Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 19 Setembro 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
Estatinas e vitamina D: há uma ligação? - Bem Estar
Estatinas e vitamina D: há uma ligação? - Bem Estar

Contente

Se você tiver problemas com colesterol alto, seu médico pode prescrever estatinas. Esta é uma classe de medicamentos que ajuda a manter um nível saudável de colesterol LDL (“ruim”), alterando a forma como o fígado produz colesterol.

As estatinas são consideradas seguras para a maioria dos usuários, mas mulheres, pessoas com mais de 65 anos, pessoas que bebem excessivamente e pessoas que têm diabetes têm maior probabilidade de apresentar efeitos colaterais. Isso pode incluir:

  • lesão hepática com resultante
    elevação das enzimas hepáticas
  • aumento de açúcar no sangue ou diabetes
  • dor muscular e fraqueza,
    às vezes severo

O que a vitamina D faz?

A relação entre estatinas e vitamina D foi estudada para aprender algumas coisas. Por exemplo, a suplementação de vitamina D e uma dieta saudável mostraram reduzir o colesterol em pesquisas limitadas. A vitamina D também se mostra promissora em termos de melhora. Ele mantém os ossos fortes, ajudando seu corpo a absorver cálcio também. Ajuda os músculos a se moverem adequadamente e desempenha um papel importante na comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.


Você pode obter vitamina D por meio da dieta comendo peixes gordurosos como salmão e atum, bem como gemas de ovo e laticínios fortificados. Seu corpo também produz vitamina D quando sua pele é exposta ao sol. A maioria dos adultos precisa de cerca de 800 UI (unidades internacionais) por dia.

Se você não ingerir vitamina D suficiente, seus ossos podem se tornar frágeis e, mais tarde, você pode desenvolver osteoporose. As deficiências de vitamina D foram estudadas para uma provável associação com hipertensão, diabetes, aterosclerose e doenças cardiovasculares, mas até o momento os resultados não são conclusivos.

O que a ciência nos diz sobre estatinas

É difícil determinar como as estatinas afetam os níveis de vitamina D. Os autores de um deles sugerem que a estatina rosuvastatina aumenta a vitamina D. Isso ainda é uma questão de debate, no entanto. Na verdade, há pelo menos um outro estudo mostrando exatamente o oposto.

argumentam que os níveis de vitamina D de uma pessoa podem mudar por razões completamente não relacionadas. Por exemplo, eles podem ser afetados pela quantidade de roupas que uma pessoa usa ou pela quantidade de luz solar que uma pessoa recebe nos meses de inverno.


The Takeaway

Se você não estiver recebendo vitamina D suficiente ou se seus níveis de vitamina D no sangue forem deficientes, considere tomar suplementos se o seu médico aprovar. Em seguida, verifique seus níveis regularmente. Você também pode mudar sua dieta para incluir mais peixes e ovos gordurosos. Faça isso apenas se essas alterações forem compatíveis com a manutenção de níveis saudáveis ​​de colesterol.

Se sua exposição ao sol é muito limitada, você pode aumentar seus níveis de vitamina D passando mais tempo ao sol, mas tome cuidado com a superexposição. Várias organizações de saúde britânicas divulgaram um comunicado sugerindo que menos de 15 minutos ao ar livre, sob o sol do meio-dia britânico, sem usar protetor solar, é um limite saudável. Como o sol da Grã-Bretanha não é o mais forte, a maioria de nós deveria receber ainda menos.

Recomendado Por Nós

6 coisas que você nunca deve dizer a alguém com doença de Parkinson

6 coisas que você nunca deve dizer a alguém com doença de Parkinson

e você tem a doença de Parkinon ou é cuidador de Parkinon, abe que a condição afeta mai do que apena movimento corporai. É muito mai do que apena tremore, rigidez e o oca...
Teste de proteína C-reativa

Teste de proteína C-reativa

A proteína C reativa (PCR) é uma ubtância produzida pelo fígado em repota à inflamação.Outro nome para a PCR ão: proteína C reativa de alta enibilidade (h-...