Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Telazoparib vs physicians choice for patients with mBRCA1 breast cancer
Vídeo: Telazoparib vs physicians choice for patients with mBRCA1 breast cancer

Contente

O que é o Talzenna?

Talzenna é um medicamento de marca registrada usado para tratar certos tipos de câncer de mama em adultos.

É usado para tratar o câncer de mama com cada uma das seguintes características:

  • Receptor hormonal positivo ou receptor hormonal negativo. Essas células cancerígenas podem ou não ter receptores (locais de fixação) para estrogênio ou progesterona.
  • Mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 (tipos de genes de câncer de mama). Essas mutações (alterações anormais) aumentam o risco de ter certos tipos de câncer. O câncer com mutações no gene BRCA é chamado de BRCA positivo.
  • Câncer de mama HER2-negativo. Essas células cancerígenas não possuem proteínas HER2 (receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano) em sua superfície.
  • Doença avançada. Esse tipo de câncer se espalhou perto da mama (chamada doença localmente avançada) ou para outras partes do corpo (chamada doença metastática).

Talzenna vem em cápsulas que são tomadas por via oral uma vez ao dia. Está disponível em dois pontos fortes: 1 mg e 0,25 mg.


Talzenna contém o medicamento talazoparibe, que pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da poli ADP-ribose polimerase (PARP). É considerada uma terapia direcionada porque ataca partes específicas das células cancerígenas. Funciona de maneira diferente da quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer), que pode afetar todas as células que crescem rapidamente em seu corpo.

Eficácia

Um estudo clínico analisou pessoas com câncer de mama positivo para BRCA e HER2 negativo. As pessoas que tomavam Talzenna tiveram mais tempo sem o câncer crescer ou se espalhar do que as pessoas que usavam quimioterapia.

Neste estudo, 62,6% das pessoas que tomavam Talzenna tiveram seu câncer reduzido em 30% ou mais. Nas pessoas que tomam medicamentos quimioterápicos, 27,2% tiveram seu câncer reduzido em 30% ou mais.

Aprovação da FDA

O Talzenna foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em outubro de 2018. Foi o segundo inibidor da PARP a ser aprovado pela FDA. O primeiro medicamento aprovado pela FDA nesta classe é chamado Lynparza (olaparibe). Foi aprovado para tratar o câncer de mama em janeiro de 2018.


Talzenna genérico

Talzenna está disponível apenas como medicamento de marca. No momento, não está disponível em formato genérico.

Talzenna contém o medicamento talazoparibe.

Efeitos colaterais de Talzenna

Talzenna pode causar efeitos colaterais leves ou graves. As listas a seguir contêm alguns dos principais efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Talzenna. Essas listas não incluem todos os efeitos colaterais possíveis.

Para mais informações sobre os possíveis efeitos colaterais de Talzenna, ou dicas sobre como lidar com um efeito colateral preocupante, converse com seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais mais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns de Talzenna podem incluir:

  • diarréia
  • dor de cabeça
  • perda de cabelo
  • náusea
  • vômito
  • cansaço
  • sentindo fraco
  • perda de apetite

A maioria desses efeitos colaterais pode desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, converse com seu médico ou farmacêutico.


Efeitos secundários graves

Podem ocorrer efeitos colaterais graves de Talzenna. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 911 se seus sintomas parecerem fatais ou se você acha que está tendo uma emergência médica.

Os efeitos colaterais graves, descritos abaixo em "Detalhes dos efeitos colaterais", podem incluir o seguinte:

  • anemia (baixos níveis de glóbulos vermelhos)
  • neutropenia (baixos níveis de certos glóbulos brancos)
  • trombocitopenia (baixos níveis de plaquetas)
  • síndrome mielodisplásica ou leucemia mielóide aguda (câncer no sangue ou medula óssea)
  • reação alérgica grave

Detalhes do efeito colateral

Você pode se perguntar quantas vezes certos efeitos colaterais ocorrem com este medicamento. Aqui estão alguns detalhes sobre vários dos efeitos colaterais que este medicamento pode causar.

Reação alérgica

Tal como acontece com a maioria dos medicamentos, algumas pessoas podem ter uma reação alérgica após tomar Talzenna. Não se sabe ao certo quantas vezes as pessoas que tomam Talzenna têm uma reação alérgica. Os sintomas de uma reação alérgica leve podem incluir:

  • erupção cutânea
  • coceira
  • rubor (calor e vermelhidão na pele)

Uma reação alérgica mais grave é rara, mas possível. Os sintomas de uma reação alérgica grave podem incluir:

  • inchaço sob a pele, geralmente nas pálpebras, lábios, mãos ou pés
  • inchaço da língua, boca ou garganta
  • Problemas respiratórios

Ligue imediatamente para o seu médico se tiver uma reação alérgica grave a Talzenna. Ligue para o 911 se seus sintomas parecerem fatais ou se você acha que está tendo uma emergência médica.

Perda de cabelo

A perda de cabelo (chamada alopecia) foi um efeito colateral comumente relatado durante os estudos clínicos. Em um estudo, 25% das pessoas que tomaram Talzenna tiveram perda de cabelo.

