Sinovite Tóxica
Contente
- O que é sinovite tóxica?
- O que causa sinovite tóxica?
- Quais são os sintomas da sinovite tóxica?
- Bebês
- Como é diagnosticada a sinovite tóxica?
- Excluindo outras condições
- Diagnosticando sinovite tóxica
- Quais são os tratamentos para sinovite tóxica?
- Medicamentos
- Descansar
- Quais são as complicações associadas à sinovite tóxica?
- Qual é a perspectiva de longo prazo?
O que é sinovite tóxica?
Sinovite tóxica é uma condição temporária que causa dor no quadril em crianças. Também é conhecida como sinovite transitória.
A sinovite tóxica ocorre principalmente em crianças entre 3 e 8 anos de idade. É duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Embora seja preocupante para os pais, essa condição geralmente desaparece sozinha dentro de uma semana ou duas e não causa danos permanentes.
O que causa sinovite tóxica?
Sinovite tóxica ocorre quando há inflamação na articulação do quadril. A causa é desconhecida, mas geralmente ocorre após uma infecção viral. Geralmente afeta apenas um quadril, mas é possível que o inchaço e a inflamação se espalhem para outras articulações.
Quais são os sintomas da sinovite tóxica?
O sintoma mais comum de sinovite tóxica é dor no quadril. Essa dor pode ocorrer dentro e fora de um ou ambos os quadris. Pode surgir quando seu filho se levanta depois de ficar sentado ou deitado por um longo tempo.
Outros sintomas incluem:
- mancando ou andando na ponta dos pés devido ao desconforto
- queixa de dor na coxa ou no joelho sem dor no quadril
- com febre baixa sob 101 ° F
- recusando-se a andar se a dor for intensa
- choro e irritabilidade em crianças pequenas
Bebês
Sinais comuns de sinovite tóxica em bebês incluem choro, principalmente ao movimentar as articulações dos quadris e movimentos incomuns de rastreamento. Ser relutante ou incapaz de rastrear é outro sinal comum.
Como é diagnosticada a sinovite tóxica?
Excluindo outras condições
Sinovite tóxica pode ser difícil de diagnosticar. Outras condições muito mais graves também podem causar dor no quadril. Como essas condições requerem tratamento médico imediato, o médico do seu filho deve primeiro testá-las antes de fazer um diagnóstico de sinovite tóxica. Isso inclui o seguinte:
- artrite séptica, uma infecção bacteriana ou fúngica que resulta em inflamação das articulações e pode levar a danos permanentes nas articulações se não tratada
- Doença de Legg-Calve-Perthes, uma condição marcada por fluxo sanguíneo insuficiente para a articulação do quadril, que leva ao colapso da articulação quando o osso morre
- Doença de Lyme, uma infecção bacteriana causada por picada de carrapato que pode resultar em problemas articulares a longo prazo se não tratada
- epífise femoral capital escorregada (SCFE), que ocorre quando a bola da articulação do quadril e o fêmur se separam, levando a um distúrbio articular chamado osteoartrite mais tarde na vida
Diagnosticando sinovite tóxica
O médico do seu filho fará um exame físico para descobrir quais movimentos estão causando dor. Isso envolve mover os quadris, joelhos e outras articulações do seu filho.
O seu médico pode solicitar um ultra-som do quadril do seu filho para verificar se há líquido na articulação, o que é um sinal de inflamação.
Os exames de sangue podem mostrar a gravidade do inchaço. O médico do seu filho também pode verificar outras causas de dor no quadril, como a doença de Lyme. Eles podem remover uma amostra de fluido e enviá-la para um laboratório para teste. Isso geralmente é feito quando o inchaço ou a febre são graves e a artrite séptica não foi descartada.
O médico do seu filho pode fazer radiografias para descartar a doença de Legg-Calve-Perthes ou SCFE.
Quais são os tratamentos para sinovite tóxica?
Tratar sinovite tóxica envolve controlar ou reduzir seus sintomas. A inflamação causada pela infecção viral geralmente desaparece por si própria.
Medicamentos
Medicamentos de venda livre (OTC), como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a reduzir a inflamação temporariamente. Isso pode proporcionar alívio da dor a curto prazo. O médico do seu filho pode prescrever um analgésico mais forte se os medicamentos sem receita médica não funcionarem.
Descansar
Seu filho deve descansar o quadril afetado para ajudá-lo a curar. Andar a pé geralmente é seguro, mas seu filho deve evitar atividades extenuantes, como esportes de contato. Seu filho também deve tentar não colocar muito peso no quadril.
Quais são as complicações associadas à sinovite tóxica?
Embora essa condição raramente seja grave, você deve ligar para o médico do seu filho se:
- a febre ou a dor pioram mesmo depois de tomar medicação anti-inflamatória
- a dor nas articulações durar mais de três semanas ou voltar depois que seu filho parar de tomar o medicamento
- o medicamento anti-inflamatório não começa a funcionar dentro de alguns dias
Nesses casos, o médico do seu filho pode precisar prescrever um medicamento diferente ou realizar testes adicionais para verificar outras causas de dor no quadril.
Qual é a perspectiva de longo prazo?
A sinovite tóxica desaparece em uma a duas semanas na maioria dos casos, mas pode durar até cinco semanas. Pode ocorrer repetidamente em algumas crianças quando apresentam infecções virais como resfriados.