Terazosina, Cápsula Oral
Contente
- Avisos importantes
- O que é terazosina?
- Por que é usado
- Como funciona
- Efeitos colaterais da terazosina
- Efeitos colaterais mais comuns
- Efeitos colaterais graves
- A terazosina pode interagir com outros medicamentos
- Medicamento para pressão arterial
- Medicamentos para disfunção erétil (DE)
- Avisos de terazosina
- Aviso de alergia
- Advertências para pessoas com certas condições de saúde
- Avisos para outros grupos
- Como tomar terazosina
- Formas e pontos fortes
- Dosagem para hiperplasia benigna da próstata
- Dosagem para hipertensão (pressão alta)
- Considerações especiais de dosagem
- Siga as instruções
- Considerações importantes para tomar terazosina
- Geral
- Armazenamento
- Recargas
- Viagem
- Monitoramento clínico
- Existem alternativas?
Destaques para terazosina
- A cápsula oral de terazosina está disponível apenas como medicamento genérico.
- A terazosina é fornecida apenas em cápsulas para administração oral.
- Terazosina cápsula oral é usada para melhorar o fluxo urinário e outros sintomas de hiperplasia prostática benigna (BPH) em homens. Também é usado para tratar a hipertensão em homens e mulheres.
Avisos importantes
- Aviso de pressão arterial baixa: A terazosina pode causar uma queda repentina da pressão arterial. Isso geralmente ocorre quando você se levanta depois de se deitar ou sentar. Isso é chamado de hipotensão ortostática. Você pode sentir tonturas, desmaios ou vertigens. Pode ocorrer a qualquer momento enquanto você estiver tomando este medicamento. No entanto, é mais provável que ocorra logo após a sua primeira dose e durante os primeiros dias de tratamento.
- Aviso de ereção dolorosa: Este medicamento pode causar priapismo, uma ereção dolorosa do pênis que dura horas. Se você tiver uma ereção anormal, vá para o pronto-socorro mais próximo imediatamente. Se não for tratada, essa condição pode levar à impotência (incapacidade permanente de ter uma ereção).
- Aviso de cirurgia de catarata: Se você vai fazer uma cirurgia de catarata, certifique-se de dizer ao seu médico que você está tomando este medicamento. A síndrome da íris flexível intra-operatória (IFIS) pode ocorrer durante esta cirurgia em pessoas que tomam terazosina. O IFIS causa problemas na íris do olho.
O que é terazosina?
A terazosina é um medicamento prescrito. É fornecido apenas em cápsulas para administração oral.
A cápsula oral de terazosina só está disponível como medicamento genérico. Os medicamentos genéricos geralmente custam menos do que os medicamentos de marca.
Por que é usado
A terazosina é usada para melhorar o fluxo urinário e outros sintomas de hiperplasia prostática benigna (BPH) em homens. Também é usado no tratamento da hipertensão arterial em homens e mulheres.
A terazosina pode ser usada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que pode ser necessário tomá-lo com outros medicamentos.
Como funciona
A terazosina pertence a uma classe de medicamentos chamados bloqueadores alfa. Uma classe de medicamentos se refere a um grupo de medicamentos que funcionam de maneira semelhante. Esses medicamentos são freqüentemente usados para tratar condições semelhantes.
A terazosina atua relaxando os músculos da bexiga e da próstata para melhorar o fluxo urinário. Também alarga os vasos sanguíneos do corpo para que o sangue flua com mais facilidade. Isso ajuda a diminuir a pressão arterial.
Efeitos colaterais da terazosina
A cápsula oral de terazosina pode causar uma queda repentina da pressão arterial. Isso geralmente ocorre quando você fica de pé depois de se deitar ou sentar. É chamada de hipotensão ortostática. Você pode sentir tonturas, desmaios ou vertigens. Pode ocorrer a qualquer momento enquanto você estiver tomando este medicamento. No entanto, é mais provável que ocorra logo após a primeira dose e durante os primeiros dias de tratamento.
A terazosina também pode causar outros efeitos colaterais.
Efeitos colaterais mais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com a terazosina incluem:
- fraqueza
- pressão sanguínea baixa
- sonolência
- nariz entupido ou escorrendo
- impotência (incapacidade de ter uma ereção)
- visão turva ou turva
- náusea
- inchaço ou inchaço nas mãos, pés ou pernas
- aumento da frequência cardíaca
- infecção do trato urinário
Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer em alguns dias ou algumas semanas. Se eles forem mais graves ou não desaparecerem, converse com seu médico ou farmacêutico.