A maioria dessas pessoas perdeu menos de 50% de seus cabelos. Nessas pessoas, a perda de cabelo não era perceptível à distância. Só podia ser visto de perto. Uma pequena porcentagem de pessoas perdeu grandes quantidades de cabelo. Essas pessoas podem ter precisado usar uma peruca ou peruca para disfarçar sua perda de cabelo.

Nesse mesmo estudo, 28% das pessoas que usam quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer) tiveram queda de cabelo.

A perda de cabelo causada por tratamentos contra o câncer é geralmente temporária. Na maioria das vezes, o cabelo cresce novamente após o término do tratamento. Se você está preocupado com a perda de cabelo, converse com seu médico sobre maneiras de reduzir esse efeito colateral. Eles podem recomendar o uso de tampas para o couro cabeludo ou tentar outras maneiras de melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo.

Anemia

A anemia foi um efeito colateral comum observado em pessoas que tomavam Talzenna durante estudos clínicos. Com anemia, seu corpo tem baixos níveis de glóbulos vermelhos.

Em um estudo, 53% das pessoas que tomavam Talzenna tiveram anemia. Cerca de 18% das pessoas que usam quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer) tinham anemia. Em 39% das pessoas que tomam Talzenna, a anemia foi considerada grave o suficiente para possivelmente precisar de tratamento com uma transfusão de sangue. Menos de 1% das pessoas que tomam Talzenna interromperam o medicamento por causa da anemia.

A anemia é geralmente um efeito colateral temporário de tratamentos contra o câncer, como o Talzenna e medicamentos similares. Geralmente melhora quando o tratamento é concluído. No entanto, pode causar sintomas que afetam sua qualidade de vida.

Os sintomas da anemia incluem:

  • fadiga (falta de energia)
  • sentindo fraco
  • constipação
  • Problemas respiratórios
  • sangramento do nariz ou gengivas
  • pele pálida
  • sentindo frio
  • dificuldade em se concentrar
  • tontura
  • dor de cabeça

O seu médico irá verificar se há anemia. Eles fazem isso solicitando contagens de glóbulos vermelhos antes de iniciar o Talzenna e todos os meses enquanto toma o medicamento.

Se a sua contagem de glóbulos vermelhos se tornar muito baixa, seu médico poderá ajustar seu tratamento. Podem diminuir a sua dose de Talzenna ou interromper temporariamente o tratamento com Talzenna até melhorar os níveis das células sanguíneas.

Se você tiver sintomas de anemia enquanto estiver usando Talzenna, converse com seu médico. Eles podem recomendar maneiras de minimizar seus sintomas durante o tratamento.

Neutropenia

A neutropenia foi um efeito colateral comum observado em pessoas que tomavam Talzenna durante os estudos. Com a neutropenia, seu corpo tem níveis muito baixos de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco que combate infecções).

Num estudo clínico, 35% das pessoas que tomavam Talzenna tiveram neutropenia. Aproximadamente 43% das pessoas que usam quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer) tiveram neutropenia. Esta condição foi a principal razão pela qual 0,3% das pessoas que tomavam Talzenna interromperam o tratamento com a droga.

Se você tem níveis baixos de neutrófilos, há um risco aumentado de infecção. A febre é frequentemente o primeiro sintoma de neutropenia. Isso pode ser seguido por infecções como infecções respiratórias ou infecções de pele.

O seu médico verificará seus níveis de neutrófilos antes de começar a tomar Talzenna e depois mensalmente enquanto estiver usando o medicamento. Se seus níveis de neutrófilos estiverem muito baixos, seu médico poderá ajustar seu tratamento. Eles podem esperar que você inicie o medicamento, reduza sua dose atual de Talzenna ou interrompa temporariamente o tratamento, até que sua contagem sanguínea retorne a um nível seguro.

Se tiver sintomas de neutropenia (como febre) enquanto estiver a tomar Talzenna, informe o seu médico imediatamente. Você pode precisar de tratamento se tiver uma infecção.

Trombocitopenia

A trombocitopenia é outro efeito colateral comum do Talzenna. Com trombocitopenia, seu corpo tem baixos níveis de plaquetas no sangue. As plaquetas ajudam a formar coágulos quando você está sangrando. Se você tem baixos níveis de plaquetas, corre um risco maior de ter um sangramento sério.

Sintomas menos graves de baixos níveis de plaquetas incluem:

  • hematomas frequentes
  • sangramento fácil (geralmente das gengivas; sangue também pode aparecer nas fezes)
  • sangramento de feridas que duram mais do que o normal ou não param por conta própria
  • hemorragias nasais

Num estudo clínico, 27% das pessoas que tomavam Talzenna tiveram trombocitopenia. Apenas 7% das pessoas que usam quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer) tinham anemia. A trombocitopenia foi o principal motivo pelo qual 0,3% das pessoas que tomaram Talzenna interromperam o tratamento com o medicamento.

O seu médico irá verificar a sua contagem de plaquetas antes de iniciar o tratamento e todos os meses enquanto estiver a tomar Talzenna. Se os seus níveis de plaquetas estiverem muito baixos, seu médico poderá ajustar seu tratamento até que sua contagem de plaquetas retorne a um nível seguro. Podem atrasar a sua próxima dose de Talzenna, reduzir a sua dose atual de Talzenna ou interromper temporariamente o seu tratamento.

