Notícias surpreendentes sobre sua saúde (vs. dele)
Contente
Uma nova pesquisa está revelando como tudo, desde medicamentos até doenças fatais, afeta as mulheres de maneira diferente dos homens. Resultado: é claro o quão importante é o gênero quando se trata de tomar decisões sobre sua saúde, diz Phyllis Greenberger, M.S.W., presidente e CEO da Society for Womens Health Research e editora de The Savvy Woman Patient (Capital Books, 2006). Aqui estão cinco disparidades de saúde que você deve conhecer:
> Controle da dor
Estudos mostram que os médicos nem sempre tratam a dor das mulheres de forma adequada. Se você estiver sofrendo, fale: certos medicamentos funcionam melhor em mulheres.
> Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
As mulheres têm duas vezes mais probabilidade de contrair uma DST do que os homens. O tecido que reveste a vagina é suscetível a pequenas abrasões durante o sexo, tornando mais fácil a transmissão de DSTs, diz Greenberger.
> Anestesia
As mulheres tendem a acordar da anestesia mais rápido do que os homens e são três vezes mais propensas a reclamar de estar acordadas durante a cirurgia. Pergunte ao seu anestesista como ela pode evitar que isso aconteça.
> Depressão
As mulheres podem absorver a serotonina de maneira diferente ou produzir menos desse neurotransmissor de bem-estar. Esse pode ser um dos motivos pelos quais eles têm duas a três vezes mais chances de sofrer de depressão. Os níveis podem mudar durante seu ciclo menstrual, então a pesquisa pode mostrar em breve que as dosagens de medicamentos que aumentam a serotonina em mulheres com depressão devem variar de acordo com a época do mês, diz Greenberger.
> Fumar
As mulheres têm 1,5 vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão do que os homens e são mais vulneráveis aos efeitos do fumo passivo. Mas as mulheres que fazem certos tratamentos de câncer de pulmão vivem mais tempo do que os homens.