida e pode nos ajudar a viver vidas mais longas e felizes. (Relacionado: A ligação entre a felicidade e o seu sistema imunológico)
Desenvolva um Hábito de Meditação
Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que a meditação da atenção plena pode realmente aumentar a função imunológica. Os participantes do estudo foram injetados com a vacina contra a gripe. Metade deles também recebeu treinamento de mindfulness, enquanto os outros não. Depois de oito semanas, o grupo de atenção plena mostrou maiores níveis de anticorpos, dando-lhes efetivamente uma melhor capacidade de combate à gripe. (P.S., uma forte resposta imunológica não é o único benefício para a saúde da meditação.)
Como canalizar esse Zen? "Parte do autocuidado consiste em se responsabilizar por isso", diz Zeltser. "Freqüentemente, é a primeira coisa que sai pela janela quando algo mais surge." Combata isso encontrando 10 minutos em seu dia - logo no início da manhã ou logo após o almoço - para se encaixar em uma atividade de autocuidado como uma meditação guiada, diz ela. Experimente aplicativos de meditação simples, como My Life ou Buddhify, que o conduzem por intervalos mentais de vários tamanhos.
Shape Magazine, edição de junho de 2021