Síndrome mielodisplásica / leucemia mielóide aguda

A síndrome mielodisplásica (SMD) é uma forma de câncer no sangue e na medula óssea. A SMD pode evoluir para leucemia mielóide aguda (LMA). Na MDS e na LBC, sua medula óssea produz células sanguíneas anormais que não funcionam da maneira certa.

Essas condições ocorreram em 2 das 584 pessoas que receberam Talzenna durante estudos clínicos. Ambas as pessoas haviam recebido medicamentos quimioterápicos antes de tomarem o Talzenna. Os medicamentos quimioterápicos podem ter desempenhado um papel importante no desenvolvimento desse câncer.

O câncer no sangue e na medula óssea pode causar baixos níveis de diferentes tipos de células sanguíneas. Isso pode levar a sintomas como:

  • hematomas frequentes
  • sangramento fácil (do nariz e gengivas; também pode ter sangue nas fezes)
  • Problemas respiratórios
  • perda de peso
  • fadiga (falta de energia)
  • fraqueza
  • infecções frequentes
  • febre
  • dor nos seus ossos

O seu médico irá testar os seus níveis sanguíneos de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas antes de começar a tomar Talzenna e durante o seu tratamento. Níveis baixos de qualquer um desses podem ser um sinal de câncer no sangue ou na medula óssea.

Se tiver uma contagem baixa de células sanguíneas antes de iniciar o Talzenna, pode ser necessário aguardar o início do tratamento até que a contagem sanguínea melhore para níveis seguros. Algumas pessoas podem precisar consultar um médico especializado em doenças do sangue antes de iniciar o Talzenna.

Se os seus níveis sanguíneos ficarem muito baixos enquanto estiver a tomar Talzenna, o seu médico pode ajustar o seu tratamento. Podem atrasar a sua próxima dose de Talzenna, reduzir a sua dose atual de Talzenna ou interromper temporariamente o seu tratamento, até as suas contagens de plaquetas voltarem a um nível seguro.

Se tiver sintomas de câncer de sangue / medula óssea enquanto estiver a tomar Talzenna, informe o seu médico imediatamente.

Custo de Talzenna

Como com todos os medicamentos, o custo de Talzenna pode variar. Para encontrar preços atuais de Talzenna em sua área, consulte WellRx.com.

O custo que você encontra no WellRx.com é o que você pode pagar sem seguro. O preço real que você pagará depende da sua cobertura de seguro e da farmácia que você usa.

Assistência financeira e de seguros

Se você precisar de suporte financeiro para pagar a Talzenna ou se precisar de ajuda para entender sua cobertura de seguro, a ajuda estará disponível.

A Pfizer Oncology, fabricante da Talzenna, oferece um programa chamado Pfizer Oncology Together. Para obter mais informações e descobrir se você é elegível para suporte, ligue para 877-744-5675 ou visite o site do programa.

Talzenna para câncer de mama

A Food and Drug Administration (FDA) aprova medicamentos prescritos como o Talzenna para tratar certas condições. O Talzenna também pode ser usado fora de rótulo para outras condições. O uso off-label é quando um medicamento aprovado para tratar uma condição é usado para tratar uma condição diferente.

O Talzenna é aprovado pela FDA para tratar certos tipos de câncer de mama em homens e mulheres adultos.

Sobre câncer de mama

Os tipos de câncer de mama são determinados testando as células cancerígenas para determinados receptores (locais de fixação). Os receptores são encontrados na superfície das células cancerígenas. Pessoas diferentes podem ter diferentes tipos de receptores em suas células. Os seguintes receptores podem ser encontrados nas células de câncer de mama:

  • receptores de estrogênio (um tipo de receptor hormonal)
  • receptores de progesterona (um tipo de receptor hormonal)
  • Receptores HER2 (receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano)

Se as células cancerígenas tiverem um grande número de qualquer um desses receptores, o câncer será considerado "positivo" para esse receptor. Por exemplo, se suas células cancerígenas têm muitos receptores HER2, o câncer é chamado de "positivo para HER2".

Se suas células cancerígenas têm um número baixo de receptores, seu câncer é considerado "negativo" para esse receptor. Por exemplo, se suas células cancerígenas têm muito poucos receptores HER2, o câncer é chamado de "negativo para HER2".

O seu médico usa informações sobre os receptores para saber mais sobre o tipo específico de câncer de mama que você possui. Isso os ajuda a escolher o melhor tratamento para você.

O tipo de tratamento que você recebe também pode depender da sua genética. Pessoas com mutações nos genes do gene 1 do câncer de mama (BRCA1) ou 2 do câncer de mama (BRCA2) têm um risco aumentado de câncer de mama. Todo mundo tem genes BRCA, mas em algumas pessoas, esses genes são mutados. Genes anormais são transmitidos nas famílias.

O seu médico pode solicitar um teste para verificar se há mutações no BRCA. Isso os ajudará a personalizar seu tratamento contra o câncer.

Às vezes, o câncer de mama se espalha para fora da mama. Pode se espalhar perto do peito (câncer localmente avançado) ou para outras partes do corpo (câncer metastático). O seu médico solicitará exames de imagem para ver onde o câncer se espalhou em seu corpo. Isso também ajuda o seu médico a escolher a melhor opção de tratamento para você.

