A dieta TLC pode ajudar a baixar os níveis de colesterol?
Contente
- Qual é a dieta TLC?
- Como funciona
- Saúde do coração e outros benefícios
- Possíveis desvantagens
- Alimentos para comer
- Alimentos a evitar
- The Bottom Line
A dieta TLC é um dos poucos planos de dieta que é consistentemente classificado como uma das melhores dietas por especialistas em saúde em todo o mundo.
É projetado para ajudar a promover uma melhor saúde cardíaca e reduzir os níveis de colesterol, combinando padrões de alimentação saudáveis com modificações no estilo de vida e estratégias para controle de peso.
Além disso, também pode ser eficaz no tratamento de outras doenças, reduzindo o açúcar no sangue, controlando os níveis de pressão arterial e mantendo sua cintura sob controle.
Este artigo analisa a dieta TLC, seus benefícios e desvantagens potenciais.
Qual é a dieta TLC?
A dieta TLC, ou dieta para mudanças no estilo de vida terapêutico, é um plano alimentar saudável projetado para melhorar a saúde do coração.
Foi desenvolvido pelo National Institutes of Health para ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames.
O objetivo da dieta é minimizar os níveis sanguíneos de colesterol LDL total e “ruim” para manter as artérias limpas e otimizar a saúde do coração.
Ele age combinando componentes de dieta, exercícios e controle de peso para ajudar a proteger contra doenças cardíacas.
Ao contrário de outros programas de dieta, a dieta TLC deve ser seguida a longo prazo e deve ser considerada mais uma mudança de estilo de vida do que uma dieta da moda.
Além de reduzir os níveis de colesterol, a dieta TLC tem sido associada a uma série de outros benefícios à saúde, desde o aumento da função imunológica até a redução do estresse oxidativo e muito mais (,).
ResumoA dieta TLC é um plano de alimentação saudável para o coração, projetado para melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol.
Como funciona
A dieta TLC envolve uma combinação de modificações na dieta e no estilo de vida que comprovadamente ajudam a melhorar a saúde do coração.
Em particular, envolve mudar os tipos de gordura que você ingere e aumentar a ingestão de compostos que promovem a saúde, como fibras solúveis e esteróis vegetais, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
Ele também combina mudanças dietéticas com aumento da atividade física para ajudar no controle de peso e fortalecer o músculo cardíaco.
As principais diretrizes para seguir a dieta TLC incluem ():
- Coma apenas calorias suficientes para manter um peso saudável.
- 25–35% de suas calorias diárias devem vir da gordura.
- Menos de 7% de suas calorias diárias devem vir da gordura saturada.
- A ingestão de colesterol na dieta deve ser limitada a menos de 200 mg por dia.
- Procure comer de 10 a 25 gramas de fibra solúvel diariamente.
- Consumir pelo menos 2 gramas de esteróis ou estanóis vegetais por dia.
- Faça pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada todos os dias.
Seguir a dieta TLC normalmente envolve aumentar o consumo de frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes para aumentar a ingestão de fibras.
Também é recomendado adicionar 30 minutos de atividade física por dia à sua rotina, que pode envolver atividades como caminhada, corrida, ciclismo ou natação.
Enquanto isso, você deve limitar os alimentos ricos em gordura e colesterol, como cortes gordurosos de carne, laticínios, gemas de ovo e alimentos processados para manter a quantidade diária recomendada, o que ajuda a maximizar os resultados.
ResumoA dieta TLC envolve a combinação de controle de peso, atividade física e mudanças na dieta para otimizar a saúde do coração.
Saúde do coração e outros benefícios
A dieta TLC é projetada para ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Em um estudo de 32 dias em 36 pessoas com colesterol alto, a dieta TLC foi capaz de diminuir os níveis de colesterol LDL “ruim” em uma média de 11% ().
Outro estudo descobriu que seguir a dieta TLC por seis semanas levou a reduções significativas nos níveis de colesterol total e triglicerídeos, especialmente em homens ().
Uma das formas de atuar é promovendo um aumento na ingestão de fibras solúveis, que tem sido associada a níveis mais baixos de colesterol e a um menor risco de doenças cardíacas (,).
A dieta TLC também recomenda consumir esteróis e estanóis vegetais.
Estes são compostos naturais presentes em alimentos como frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes que comprovadamente reduzem os níveis sanguíneos do colesterol LDL total e “ruim” (,).
Incorporar exercícios na sua rotina e moderar a ingestão de gordura saturada também pode ajudar a manter os níveis de colesterol LDL sob controle (,).
Além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol, a dieta TLC foi associada a uma série de outros benefícios à saúde, incluindo:
- Melhorar a função imunológica: Um pequeno estudo em 18 pessoas mostrou que seguir uma dieta TLC melhorou a função imunológica em adultos mais velhos com colesterol alto.
- Promoção da perda de peso: Fazer exercícios regulares, manter a ingestão de calorias sob controle e aumentar a ingestão de fibras solúveis podem ser estratégias eficazes para ajudar a promover a perda de peso sustentável (,).
