Quais são os sintomas e sinais da menopausa?
Contente
- Mudanças no ciclo menstrual
- Ondas de calor
- Secura vaginal e dor com a relação sexual
- Insônia ou problemas para dormir
- Micção frequente ou incontinência urinária
- Infecções do trato urinário
- Libido diminuída
- Atrofia vaginal
- Depressão e mudanças de humor
- Mudanças na pele, cabelo e outros tecidos
- Quais são as perspectivas para a menopausa?
- Q:
- UMA:
O que é menopausa?
A maioria dos sintomas associados à menopausa realmente ocorre durante a fase da perimenopausa. Algumas mulheres passam pela menopausa sem complicações ou sintomas desagradáveis. Mas outras consideram os sintomas da menopausa debilitantes, começando mesmo durante a perimenopausa e durando anos.
Os sintomas que as mulheres experimentam estão principalmente relacionados à diminuição da produção dos hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona. Os sintomas variam amplamente devido aos muitos efeitos que esses hormônios têm no corpo feminino.
O estrogênio regula o ciclo menstrual e afeta as seguintes partes do corpo:
- sistema reprodutivo
- trato urinário
- coração
- veias de sangue
- ossos
- seios
- pele
- cabelo
- membranas mucosas
- músculos pélvicos
- cérebro
Mudanças no ciclo menstrual
Seu período pode não ser tão regular como costumava ser. Você pode sangrar mais pesado ou mais leve do que o normal e, ocasionalmente, mancha. Além disso, seu período pode ser mais curto ou mais longo.
Se você não menstruar, certifique-se de descartar a possibilidade de gravidez. Se você não está grávida, a falta de menstruação pode indicar o início da menopausa. Se você começar a apresentar manchas após não menstruar por 12 meses consecutivos, converse com seu médico para descartar quaisquer condições graves, como câncer.
Ondas de calor
Muitas mulheres se queixam de ondas de calor como sintoma primário da menopausa. As ondas de calor podem ser uma sensação repentina de calor na parte superior do corpo ou em todo o corpo. Seu rosto e pescoço podem ficar vermelhos e você pode se sentir suado ou corado.
A intensidade de uma onda de calor pode variar de leve a muito forte, até mesmo acordando você do sono. Uma onda de calor geralmente dura entre 30 segundos e 10 minutos, de acordo com o National Institute on Aging. A maioria das mulheres experimenta ondas de calor por um ou dois anos após o período menstrual final. As ondas de calor ainda podem continuar após a menopausa, mas diminuem de intensidade com o tempo.
A maioria das mulheres tem ondas de calor durante a menopausa. Chame seu médico se as ondas de calor atrapalharem sua vida. Eles podem recomendar opções de tratamento para você.
Secura vaginal e dor com a relação sexual
A diminuição da produção de estrogênio e progesterona pode afetar a fina camada de umidade que reveste as paredes vaginais. As mulheres podem sentir secura vaginal em qualquer idade, mas pode ser um problema específico para as mulheres na menopausa.
Os sinais podem incluir coceira ao redor da vulva e ardência ou queimação. A secura vaginal pode tornar a relação sexual dolorosa e pode fazer com que você sinta que precisa urinar com frequência. Para combater a secura, experimente um lubrificante à base de água ou um hidratante vaginal.
Se você ainda sentir desconforto, converse com seu médico. Fazer sexo ou outra atividade sexual envolvendo os órgãos genitais femininos pode aumentar o fluxo sanguíneo para essa área. Isso ajuda a manter a vagina mais lubrificada e também pode impedir que ela se torne menor.
Insônia ou problemas para dormir
Para uma saúde ideal, os médicos recomendam que os adultos durmam de sete a oito horas por noite. Mas, durante a menopausa, pode ser difícil adormecer ou continuar dormindo. Você pode acordar mais cedo do que deseja e ter problemas para voltar a dormir.
Para descansar o máximo possível, experimente técnicas de relaxamento e respiração. Também é importante se exercitar durante o dia para que você se canse ao cair no lençol. Evite deixar o computador ou telefone celular perto da cama, pois as luzes podem atrapalhar seu sono. Tomar banho, ler ou ouvir música suave antes de dormir pode ajudá-lo a relaxar.