Tratamento Talzenna para câncer de mama

O Talzenna é usado para tratar o câncer de mama com cada uma das seguintes características (algumas das quais são descritas em mais detalhes na seção acima):

  • Receptor hormonal positivo ou receptor hormonal negativo. Essas células cancerígenas podem ou não ter receptores (locais de fixação) para estrogênio ou progesterona.
  • Mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 (tipos de genes de câncer de mama). Essas mutações (alterações anormais) aumentam o risco de ter certos tipos de câncer. O câncer com mutações no gene BRCA é chamado de BRCA positivo.
  • Câncer de mama HER2-negativo. Essas células cancerígenas não possuem muitas proteínas HER2 (receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano) em sua superfície.
  • Doença avançada. Esse tipo de câncer se espalhou perto da mama (chamada doença localmente avançada) ou para outras partes do corpo (chamada doença metastática).

Eficácia

Um estudo clínico analisou pessoas com câncer de mama positivo para BRCA e HER2 negativo. As pessoas que tomavam Talzenna passaram mais tempo sem o câncer crescer ou se espalhar do que as que usavam quimioterapia.

Neste estudo, 62,6% das pessoas que tomavam Talzenna tiveram seu câncer reduzido em 30% ou mais. Nas pessoas que tomam medicamentos quimioterápicos, 27,2% tiveram seu câncer reduzido em 30% ou mais.

Outros usos em estudo

Talzenna está sendo estudado em ensaios clínicos de fase III como um tratamento para outras condições que não o câncer de mama. Ensaios de fase III são feitos para comparar um novo tratamento com outros medicamentos já usados ​​para tratar uma determinada condição. Alguns desses ensaios de fase III são descritos abaixo.

Câncer de próstata

Talzenna está sendo estudado como um tratamento para câncer de próstata avançado. Neste estudo, o Talzenna está sendo testado em combinação com o Xtandi (enzalutamida), um medicamento redutor de hormônios aprovado para tratar o câncer de próstata.

cancro do ovário

Talzenna também está sendo estudado como um tratamento para o câncer de ovário. Neste estudo, o Talzenna está sendo usado em combinação com outros medicamentos anticâncer ou após tratamento com medicamentos anticâncer. Este estudo não aceita mais novos participantes.

Câncer de pulmão

Um estudo em andamento está testando a eficácia do Talzenna no tratamento de câncer de pulmão avançado. Neste estudo, o Talzenna está sendo comparado a vários outros medicamentos quimioterápicos e anticâncer.

Dosagem de Talzenna

A dose de Talzenna prescrita pelo seu médico dependerá de vários fatores. Esses incluem:

  • quão bem seu corpo tolera os efeitos colaterais de Talzenna (como baixa contagem de glóbulos vermelhos ou glóbulos brancos)
  • sua função renal
  • outros medicamentos que você está tomando que podem interagir com Talzenna

As informações a seguir descrevem as dosagens geralmente usadas ou recomendadas. No entanto, certifique-se de tomar a dose prescrita pelo seu médico para você. O seu médico determinará a melhor dose para atender às suas necessidades.

Formas e vantagens de medicamentos

Talzenna vem em cápsulas que são tomadas por via oral. Está disponível em dois pontos fortes: 0,25 mg e 1 mg.

Dosagem para câncer de mama

A dose habitual recomendada de Talzenna é de 1 mg, administrada por via oral uma vez ao dia.

A dose de Talzenna para tratamento de câncer de mama pode ser alterada, se necessário. O seu médico pode administrar uma dose mais baixa, dependendo de vários fatores, como efeitos colaterais que você pode ter e se você tem doença renal.

Se você tiver dúvidas sobre a dosagem certa para você, converse com seu médico.

E se eu perder uma dose?

Se você perder uma dose de Talzenna, apenas tome a próxima dose no horário regular. Não tome mais de uma dose de cada vez. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves.

Vou precisar usar este medicamento a longo prazo?

Depende de como seu corpo responde a Talzenna. Se o Talzenna estiver impedindo o crescimento ou a disseminação do câncer, e você conseguir controlar os efeitos colaterais, o seu médico poderá recomendar o uso deste medicamento a longo prazo (vários meses a vários anos).

Talzena e álcool

Não há interações conhecidas entre Talzenna e álcool no momento. No entanto, o Talzenna causa alguns dos mesmos efeitos colaterais que podem ocorrer após o consumo excessivo de álcool. Esses efeitos colaterais incluem:

  • dor de cabeça
  • diarréia
  • náusea
  • vômito
  • fadiga (falta de energia)

Beber álcool enquanto estiver a tomar Talzenna pode aumentar o risco destes efeitos secundários. Converse com seu médico sobre se o consumo de álcool é seguro para você durante o tratamento com Talzenna.

Interações com Talzenna

Talzenna pode interagir com vários outros medicamentos. Também pode interagir com certos suplementos, bem como certos alimentos.

Interações diferentes podem causar efeitos diferentes. Por exemplo, alguns podem interferir no desempenho de um medicamento, enquanto outros podem causar efeitos colaterais aumentados.

Talzenna e outros medicamentos

Abaixo estão as listas de medicamentos que podem interagir com Talzenna. Essas listas não contêm todos os medicamentos que podem interagir com o Talzenna.

Antes de tomar Talzenna, informe o seu médico e farmacêutico sobre todos os medicamentos prescritos, vendidos sem receita e outros medicamentos que você toma. Informe-os também sobre as vitaminas, ervas e suplementos que você usa. Compartilhar essas informações pode ajudar a evitar possíveis interações.

