Opções de tratamento para insuficiência pancreática exócrina
Contente
- O que é EPI?
- Medicamentos
- Medicamentos prescritos
- Medicamentos de venda livre (OTC)
- Mudanças na dieta
- Suplementos alimentares
- Estilo de vida e remédios caseiros
- E se o tratamento não estiver funcionando?
O que é EPI?
A insuficiência pancreática exócrina (EPI) se desenvolve quando o pâncreas não produz ou libera enzimas digestivas suficientes.
Isso deixa alimentos não digeridos no intestino e causa dor no intestino, inchaço e diarréia. EPI grave pode causar fezes gordurosas e soltas e perda de peso devido à desnutrição.
Uma variedade de condições pode causar EPI, incluindo:
- pancreatite
- fibrose cística
- Doença de Crohn
- diabetes
- cirurgia do aparelho digestivo
Seu médico provavelmente recomendará primeiro mudanças na dieta e no estilo de vida para aliviar seus sintomas, independentemente da causa subjacente do seu IPE.
Se você tiver EPI grave ou tiver sido submetido a uma cirurgia do aparelho digestivo, seu médico prescreverá enzimas para substituir as que seu pâncreas normalmente libera.
Embora não haja cura para o IPE, seu médico trabalhará com você para encontrar tratamentos que possam aliviar seus sintomas, tratar quaisquer condições subjacentes e, finalmente, melhorar sua qualidade de vida.
Medicamentos
Aqui estão alguns medicamentos que podem ajudar no tratamento e gerenciamento do EPI:
Medicamentos prescritos
O pâncreas libera enzimas digestivas, como amilase, lipase e protease no intestino delgado. Essas enzimas são necessárias para a digestão adequada. Como o pâncreas não está produzindo o suficiente dessas enzimas, você pode se beneficiar da terapia de reposição enzimática pancreática (PERT).
PERT pode substituir enzimas e ajudá-lo a absorver nutrientes dos alimentos que você come. O seu médico decidirá a dose com base na gravidade da sua condição.
Você tomará cápsulas no início de cada refeição ou lanche e nunca com o estômago vazio. O seu médico ou nutricionista irá explicar como e quando tomá-lo. Para serem eficazes, eles devem ser tomados exatamente como prescrito toda vez que você comer.
Se você tiver problemas com azia durante o tratamento com PERT, seu médico pode adicionar um inibidor da bomba de prótons (PPI) para reduzir o ácido estomacal.
Os IBPs funcionam reduzindo a quantidade de ácido produzido pelas glândulas do revestimento do estômago. Nem todo mundo no PERT precisa de IBPs.
Medicamentos de venda livre (OTC)
Se você tiver azia leve, pode não precisar de um IBP com receita médica. Estes medicamentos estão disponíveis sem receita em nomes como esomeprazol (Nexium) e lansoprazol (Prevacid).
O seu gastroenterologista pode recomendar um produto OTC específico em uma dose específica. Você também pode pedir recomendações ao seu farmacêutico.
Existem alguns suplementos de reposição de enzimas pancreáticas disponíveis sem receita médica. Estes suplementos variam em consistência e potência.
Se você tiver EPI, evite suplementos de reposição de enzimas pancreáticas no mercado de balcão.
Se você decidir experimentá-los, não deixe de conversar com seu médico para que ele saiba exatamente qual suplemento você está considerando. Essas informações podem ajudar seu médico a determinar se o suplemento é adequado para você com base na sua situação médica.
Seu médico pode prescrever PERT, se necessário, e você terá o benefício adicional de supervisão médica ao tentar melhorar os sintomas.
Mudanças na dieta
No passado, o EPI era tratado com uma dieta com pouca gordura.
Dietas com pouca gordura não são mais recomendadas porque podem piorar a perda de peso. Uma dieta com pouca gordura também torna mais difícil para o seu corpo absorver as vitaminas que se dissolvem na gordura.