Passos simples para melhorar a higiene do sono incluem ir para a cama no mesmo horário todas as noites, tomar medidas para ficar fresco enquanto dorme e evitar alimentos e bebidas que alteram o sono, como chocolate, cafeína ou álcool.
Micção frequente ou incontinência urinária
É comum que as mulheres na menopausa percam o controle da bexiga. Você também pode sentir uma necessidade constante de urinar, mesmo sem a bexiga cheia, ou sentir dor ao urinar. Isso ocorre porque durante a menopausa, os tecidos da vagina e da uretra perdem a elasticidade e o revestimento fica mais fino. Os músculos pélvicos circundantes também podem enfraquecer.
Para combater a incontinência urinária, abstenha-se de muito álcool, mantenha-se hidratado e fortaleça o assoalho pélvico com exercícios de Kegel. Se os problemas persistirem, pergunte ao seu médico quais medicamentos estão disponíveis.
Infecções do trato urinário
Durante a menopausa, algumas mulheres podem ter mais infecções do trato urinário (ITUs). A redução dos níveis de estrogênio e as alterações no trato urinário tornam você mais suscetível a infecções.
Se você sentir uma necessidade persistente de urinar, estiver urinando com mais frequência ou sentir uma sensação de queimação ao urinar, consulte o seu médico. Seu médico provavelmente pedirá que você faça um teste de urina e lhe dará antibióticos.
Libido diminuída
É comum sentir-se menos interessado em sexo durante a menopausa. Isso é causado por mudanças físicas provocadas pela redução do estrogênio. Essas mudanças podem incluir um tempo de reação clitoriana atrasado, resposta orgástica lenta ou ausente e secura vaginal.
Algumas mulheres podem ter mais interesse por sexo à medida que envelhecem. Se o seu desejo diminuiu devido a outro problema, como sexo dolorido, seu médico pode prescrever um medicamento para ajudar a prevenir a dor. Se a diminuição do desejo sexual incomoda você, converse com seu médico.
Atrofia vaginal
A atrofia vaginal é uma condição causada pelo declínio na produção de estrogênio e caracterizada pelo adelgaçamento e inflamação das paredes vaginais. A condição pode tornar a relação sexual dolorosa para as mulheres, o que pode, em última instância, diminuir seu interesse pelo sexo. Lubrificantes de venda livre (OTC) ou tratamentos prescritos que incluem terapia de estrogênio localizada, como um creme de estrogênio ou um anel vaginal, podem tratar a doença.
Depressão e mudanças de humor
Mudanças na produção de hormônios afetam o humor das mulheres durante a menopausa. Algumas mulheres relatam sentimentos de irritabilidade, depressão e alterações de humor, e muitas vezes vão de níveis extremos a graves graves em um curto período de tempo. É importante lembrar que essas flutuações hormonais afetam seu cérebro e que "sentir-se triste" não é anormal.
Mudanças na pele, cabelo e outros tecidos
Conforme você envelhece, você experimenta mudanças em sua pele e cabelo. A perda de tecido adiposo e colágeno tornará a pele mais seca e fina e afetará a elasticidade e a lubrificação da pele próxima à vagina e ao trato urinário. A redução do estrogênio pode contribuir para a perda de cabelo ou fazer com que seu cabelo fique quebradiço e seco. Certifique-se de evitar tratamentos químicos agressivos para o cabelo, que podem causar mais danos.
Quais são as perspectivas para a menopausa?
Os sintomas da menopausa podem durar meses ou anos, dependendo da pessoa. Agende consultas regulares com seu médico para que ele possa monitorar sua saúde e responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre os sintomas da menopausa.
Q:
Quando você deve consultar um médico sobre os sintomas da menopausa?
UMA:
Você deve consultar o seu médico sempre que os sinais ou sintomas que você tem estão dificultando a vida diária. Algumas causas comuns podem incluir sono insatisfatório e fadiga durante o dia, sentimentos de depressão ou ansiedade ou problemas com atividade sexual. Sempre que você tiver sangramento após o sexo, ou sangramento após 12 meses sem menstruação, marque uma consulta com seu médico. Existem provedores de saúde femininos especializados no tratamento dos sintomas da menopausa.
Kim Dishman, MSN, WHNP-BC, RNC-OBRespostas representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado conselho médico.