Se você tiver dúvidas sobre as interações medicamentosas que podem afetá-lo, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Certos medicamentos para pressão arterial ou freqüência cardíaca

Tomar Talzenna com certos medicamentos para pressão arterial ou para batimentos cardíacos pode aumentar os níveis de Talzenna em seu corpo. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves.

Exemplos de medicamentos para pressão arterial ou freqüência cardíaca que podem aumentar os níveis de Talzenna incluem:

  • amiodarona (Nexterona, Pacerone)
  • carvedilol (Coreg, Coreg CR)
  • verapamil (Calan, Verelan)
  • diltiazem (Cardizem, Cartia XR, Diltzac)
  • felodipina

Se você precisar tomar esses medicamentos durante o tratamento com Talzenna, seu médico diminuirá sua dose de Talzenna até que você não esteja mais em risco com essa interação.

Certos anti-infecciosos

Tomar Talzenna com certos antibióticos ou antifúngicos pode aumentar os níveis de Talzenna no seu corpo. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves.

Exemplos desses anti-infecciosos incluem:

  • azitromicina (Zithromax)
  • claritromicina (Biaxan XL)
  • itraconazol (Onmel, Sporanox, Tolsura)
  • cetoconazol (Extina, Nizoral, Xolegel)

Se você precisar tomar um desses antibióticos ou antifúngicos enquanto estiver usando Talzenna, seu médico poderá diminuir sua dose de Talzenna até que você não esteja mais tomando antibióticos ou antifúngicos.

Alternativas ao Talzenna

Estão disponíveis outros medicamentos que podem tratar o câncer de mama. Alguns podem ser mais adequados para você do que outros. Se você estiver interessado em encontrar uma alternativa ao Talzenna, fale com seu médico para saber mais sobre outros medicamentos que podem funcionar bem para você.

Nota: Alguns dos medicamentos listados aqui são usados ​​off-label para tratar esta condição específica. O uso off-label é quando um medicamento aprovado para tratar uma condição é usado para tratar uma condição diferente.

O Talzenna é usado para tratar câncer de mama negativo para HER2 e localmente avançado ou metastático em pessoas com genes BRCA alterados. Exemplos de outros medicamentos que podem ser usados ​​para tratar esse tipo de câncer de mama incluem:

  • doxorrubicina (Doxil, Lipodox)
  • paclitaxel (Abraxane, Taxol)
  • gencitabina (Gemzar, Infugem)
  • capecitabina (Xeloda)
  • vinorelbina (Navelbina)
  • bevacizumabe (Avastin, Mvasi)
  • eribulina (Halaven)
  • carboplatina
  • ciclofosfamida
  • docetaxel (Taxotere)

Talzenna vs. Lynparza

Você pode se perguntar como o Talzenna se compara a outros medicamentos prescritos para usos semelhantes. Aqui, veremos como Talzenna e Lynparza são iguais e diferentes.

Geral

Talzenna contém o medicamento talazoparibe. Lynparza contém o medicamento olaparibe. Ambos os medicamentos pertencem à mesma classe de medicamentos: inibidores da poli ADP-ribose polimerase (PARP).

Usos

Talzenna e Lynparza são ambos aprovados pela FDA para uso em adultos. Esses medicamentos são usados ​​para tratar o câncer de mama que possui todas as seguintes características:

  • Receptor hormonal positivo ou receptor hormonal negativo. Essas células cancerígenas podem ou não ter receptores (locais de fixação) para estrogênio ou progesterona.
  • Mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 (tipos de genes de câncer de mama). Essas mutações (alterações anormais) aumentam o risco de ter certos tipos de câncer. O câncer com mutações no gene BRCA é chamado de BRCA positivo.
  • Câncer de mama HER2-negativo. Essas células cancerígenas não possuem proteínas HER2 (receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano) em sua superfície.
  • Doença avançada. Esse tipo de câncer se espalhou perto da mama (chamada doença localmente avançada) ou para outras partes do corpo (chamada doença metastática).

(Consulte a seção “Talzenna para câncer de mama” acima para obter mais informações sobre esse tipo de câncer.)

O Lynparza é aprovado para uso em pessoas cujo câncer de mama não respondeu suficientemente bem aos medicamentos de quimioterapia.

Lynparza também é aprovado como:

  • tratamento de manutenção do câncer de ovário avançado com mutação no BRCA
  • tratamento de manutenção do câncer de ovário recorrente
  • tratamento do câncer de ovário avançado com mutação no BRCA, em pessoas cujo câncer não respondeu suficientemente bem a três ou mais medicamentos quimioterápicos diferentes

Formas e administração de medicamentos

Talzenna vem em cápsulas, disponíveis em dois pontos fortes: 0,25 mg e 1 mg. A dose habitual recomendada de Talzenna é de 1 mg por via oral uma vez ao dia.

Lynparza vem como um comprimido, disponível em dois pontos fortes: 150 mg e 100 mg. A dose habitual recomendada de Lynparza é de 300 mg por via oral duas vezes ao dia.

A dose de Talzenna e Lynparza pode precisar ser reduzida em algumas pessoas. Seu médico pode diminuir sua dose se você tiver doença renal, efeitos colaterais que não podem ser gerenciados ou interações medicamentosas com outros medicamentos que você estiver tomando.

