Siga estas dicas para nadar no verão se você tiver psoríase
Contente
- Procure piscinas de água salgada
- Não tenha medo de entrar no oceano
- Aplique um protetor para a pele antes de entrar na água
- Banho imediatamente após nadar
- Use shampoos e sabonetes eliminadores de cloro
- Aplicar a loção imediatamente após o banho
- Não gaste muito tempo ao sol
- Use protetor solar ao nadar ao ar livre
- Não mergulhe por muito tempo
- Não deixe que os surtos o mantenham fora da água
- Leve embora
O verão pode oferecer benefícios para a pele com psoríase. Há mais umidade no ar, o que é bom para a pele seca e escamosa. Além disso, o clima está mais quente e é mais provável que você passe mais tempo ao sol. A exposição moderada aos raios ultravioleta (UV)) é boa para você - contanto que você esteja usando protetor solar adequado.
Além disso, com o sol alto no céu, você pode passar algum tempo com sede na praia ou na piscina. Existem muitos benefícios em nadar se você tiver psoríase. Por um lado, a temperatura da água pode ser calmante. Água fria pode aliviar a coceira e escamas, e água morna pode diminuir a inflamação.
Se você está planejando dar um mergulho neste verão, as 10 dicas a seguir podem ajudar a evitar que seus surtos de psoríase interfiram nos seus planos de verão.
Procure piscinas de água salgada
Piscinas de água salgada estão aumentando em popularidade para clubes de saúde e proprietários de residências individuais. Esta é uma notícia particularmente boa se você tiver psoríase, pois o cloro usado nas piscinas tradicionais pode aumentar a irritação e o ressecamento da pele. Se você tiver acesso a uma piscina de água salgada, será menos provável que tenha um surto após nadar.
Não tenha medo de entrar no oceano
Embora as piscinas de água salgada sejam preferíveis às cloradas, a água salgada que ocorre naturalmente é ainda melhor. Nem todos nós moramos perto do oceano, mas se você morar, considere dar um mergulho com a maior freqüência possível. Se você não mora perto da praia, aproveite os poderes calmantes naturais da água doce do oceano em suas próximas férias na praia.
Aplique um protetor para a pele antes de entrar na água
Não importa em que tipo de água você acabe nadando, você deve adicionar um protetor para a pele sobre as placas e lesões. Isso é especialmente importante se você acabar nadando em uma piscina com cloro. Óleo mineral básico ou vaselina (pense em vaselina) resolverão o problema.
Banho imediatamente após nadar
É importante tomar banho logo após a sessão de natação para que sua pele possa se recuperar sem disparar. Se você não tem tempo para tomar um banho completo com sabão, basta enxaguar com água corrente. Você deve fazer disso uma prioridade se nadar em água clorada.
Use shampoos e sabonetes eliminadores de cloro
Existem certos shampoos e sabonetes corporais que você pode comprar para ajudar a remover o cloro e outros produtos químicos de sua pele após a natação. Isso pode ser útil para manter as lesões cutâneas afastadas. Se você não tem acesso a sabonetes para remoção de produtos químicos, pelo menos deve evitar colocar mais produtos químicos em sua pele. Fique longe de produtos de limpeza com cor e / ou fragrância.
Aplicar a loção imediatamente após o banho
As loções corporais retêm a umidade da pele, que pode ser perdida durante qualquer tipo de natação (água doce, salgada e clorada). Você vai querer aplicar a loção assim que tomar banho ou enxaguar a pele. A pele úmida retém a loção e sela a umidade melhor do que a pele já seca.
Não gaste muito tempo ao sol
De acordo com a National Psoriasis Foundation, os raios ultravioleta (UV) do sol podem ter efeitos positivos na pele com psoríase se usados com moderação (até 10 ou 15 minutos por vez). Qualquer exposição a mais UV do que isso pode piorar suas lesões.
Use protetor solar ao nadar ao ar livre
O uso de protetor solar é importante para ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, queimaduras solares e cânceres de pele. Quando você tem psoríase, o filtro solar também pode ajudar a prevenir o agravamento das lesões.
Certifique-se de usar um filtro solar de amplo espectro resistente à água com FPS 30 mínimo. Aplique-o 15 minutos antes de sair. Aplique um pouco mais ao redor das lesões cutâneas. Ao nadar, você vai querer reaplicar o protetor solar a cada hora ou cada vez que você secar a pele com uma toalha.
Não mergulhe por muito tempo
Em alguns casos, a natação pode ser bastante calmante para os sintomas da psoríase, especialmente se for em água salgada. Mas você deve estar ciente de quanto tempo passa na água. Ficar na água por muito tempo pode piorar os sintomas. Este é especialmente o caso em banheiras de hidromassagem e água tratada quimicamente. Tente manter o seu tempo na água a 15 minutos ou menos.
Não deixe que os surtos o mantenham fora da água
Amigos e estranhos podem ficar curiosos sobre qualquer lesão de pele que você tenha. Depende totalmente de você quanto ou quão pouco você gostaria de compartilhar sobre sua condição. A psoríase não é contagiosa, e isso é tudo que eles realmente precisam saber. Tente não permitir que a sua ansiedade pela curiosidade das outras pessoas o afaste das atividades que adora, como nadar.
Leve embora
Se você seguir as dicas acima, a natação pode não ser apenas segura para a pele com psoríase, mas também pode oferecer muitos benefícios. No entanto, se os seus sintomas piorarem ou você tiver um surto grave, converse com seu médico. Ele ou ela pode oferecer mais informações sobre como proteger sua pele para que você não tenha que perder a diversão ao sol.