Efeitos colaterais graves
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 911 se os seus sintomas parecerem fatais ou se você achar que está tendo uma emergência médica. Os efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir o seguinte:
- Reação alérgica. Os sintomas podem incluir:
- erupção cutânea
- febre
- falta de ar
- Priapismo (ereção dolorosa do pênis que dura horas)
- Trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas no sangue)
- Fibrilação atrial (batimento cardíaco irregular)
- Síndrome intraoperatória da íris flexível (IFIS). Essa condição pode ocorrer durante a cirurgia de catarata. Isso causa problemas na íris do olho. Se você vai fazer uma cirurgia de catarata, diga ao seu médico que você está tomando um bloqueador alfa.
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que essas informações incluam todos os efeitos colaterais possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Sempre discuta os possíveis efeitos colaterais com um profissional de saúde que conheça seu histórico médico.
A terazosina pode interagir com outros medicamentos
A cápsula oral de terazosina pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você esteja tomando. Uma interação ocorre quando uma substância altera a forma como a droga funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.
Para ajudar a evitar interações, seu médico deve administrar todos os seus medicamentos com cuidado. Certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para descobrir como este medicamento pode interagir com outra coisa que você está tomando, converse com seu médico ou farmacêutico.
Exemplos de medicamentos que podem causar interações com a terazosina estão listados abaixo.
Medicamento para pressão arterial
Levando verapamil com terazosina pode causar pressão arterial muito baixa.
Medicamentos para disfunção erétil (DE)
Quando tomados com terazosina, os medicamentos para tratar a DE podem causar pressão arterial muito baixa. Exemplos dessas drogas incluem:
- avanafil
- tadalafil
- vardenafil
- sildenafil
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos interagem de maneira diferente em cada pessoa, não podemos garantir que essas informações incluam todas as interações possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Sempre fale com seu provedor de serviços de saúde sobre as possíveis interações com todos os medicamentos prescritos, vitaminas, ervas e suplementos e medicamentos sem receita que você está tomando.
Avisos de terazosina
A cápsula oral de Terazosina vem com vários avisos.
Aviso de alergia
Este medicamento pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:
- Problemas respiratórios
- inchaço da garganta ou língua
Se você desenvolver esses sintomas, ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro mais próximo.
Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a eleou a qualquer ingrediente da cápsula de terazosina. Tomar de novo pode ser fatal (causar a morte). Se você tiver dúvidas sobre suas alergias e sobre o uso deste medicamento, converse com seu médico ou farmacêutico.
Advertências para pessoas com certas condições de saúde
Para pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa): Se você estiver usando este medicamento para hipertrofia benigna da próstata e também tiver pressão arterial baixa, a terazosina pode baixar sua pressão arterial ainda mais.
Para pessoas com trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas): Este medicamento causou baixa contagem de plaquetas no sangue de algumas pessoas que o tomam. Se você já tem essa condição, tomar este medicamento pode piorar a situação. Enquanto estiver a tomar este medicamento, o seu médico pode monitorizar a sua contagem de plaquetas através de análises ao sangue.
Para pessoas com risco de quedas: Se você corre o risco de cair, a pressão arterial baixa que pode ocorrer ao tomar este medicamento pode aumentar o risco de queda. Os fatores que colocam você em risco de quedas incluem ser idoso (com 65 anos ou mais), ter osteoporose e problemas de equilíbrio.
Para ajudar a reduzir o risco de queda, se você estiver tomando este medicamento uma vez por dia, tome-o na hora de dormir. Além disso, certifique-se de mover-se lentamente ao se levantar depois de sentar ou deitar.
Avisos para outros grupos
Para mulheres grávidas: A terazosina é um medicamento de categoria C. Isso significa duas coisas:
- Pesquisas em animais mostraram efeitos adversos para o feto quando a mãe toma o medicamento.
- Não houve estudos suficientes feitos em humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto.
Converse com seu médico se você estiver grávida ou planejando engravidar. Este medicamento só deve ser usado se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.
Para mulheres que estão amamentando: Não se sabe se este medicamento passa para o leite materno. Converse com seu médico sobre se você deve tomar este medicamento durante a amamentação.