Efeitos colaterais e riscos

Talzenna e Lynparza contêm drogas diferentes, mas agem de maneira semelhante em seu corpo. Portanto, ambos os medicamentos podem causar efeitos colaterais muito semelhantes e alguns efeitos colaterais diferentes. Abaixo estão exemplos desses efeitos colaterais.

Efeitos colaterais mais comuns

Essas listas contêm exemplos de efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com Talzenna, Lynparza ou com os dois medicamentos (quando tomados individualmente).

  • Pode ocorrer com Talzenna:
    • perda de cabelo
  • Pode ocorrer com o Lynparza:
    • dor de estômago ou chateado
    • tontura
    • infecções respiratórias superiores, como resfriado comum ou sinusite
    • feridas na boca ou nos lábios
    • gosto prejudicado
  • Pode ocorrer com o Talzenna e o Lynparza:
    • náusea
    • diarréia
    • fadiga (falta de energia)
    • dor de cabeça
    • perda de apetite
    • vômito

Efeitos secundários graves

Essas listas contêm exemplos de efeitos colaterais graves que podem ocorrer com o Talzenna, com o Lynparza ou com os dois medicamentos (quando tomados individualmente).

  • Pode ocorrer com Talzenna:
    • alguns efeitos colaterais sérios únicos
  • Pode ocorrer com o Lynparza:
    • pneumonite (inflamação nos pulmões)
  • Pode ocorrer com o Talzenna e o Lynparza:
    • anemia (glóbulos vermelhos baixos)
    • trombocitopenia (plaquetas baixas)
    • neutropenia (glóbulos brancos baixos)
    • síndrome mielodisplásica / leucemia mielóide aguda (câncer no sangue ou medula óssea)

Eficácia

Talzenna e Lynparza têm diferentes usos aprovados pela FDA, mas ambos são usados ​​para tratar câncer de mama metastático HER2-negativo, BRCA-positivo.

Esses medicamentos não foram diretamente comparados em estudos clínicos. No entanto, estudos descobriram que Talzenna e Lynparza são eficazes para o tratamento desse tipo de câncer de mama.

De acordo com as diretrizes de tratamento, Lynparza e Talzenna são opções de primeira escolha para pessoas com câncer de mama metastático HER2-negativo, BRCA-positivo.

Custos

Talzenna e Lynparza são medicamentos de marca. Atualmente, não existem formas genéricas de nenhum desses medicamentos. Medicamentos de marca geralmente custam mais do que genéricos.

De acordo com estimativas do WellRx.com, Talzenna e Lynparza geralmente custam aproximadamente o mesmo. O preço real que você pagará por qualquer medicamento depende da sua dose, do seu plano de seguro e da farmácia que você usa.

Como tomar Talzenna

Você deve tomar Talzenna de acordo com as instruções do seu médico ou profissional de saúde.

Quando tomar

Talzenna deve ser tomado uma vez ao dia, aproximadamente à mesma hora do dia.

Ao tomar Talzenna com alimentos

Talzenna pode ser tomado com ou sem alimentos.

Talzenna pode ser esmagado?

Não, as cápsulas de Talzenna não devem ser esmagadas. Eles devem ser engolidos inteiros, para que o medicamento seja liberado em seu corpo pela quantidade certa de tempo.

Se você tiver problemas para engolir comprimidos, converse com seu médico sobre outras opções de tratamento ou maneiras de facilitar a ingestão dos comprimidos.

Como funciona o Talzenna

Talzenna contém o medicamento ativo talazoparibe. Pertence a uma classe de medicamentos denominada inibidores da poli ADP-ribose polimerase (PARP). É usado para tratar o câncer de mama HER2 negativo e BRCA positivo localmente avançado (espalhado perto da mama) ou metastático (espalhado para outras áreas do corpo).

Sobre este tipo de câncer de mama

O Talzenna é usado para tratar certas formas de câncer de mama que possuem todas as seguintes características:

  • Receptor hormonal positivo ou receptor hormonal negativo. Essas células cancerígenas podem ou não ter receptores (locais de fixação) para estrogênio ou progesterona.
  • Mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2 (tipos de genes de câncer de mama). Essas mutações (alterações anormais) aumentam o risco de ter certos tipos de câncer. O câncer com mutações no gene BRCA é chamado de BRCA positivo.
  • Câncer de mama HER2-negativo. Essas células cancerígenas não possuem proteínas HER2 (receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano) em sua superfície.
  • Doença avançada. Esse tipo de câncer se espalhou perto da mama (chamada doença localmente avançada) ou para outras partes do corpo (chamada doença metastática).

O que Talzenna faz

As células cancerígenas geralmente crescem rapidamente dentro do seu corpo. O processo de crescimento (produção de mais células cancerígenas) pode levar a danos no DNA (material genético) dentro das células. As células usam enzimas (certas proteínas) para ajudar a reparar seu DNA, para que mais células possam ser produzidas.

Talzenna trabalha bloqueando a atividade da PARP, que é uma das enzimas que ajuda as células a reparar seu DNA quebrado.

Talzenna é usado para tratar o câncer de mama em pessoas que sofreram mutações nos genes BRCA. O gene BRCA também está envolvido no reparo do DNA dentro das células, mas funciona de maneira diferente da PARP. Pessoas com genes BRCA mutados não conseguem reparar algumas formas de dano ao DNA em suas células.