Em vez disso, seu médico pode aconselhá-lo a comer gorduras saudáveis.
As gorduras saudáveis são encontradas em:
- nozes
- sementes
- óleos vegetais
- peixe
Você deve evitar alimentos difíceis de digerir e altamente processados, especialmente aqueles que contêm óleos hidrogenados ou grandes quantidades de gordura animal.
Comer muita fibra também pode sobrecarregar seu sistema digestivo. Comer refeições pequenas e freqüentes e evitar refeições grandes e pesadas facilitarão a quebra de gorduras e proteínas pelo intestino.
Como todo mundo é diferente, pode levar algum tempo para encontrar a dieta que funciona melhor para você. Você pode consultar um nutricionista para saber mais sobre o planejamento de refeições e lanches saudáveis e acessíveis, que aliviam seus sintomas de EPI.
Suplementos alimentares
O EPI interfere na capacidade do seu corpo de absorver nutrientes dos alimentos. Isso pode afetar a ingestão de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Você pode precisar tomar suplementos alimentares.
Se você usa PERT, no entanto, poderá obter todos os nutrientes necessários de uma dieta adequada sem suplementos.
Além disso, alguns suplementos podem interferir com medicamentos sem receita ou sem receita médica. O seu gastroenterologista pode recomendar vitaminas e minerais muito específicos em quantidades precisas.
Certifique-se de conversar com seu médico antes de tomar suplementos alimentares.
Estilo de vida e remédios caseiros
Converse com seu médico sobre possíveis mudanças no estilo de vida para melhorar seus sintomas de IPE. A seguir, são apresentadas algumas etapas para melhorar sua qualidade de vida com o EPI:
- Mantenha uma dieta saudável. Mantenha uma dieta bem equilibrada com base nas recomendações do seu médico. Se precisar de ajuda para começar, considere trabalhar com um nutricionista.
- Evite álcool. O álcool pode prejudicar seu pâncreas. Se você tiver problemas para evitar o álcool, converse com seu médico sobre como parar com segurança.
- Parar de fumar. O tabagismo está associado a condições pancreáticas, como pancreatite e câncer de pâncreas. Se você fuma, pergunte ao seu médico informações sobre os programas de cessação do tabagismo.
- Exercite regularmente. O movimento regular pode promover sua saúde geral. Pergunte ao seu médico sobre os melhores exercícios para você.
- Aliviar estresse. Você não pode eliminar completamente o estresse, mas pode aprender maneiras de lidar com isso. Tente exercícios de respiração profunda, ioga ou tai chi.
Além disso, sempre ajuda a estar preparado. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para se educar sobre o EPI e estar pronto para qualquer situação:
- Aprenda tudo o que puder sobre o EPI.
- Mantenha um diário alimentar para descobrir quais alimentos desencadeiam sintomas ou pioram a situação.
- Associe-se ao seu médico relatando sintomas novos ou agravando imediatamente.
- Tenha roupas folgadas na mão para sentir inchaço ou dor.
- Mantenha suas prescrições atualizadas e mantenha seus medicamentos à mão. Se você estiver no PERT, não deixe de levar um pouco quando sair de casa.
E se o tratamento não estiver funcionando?
Quase metade das pessoas tratadas com terapia de reposição enzimática não retorna totalmente à digestão normal de gordura. Isso pode acontecer por várias razões, incluindo a tomada incorreta de substituições de enzimas ou doses muito baixas.
Desequilíbrios ácidos no intestino ou crescimento excessivo de germes no intestino também podem impedir o funcionamento da terapia.
Se o seu tratamento não estiver funcionando, seu médico pode precisar alterar seu plano de tratamento.
As mudanças podem incluir:
- aumentando suas doses de enzimas
- prescrever inibidores da bomba de prótons
- tratá-lo para o crescimento excessivo de germes no intestino
Se seus sintomas ainda não melhorarem, seu médico poderá avaliar você por uma condição diferente de EPI.