Para idosos: A redução da pressão arterial que pode ocorrer com mudanças de postura ao tomar este medicamento pode aumentar o risco de queda. Para ajudar a reduzir o risco de quedas, tome este medicamento na hora de dormir se estiver tomando uma vez ao dia. Além disso, certifique-se de mover-se lentamente ao se levantar depois de sentar ou deitar.
Para crianças: Este medicamento não foi estabelecido como seguro ou eficaz para uso em crianças menores de 18 anos.
Se você está tomando este medicamento para tratar a BPH, deverá ver seus sintomas começarem a melhorar em 2 a 4 semanas. Se você o está tomando para tratar a hipertensão, deve notar uma mudança imediatamente ao verificar sua pressão arterial.Como tomar terazosina
Estas informações de dosagem são para cápsulas orais de terazosina. Todas as dosagens possíveis podem não estar incluídas aqui. O seu médico dir-lhe-á qual a dosagem certa para si. A dosagem, a forma do medicamento e a frequência com que você toma o medicamento dependerão de:
- sua idade
- a condição sendo tratada
- quão grave é a sua condição
- outras condições médicas que você tem
- como você reage à primeira dose
Formas e pontos fortes
Genérico: Terazosina
- Formato: cápsula oral
- Forças: 1 mg, 2 mg, 5 mg, 10 mg
Dosagem para hiperplasia benigna da próstata
Dosagem para adultos (maiores de 18 anos)
- Dosagem inicial típica: 1 mg por dia ao deitar.
- Aumentos de dosagem: O seu médico pode aumentar gradualmente a sua dosagem para 2 mg, 5 mg ou 10 mg por dia. Qualquer aumento em sua dosagem dependerá de como seu corpo responde à medicação.
- Se você estiver tomando a dose diária de 10 mg, seu médico vai querer esperar pelo menos 4-6 semanas antes de aumentar a dosagem. Isso ajudará a confirmar se o medicamento está funcionando. Após esse período, a dosagem pode ser aumentada para 20 mg por dia, se necessário.
- Se você parar de tomar este medicamento por vários dias, certifique-se de reiniciar o medicamento com 1 mg / dia. Não pare de tomar este medicamento sem falar primeiro com o seu médico.
- Dosagem máxima: 20 mg por dia.
Dosagem para crianças (idades de 0 a 17 anos)
A dosagem para menores de 18 anos não foi estabelecida.
Dosagem para hipertensão (pressão alta)
Dosagem para adultos (maiores de 18 anos)
- Dosagem inicial típica: 1 mg uma vez por dia ao deitar.
- Aumentos de dosagem: O seu médico pode aumentar gradualmente a sua dosagem. A dosagem usual recomendada é de 1 a 5 mg uma vez ao dia. No entanto, você pode se beneficiar com doses de até 20 mg por dia.
- Você pode ajudar a determinar se são necessárias alterações em sua dosagem. Faça isso verificando sua pressão arterial imediatamente antes da próxima dose e novamente 2–3 horas após essa dose. As alterações na sua dosagem podem ser uma alteração na quantidade da sua dose, ou uma mudança de tomar este medicamento uma vez ao dia para duas vezes ao dia.
- Se você parar de tomar este medicamento por vários dias, certifique-se de reiniciar o medicamento com 1 mg / dia. Não pare de tomar este medicamento sem falar primeiro com o seu médico.
- Dosagem máxima: 20 mg por dia. Doses acima de 20 mg por dia não reduzem mais a pressão arterial.
Dosagem para crianças (idades de 0 a 17 anos)
A dosagem para menores de 18 anos não foi estabelecida.
Considerações especiais de dosagem
Tomar terazosina ao mesmo tempo que outros medicamentos que reduzem a pressão arterial pode causar pressão arterial muito baixa.Pode ser necessário alterar a dosagem de terazosina ou de qualquer outro medicamento que você tome para hipertensão. Fale com seu médico para mais informações.
Aviso Legal: Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que esta lista inclua todas as dosagens possíveis. Esta informação não substitui o conselho médico. Fale sempre com o seu médico ou farmacêutico sobre as dosagens certas para você.
Não pare de tomar este medicamento sem falar primeiro com o seu médico. A interrupção repentina deste medicamento pode resultar em um aumento repentino e perigoso da pressão arterial.Siga as instruções
Terazosina cápsula oral é usada para tratamento de longo prazo. Isso traz sérios riscos se você não tomar conforme prescrito.