Bloquear PARP em pessoas com genes BRCA mutados ajuda a parar de duas maneiras pelas quais as células são capazes de reparar seu DNA. Isso leva a mais DNA danificado nas células. Quando o DNA fica muito danificado, mensageiros químicos em seu corpo dizem para as células morrerem.

Ao impedir o reparo do DNA, o Talzenna ajuda a diminuir o número de células cancerígenas no seu corpo. Isso retarda o crescimento e a propagação do câncer de mama.

Quanto tempo leva para o trabalho?

Talzenna começa a trabalhar em seu corpo logo após você tomá-lo. No entanto, o objetivo do tratamento com Talzenna é interromper o crescimento do câncer. Não é possível dizer com certeza a rapidez com que a droga impede as células cancerígenas de crescerem e se espalharem.

Em um estudo clínico de pessoas que tomam Talzenna, o medicamento foi eficaz para algumas pessoas. Nessas pessoas, cerca de 45% tiveram um tamanho menor de tumor 49 dias após começarem a tomar Talzenna. Nem todos neste estudo tiveram uma resposta ao tratamento.

O seu médico discutirá maneiras de monitorar seu progresso durante o tratamento. Isso ajudará você a saber se o medicamento está funcionando para você.

Talzenna e gravidez

Não há estudos suficientes em humanos para saber se é seguro tomar o Talzenna durante a gravidez. No entanto, estudos em animais mostraram danos (incluindo malformações esqueléticas e morte) ao feto quando a mãe recebeu o medicamento durante a gravidez. Lembre-se de que estudos em animais nem sempre prevêem como um medicamento afetará os seres humanos.

Antes de iniciar o tratamento com Talzenna, seu médico recomendará um teste de gravidez se você for uma mulher em idade fértil. Se você estiver grávida, talvez não consiga tomar Talzenna. O seu médico provavelmente recomendará que você espere até depois do parto antes de iniciar o tratamento com o medicamento.

Talzenna e controle de natalidade

Como o Talzenna pode ser prejudicial à gravidez, é importante evitar a gravidez enquanto estiver usando este medicamento.

Mulheres em idade fértil que tomam Talzenna devem usar controle de natalidade (contracepção) durante o tratamento. Eles devem continuar a usar métodos contraceptivos por pelo menos sete meses após a última dose de Talzenna.

Homens que tomam Talzenna sexualmente ativos com mulheres que podem engravidar também devem usar controle de natalidade (como preservativos) durante o tratamento. Eles devem continuar a usar métodos contraceptivos por pelo menos quatro meses após a última dose. Isso é importante mesmo se a parceira estiver usando controle de natalidade.

Talzenna e amamentação

Não se sabe se o Talzenna passa para o leite materno. No entanto, a amamentação enquanto estiver a tomar Talzenna não é recomendada. Isso ocorre porque os efeitos colaterais de Talzenna podem ser graves se o medicamento for consumido no leite materno por uma criança. Você deve esperar um mês inteiro após receber sua última dose de Talzenna antes de amamentar.

Se você estiver considerando o tratamento com Talzenna durante a amamentação, converse com seu médico sobre outras maneiras saudáveis ​​de alimentar seu filho.

Perguntas comuns sobre Talzenna

Aqui estão as respostas para algumas perguntas freqüentes sobre o Talzenna.

Talzenna é um tipo de quimioterapia?

Não, o Talzenna não é considerado um tipo de quimioterapia (medicamentos padrão usados ​​para tratar o câncer). Os medicamentos quimioterápicos funcionam de maneira diferente do que Talzenna.

Os medicamentos para quimioterapia funcionam matando ou interrompendo o crescimento de células que crescem rapidamente, como as células cancerígenas. Os medicamentos quimioterápicos são ativos contra todas as células de crescimento rápido, o que significa que elas podem afetar células não cancerosas (saudáveis) do corpo. As áreas comuns do seu corpo que podem ser afetadas pelos medicamentos quimioterápicos incluem os folículos capilares e o revestimento do intestino.

Talzenna funciona de maneira diferente da quimioterapia. É um tipo de terapia direcionada projetada para atacar células cancerígenas específicas ou certas partes de células cancerígenas. Como os medicamentos direcionados são feitos para trabalhar com substâncias específicas, eles podem causar menos danos às células normais do corpo.

Posso usar este medicamento se tiver feito uma mastectomia?

Sim você pode.Se você precisar de tratamento adicional depois de fazer uma mastectomia, seu médico pode considerar prescrever o Talzenna ou outros tratamentos contra o câncer.

Pode Talzenna ser usado para machos e fêmeas?

Sim. Talzenna pode ser usado para homens ou mulheres com certos tipos de câncer de mama.

No estudo clínico usado para aprovação da Talzenna pela FDA, 1,6% das pessoas que tomavam Talzenna eram do sexo masculino. Na população em geral, o câncer de mama é menos comum em homens do que em mulheres.

