Por que a pele entre os dedos dos pés está descascando?
Contente
- Visão geral
- Pé de atleta
- Dermatite de contato com sapato
- Eczema disidrótico
- Psoríase
- Pé de trincheira
- Celulite
- A linha inferior
Visão geral
Não é incomum que a pele entre os dedos dos pés descasque ocasionalmente, especialmente se você estiver usando sapatos apertados que fazem os dedos esfregarem juntos. No entanto, descascar a pele entre os dedos dos pés também pode ser um sinal de uma doença de pele subjacente.
Leia para aprender sobre essas possíveis condições da pele e seus tratamentos.
Pé de atleta
O pé de atleta, também conhecido como tinea pedis, é um tipo de infecção fúngica da pele. Geralmente começa nos dedos dos pés antes de se espalhar para outras partes do pé.
A princípio, o pé de atleta pode parecer uma erupção vermelha e escamosa. À medida que progride, sua pele geralmente começa a descamar e sente coceira. Você pode colocar o pé de atleta em um ou nos dois pés.
O pé do atleta é muito contagioso, especialmente em áreas comuns úmidas, como spas, saunas e vestiários. Andar descalço nessas áreas pode aumentar o risco de desenvolver o pé de atleta.
Outros fatores de risco incluem:
- tendo diabetes
- compartilhando roupas e sapatos
- usando sapatos apertados
- não trocar meias regularmente
A maioria dos casos de pé de atleta é tratada facilmente com cremes e pós antifúngicos vendidos sem receita (OTC), além de garantir que você mantenha seus pés limpos e secos. No entanto, se a infecção voltar, pode ser necessário um medicamento antifúngico prescrito.
Se você tem diabetes e percebe os sintomas do pé de atleta, entre em contato com seu médico. Pessoas com diabetes são mais propensas a complicações relacionadas ao pé de atleta, como úlceras e lesões na pele. Saiba mais sobre como cuidar de seus pés se você tem diabetes.
Compre creme antifúngico OTC aqui.
Dermatite de contato com sapato
A dermatite de contato com o sapato é um tipo de irritação que se desenvolve quando a pele reage a certos materiais do sapato.
Os materiais comuns que podem causar isso incluem:
- formaldeído
- certas colas
- couro
- níquel
- parafenilenodiamina, um tipo de corante
- borracha
Os primeiros sinais de dermatite de contato com o sapato geralmente começam no dedão do pé antes de se espalhar para o resto dos pés. Outros sintomas incluem:
- vermelhidão
- inchaço
- coceira
- pele rachada
- bolhas
Os sintomas geralmente pioram com o tempo, principalmente se você continuar usando os sapatos que o causaram.
Para tratar a dermatite de contato com o sapato, tente um creme de venda livre feito com hidrocortisona. Isso também pode ajudar com a coceira.
Se seus sintomas não desaparecerem dentro de uma semana, entre em contato com seu médico. Se você não tiver certeza de qual material causou a reação, seu médico também poderá fazer testes de alergia para chegar ao fundo.
Compre o creme de hidrocortisona OTC aqui.
Eczema disidrótico
O eczema disidrótico é um tipo de eczema que afeta as mãos e os pés, incluindo a pele entre os dedos dos pés. Ao contrário de uma erupção cutânea típica de eczema, essa condição causa bolhas extremamente coceiras. As bolhas podem surgir do contato com metais, estresse ou alergias sazonais.
As bolhas geralmente desaparecem por conta própria dentro de algumas semanas. À medida que se curam, as bolhas secam e se soltam dos pés. Enquanto isso, tente aplicar uma loção refrescante ou uma compressa fria para ajudar com a coceira. Em casos graves, o seu médico pode prescrever um creme esteróide.
Psoríase
A psoríase é uma doença auto-imune crônica que acelera o ciclo natural das células da pele do seu corpo. Isso resulta em manchas espessas de células que se acumulam na superfície da sua pele. À medida que essas manchas engrossam, elas podem parecer vermelhas, prateadas ou escamosas.
Os remendos podem estar doloridos ou com coceira. Eles podem até sangrar. Você também pode notar descamação. Isso é causado por descamação das células mortas da pele. Não afeta a sua pele real. Você também pode perceber que suas unhas dos pés ficam mais grossas.
Como não há cura para a psoríase, o tratamento geralmente se concentra no gerenciamento de crises para reduzir seus sintomas. Os corticosteróides tópicos podem ajudar a reduzir a inflamação. O ácido salicílico pode ajudar a reduzir a quantidade de células mortas da pele. Manter a pele limpa e hidratada também pode ajudar.
Embora seja mais fácil falar do que fazer, evite arranhar as manchas da pele, se puder. Isso reduzirá o risco de contrair uma infecção.
Pé de trincheira
A maioria das pessoas conhece o fenômeno dos pés enrugados após um longo banho. No entanto, quando seus pés estão molhados por muito tempo, pode causar uma condição séria chamada pé de trincheira, também conhecido como pé de imersão. Isso geralmente acontece quando você usa meias molhadas por um longo período de tempo.
Os sintomas podem incluir:
- pele manchada e pálida
- coceira
- dor
- vermelhidão
- sensação de formigueiro
Se não tratada, a pele dos pés começa a morrer e a se desprender.
A maioria dos casos de trincheira é facilmente resolvida secando-os e elevando-os para melhorar a circulação. Se você trabalha fora ou frequentemente se encontra em pé ou caminhando em condições molhadas, considere levar um par extra de meias e uma toalha. Investir em um par de sapatos à prova d'água também pode ajudar.
Celulite
A celulite é uma infecção bacteriana que ocorre na pele. É mais comum nas pernas e pode se espalhar rapidamente para os pés. Às vezes, é causado pelo pé de atleta não tratado.
Os primeiros sintomas incluem bolhas vermelhas e dolorosas que podem descascar à medida que surgem ou curam. Você também pode ter febre.
Se você acha que tem celulite, procure tratamento médico imediato. As bactérias podem entrar na corrente sanguínea, o que pode causar complicações sérias.
Para tratar a celulite, você precisará de antibióticos do seu médico. Se você tiver ferimentos nos pés, incluindo aqueles causados pela psoríase ou pelo pé de atleta, limpe e proteja regularmente os pés.
A linha inferior
É normal que os dedos dos pés esfreguem ocasionalmente uns contra os outros, fazendo com que a pele descasque. No entanto, se os dedos dos pés ficarem coçando, doloridos, inchados ou escamosos, é um sinal de um problema subjacente. A maioria das causas é facilmente tratável com medicamentos sem receita ou sem receita médica.