Se você parar de tomar o medicamento repentinamente ou não o tomar:
- Se você estiver tomando este medicamento para tratar a HBP, seus sintomas podem piorar. Esses sintomas incluem uma necessidade urgente de urinar e um jato de urina fraco.
- Se você o está tomando para tratar a hipertensão, sua pressão arterial pode aumentar.
Se você perder as doses ou não tomar o medicamento dentro do prazo: Seu medicamento pode não funcionar tão bem ou pode parar de funcionar completamente. Para que esta droga funcione bem, uma certa quantidade precisa estar em seu corpo o tempo todo.
Se você tomar muito: Você pode ter níveis perigosos da droga em seu corpo, o que pode causar pressão arterial muito baixa. Os sintomas de pressão arterial muito baixa podem incluir:
- sentindo zonzo
- sensação de desmaio ou tontura
- desmaiando
Se você acha que tomou muito deste medicamento, ligue para seu médico ou procure orientação da American Association of Poison Control Centers em 800-222-1222 ou por meio de sua ferramenta online. Mas se os seus sintomas forem graves, ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
O que fazer se você falhar uma dose: Ligue para seu médico para obter orientação sobre como você deve reiniciar este medicamento.
Como saber se o medicamento está funcionando:
- Se você está tomando este medicamento para tratar a HPB, seu fluxo urinário deve melhorar.
- Se você o está tomando para tratar a hipertensão, sua pressão arterial deve cair. Seu médico pode verificar sua pressão arterial, ou você pode fazê-lo usando um monitor doméstico de pressão arterial.
Considerações importantes para tomar terazosina
Tenha estas considerações em mente se o seu médico prescrever terazosina cápsula oral para você.
Geral
Se você estiver tomando este medicamento uma vez por dia, tome-o na hora de dormir para evitar efeitos colaterais, como uma queda repentina da pressão arterial.
Armazenamento
- Armazene a terazosina em temperatura ambiente entre 68 ° F (20 ° C) e 77 ° F (25 ° C).
- Não congele esta droga.
- Mantenha este medicamento longe da luz.
- Não guarde este medicamento em áreas úmidas ou úmidas, como banheiros.
Recargas
A receita para este medicamento é recarregável. Você não deve precisar de uma nova receita para este medicamento ser recarregado. Seu médico escreverá o número de recargas autorizadas em sua receita.
Viagem
Ao viajar com seu medicamento:
- Sempre carregue seu medicamento com você. Ao voar, nunca o coloque em uma mala despachada. Mantenha-o na sua bolsa de mão.
- Não se preocupe com as máquinas de raio-X do aeroporto. Eles não vão danificar sua medicação.
- Pode ser necessário mostrar ao pessoal do aeroporto o rótulo da farmácia do seu medicamento. Sempre carregue a embalagem original com etiqueta de receita com você.
- Não coloque este medicamento no porta-luvas do seu carro nem o deixe no carro. Certifique-se de evitar fazer isso quando o tempo estiver muito quente ou muito frio.
Monitoramento clínico
Para se certificar de que a terazosina é segura para si, o seu médico pode monitorizar o seguinte antes de iniciar o tratamento e regularmente durante o tratamento:
- pressão arterial
- frequência cardíaca
- contagens de células sanguíneas
- sintomas de BPH
Quando você tem uma próstata aumentada, você corre o risco de ter câncer de próstata. Seu médico também pode verificar seus níveis de antígeno específico da próstata (PSA) para verificar se há câncer de próstata.
Existem alternativas?
Existem outros medicamentos disponíveis para tratar sua condição. Alguns podem ser mais adequados para você do que outros. Converse com seu médico sobre outras opções que podem funcionar para você.
Aviso Legal: A Healthline fez todos os esforços para garantir que todas as informações fossem factualmente corretas, abrangentes e atualizadas. No entanto, este artigo não deve ser usado como um substituto para o conhecimento e a experiência de um profissional de saúde licenciado. Você deve sempre consultar o seu médico ou outro profissional de saúde antes de tomar qualquer medicamento. As informações sobre medicamentos contidas neste documento estão sujeitas a alterações e não se destinam a cobrir todos os possíveis usos, instruções, precauções, advertências, interações medicamentosas, reações alérgicas ou efeitos adversos. A ausência de advertências ou outras informações para um determinado medicamento não indica que o medicamento ou combinação de medicamentos seja seguro, eficaz ou apropriado para todos os pacientes ou para todos os usos específicos.