Avisos de Talzenna

Antes de tomar Talzenna, converse com seu médico sobre seu histórico de saúde. Talzenna pode não ser adequado para você se você tiver a seguinte condição médica:

  • Doenças sanguíneas. A talzena pode causar diminuição dos níveis de certas células sanguíneas, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Essas condições podem aumentar o risco de infecções, sangramento e anemia. As doenças do sangue podem estar associadas a certos tipos de câncer (síndrome mielodisplásica / leucemia mielóide aguda). Se você tiver baixos níveis de certas células sanguíneas antes do tratamento, seu médico esperará para iniciar o tratamento até que sua contagem sanguínea retorne a um nível saudável.

Nota: Para obter mais informações sobre os possíveis efeitos negativos do Talzenna, consulte a seção "Efeitos colaterais do Talzenna" acima.

Overdose de Talzenna

Tomar Talzenna em excesso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Também pode piorar os efeitos colaterais comuns.

Sintomas de overdose

Os sintomas de uma overdose podem incluir:

  • diarréia
  • náusea
  • vômito
  • falta de apetite
  • dor de cabeça
  • fadiga (falta de energia)

O que fazer em caso de overdose

Se você acha que tomou muito deste medicamento, ligue para seu médico ou procure orientação nos Centros de Controle de Venenos da Associação Americana pelo número 800-222-1222 ou através de sua ferramenta on-line. Mas se seus sintomas forem graves, ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência mais próxima imediatamente.

Expiração, armazenamento e descarte de Talzenna

Quando você compra o Talzenna da farmácia, o farmacêutico adiciona uma data de validade ao rótulo da garrafa. Esta data é tipicamente um ano a partir da data em que eles dispensaram o medicamento.

A data de validade ajuda a garantir a eficácia do medicamento durante esse período. A posição atual da Food and Drug Administration (FDA) é evitar o uso de medicamentos vencidos. Se você tiver usado um medicamento não utilizado que tenha passado o prazo de validade, converse com seu farmacêutico sobre se você ainda pode usá-lo.

Armazenamento

Quanto tempo um medicamento permanece bom pode depender de muitos fatores, incluindo como e onde você armazena o medicamento.

As cápsulas de Talzenna devem ser armazenadas em temperatura ambiente (20 ° C a 20 ° C a 25 ° C), em um recipiente bem fechado e longe da luz. Evite armazenar este medicamento em áreas onde possa ficar úmido ou úmido, como banheiros.

Disposição

Se você não precisar mais tomar Talzenna e tiver remédios restantes, é importante descartá-lo com segurança. Isso ajuda a impedir que outras pessoas, incluindo crianças e animais de estimação, tomem o medicamento por acidente. Também ajuda a impedir que a droga prejudique o meio ambiente.

O site da FDA fornece várias dicas úteis sobre o descarte de medicamentos. Você também pode pedir ao seu farmacêutico informações sobre como descartar seu medicamento.

Informações profissionais para Talzenna

As informações a seguir são fornecidas para clínicos e outros profissionais de saúde.

Indicações

O talzena (talazoparibe) é indicado para o tratamento do câncer de mama com cada uma das seguintes características:

  • BRCA mutante deletério ou suspeito deletério (gBRCAm)
  • negativo do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2)
  • doença localmente avançada ou metastática
  • receptor hormonal positivo ou receptor hormonal negativo

Mecanismo de ação

Talzenna é um inibidor da poli-ADP-ribose polimerase (PARP). Talzenna inibe PARP1 e PARP2, enzimas envolvidas no reparo do DNA. O bloqueio das enzimas PARP impede que as células cancerígenas reparem o DNA, o que leva a danos no DNA, diminuição da proliferação celular e apoptose das células cancerígenas.

Farmacocinética e metabolismo

O tempo até a concentração máxima é de aproximadamente uma a duas horas após a administração oral. As concentrações no estado estacionário são atingidas em duas a três semanas.

O metabolismo ocorre via oxidação, desidrogenação e conjugação, com envolvimento hepático mínimo. A meia-vida média do terminal é de 90 horas. A eliminação ocorre principalmente na urina (~ 68,7%) e nas fezes (~ 19,7%).

Insuficiência renal moderada aumenta a exposição e requer um ajuste da dose.

Contra-indicações

Não há contra-indicações absolutas ao uso de Talzenna.

Armazenamento

O Talzenna deve ser armazenado em temperatura ambiente (20 ° C a 20 ° C a 25 ° C).

aviso Legal: Medical News Today fez todos os esforços para garantir que todas as informações sejam factualmente corretas, abrangentes e atualizadas. No entanto, este artigo não deve ser usado como um substituto para o conhecimento e a experiência de um profissional de saúde licenciado. Você deve sempre consultar seu médico ou outro profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento. As informações sobre medicamentos aqui contidas estão sujeitas a alterações e não se destinam a cobrir todos os usos possíveis, instruções, precauções, avisos, interações medicamentosas, reações alérgicas ou efeitos adversos. A ausência de avisos ou outras informações para um determinado medicamento não indica que a combinação de medicamentos ou medicamentos seja segura, eficaz ou apropriada para todos os pacientes ou todos os usos específicos.

Popular

Câncer cervical

Câncer cervical

O câncer cervical é o câncer que começa no colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero (útero) que e abre na parte uperior da vagina.Em todo...
Pancreatite - crianças

Pancreatite - crianças

A pancreatite em criança , como em adulto , ocorre quando o pâncrea fica inchado e inflamado.O pâncrea é um órgão atrá do e tômago.Ele produz ub tância qu&...