Capas de assento de vaso sanitário não protegem você de germes e bactérias
Contente
Naturalmente, percebemos que os banheiros públicos são nojentos, e é por isso que muitas pessoas usam uma tampa de assento de vaso sanitário para proteger suas nádegas nuas de tocar em qualquer coisa desagradável. Mas os especialistas acreditam que essas capas aparentemente salva-vidas não são tão eficazes.
Acontece que, como as tampas dos vasos sanitários são absorventes e as bactérias e vírus são microscópicos, elas podem passar facilmente pelo papel que constitui a tampa. Mas não surte ainda!
Embora seja provável que sua pele esteja em contato direto com germes, disse a pesquisadora de saúde pública Kelly Reynolds EUA Hoje que o risco de realmente contrair uma infecção do assento do vaso sanitário é bastante improvável - a menos que haja uma ferida aberta lá embaixo, caso em que os riscos são ligeiramente maiores.
Mesmo assim, os germes têm uma chance melhor de se espalhar após a descarga, quando uma nuvem invisível de cocô é lançada no ar - um fenômeno conhecido como "pluma de banheiro", de acordo com EUA hoje. Isso também pode ser causado por se agachar sobre o vaso sanitário e fazer com que, hum, respingos se espalhem por toda parte. (Veja também: 5 erros de banheiro que você não sabe que está cometendo)
Reynolds diz que "pedaços de matéria fecal se acomodam nas superfícies" e "contaminam as mãos e depois se espalham para os olhos, nariz ou boca". (Vamos apenas deixar isso penetrar por um segundo)
Portanto, a melhor maneira de realmente evitar contrair uma infecção em um banheiro público seria cobrir o assento com uma tampa antes de dar descarga. Mas se essa não for uma opção, lave as mãos imediatamente após ir ao banheiro - algo que você deveria fazer de qualquer maneira.