- Estabilizando o açúcar no sangue: A dieta TLC inclui aumentar a ingestão de fibra solúvel, o que pode retardar a absorção de açúcar no sangue para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue (,).
- Reduzindo o estresse oxidativo: Um estudo em 31 adultos com diabetes mostrou que seguir uma dieta de TLC rica em leguminosas reduziu o estresse oxidativo, que se acredita estar ligado ao desenvolvimento de doenças crônicas (,).
- Reduzindo a pressão arterial: Estudos mostram que aumentar a ingestão de fibra solúvel pode diminuir os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica (,).
A dieta TLC pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e tem sido associada a benefícios como aumento da perda de peso, redução da pressão arterial, redução do estresse oxidativo e aumento da função imunológica.
Possíveis desvantagens
Embora a dieta TLC possa ser uma ferramenta útil para ajudar a melhorar a saúde cardíaca, ela pode estar associada a algumas desvantagens potenciais.
Pode ser um pouco complicado de seguir e pode exigir que você rastreie sua ingestão com cuidado para garantir que está dentro das diretrizes rígidas definidas para colesterol, gordura saturada e fibra solúvel na dieta.
Além disso, várias orientações incluídas na dieta podem ser baseadas em pesquisas desatualizadas, colocando em questão sua necessidade.
Por exemplo, a dieta TLC recomenda limitar a ingestão de colesterol na dieta a menos de 200 mg por dia.
Embora se pensasse que o colesterol da dieta já desempenhava um papel na saúde do coração, a maioria das pesquisas agora mostra que ele tem pouco ou nenhum efeito sobre os níveis de colesterol no sangue da maioria das pessoas (,).
Além disso, a dieta TLC também recomenda minimizar a gordura saturada na dieta.
Embora a gordura saturada possa potencialmente aumentar os níveis de colesterol LDL “ruim”, pesquisas mostram que ela também pode aumentar o colesterol HDL “bom” no sangue, o que pode ser benéfico para a saúde do coração.
Além disso, várias grandes revisões mostraram que a redução do consumo de gordura saturada não está ligada a um menor risco de doença cardíaca ou morte por doença cardíaca (,).
ResumoA dieta TLC pode ser difícil de seguir, e vários componentes da dieta podem não ser necessários para a maioria das pessoas.
Alimentos para comer
A dieta TLC deve incluir uma boa quantidade de frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes.
Esses alimentos não são apenas ricos em muitos nutrientes, mas também ricos em fibras para ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias.
A dieta também deve incluir quantidades moderadas de proteína magra, como peixes, aves e cortes de carne com baixo teor de gordura.
Aqui estão alguns alimentos a serem incluídos na dieta:
- Frutas: Maçãs, bananas, melões, laranjas, peras, pêssegos, etc.
- Legumes: Brócolis, couve-flor, aipo, pepino, espinafre, couve, etc.
- Grãos inteiros: Cevada, arroz integral, cuscuz, aveia, quinua, etc.
- Legumes: Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico.
- Nozes: Amêndoas, castanhas, castanhas, nozes macadâmia, nozes, etc.
- Sementes: Sementes de chia, sementes de linho, sementes de cânhamo, etc.
- Carne vermelha: Cortes magros de boi, porco, cordeiro, etc.
- Aves: Peru sem pele, frango, etc.
- Peixe e frutos do mar: Salmão, bacalhau, solha, juliana, etc.
A dieta TLC deve incluir muitas frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes.
Alimentos a evitar
Pessoas na dieta TLC são aconselhadas a limitar os alimentos que são ricos em gordura saturada e colesterol, como cortes gordurosos de carne, produtos de carne processados, gemas de ovo e laticínios.
Alimentos processados e fritos também devem ser evitados para manter a ingestão de gordura e o consumo de calorias dentro da faixa recomendada.
- Carne vermelha: Cortes gordurosos de boi, porco, cordeiro, etc.
- Carne processada: Bacon, linguiça, cachorro-quente, etc.
- Aves com pele: Peru, frango, etc.
- Produtos lácteos integrais: Leite, iogurte, queijo, manteiga, etc.
- Alimentos processados: Produtos de padaria, biscoitos, bolachas, batatas fritas, etc.
- Comidas fritas: Batatas fritas, donuts, rolos de ovo, etc.
- Gemas de ovo
Alimentos ricos em gordura e colesterol devem ser evitados na dieta TLC, incluindo produtos de origem animal com alto teor de gordura e alimentos processados.
The Bottom Line
A dieta TLC combina dieta e exercícios para alcançar mudanças de estilo de vida de longo prazo que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e aumentar a saúde do coração.
Também pode melhorar a imunidade, o estresse oxidativo e os níveis de açúcar no sangue.
A dieta se concentra em frutas, vegetais, grãos inteiros, legumes, nozes e sementes, enquanto limita os alimentos ricos em gordura e colesterol.
Quando usada como uma modificação do estilo de vida, em vez de uma dieta de correção rápida ou moda passageira, a dieta TLC tem o potencial de causar um impacto poderoso na saúde a longo prazo.