A cúrcuma pode ajudar a combater o eczema?
Contente
- O que é eczema?
- Cúrcuma e eczema
- Segurança e precauções
- Alimentos e suplementos
- Aplicação tópica
- Intravenoso
- Segurança em crianças
- O resultado final
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Cúrcuma, também conhecido como Curcuma longa, é uma especiaria amarela nativa da Índia. Também é uma erva popular na medicina tradicional ayurvédica e chinesa.
Ele contém o composto curcumina, que tem amplamente demonstrado propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Portanto, tem sido historicamente usado para tratar uma variedade de doenças inflamatórias da pele, como o eczema ().
No entanto, você pode se perguntar se o uso de açafrão pode realmente combater o eczema e se é seguro.
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre açafrão e eczema.
O que é eczema?
Também conhecido como dermatite atópica, o eczema é uma das doenças de pele mais comuns, afetando 2–10% dos adultos e 15–30% das crianças ().
O eczema se apresenta como pele seca, com coceira e inflamada, resultante de uma barreira cutânea disfuncional que leva à perda excessiva de água. Existem muitos tipos de eczema, mas todos são caracterizados por manchas indesejáveis na pele (,).
A causa subjacente do eczema é desconhecida, mas a genética e o ambiente de uma pessoa parecem estar ligados ao seu desenvolvimento (,).
Os tratamentos comuns incluem hidratantes especiais e cremes anti-inflamatórios tópicos durante as crises para minimizar a coceira e restaurar a barreira de hidratação da pele.
No entanto, devido ao aumento da popularidade dos remédios naturais, muitas pessoas estão recorrendo à fitoterapia em busca de alívio.
resumoO eczema é uma das doenças inflamatórias da pele mais comuns em crianças e adultos. Os sintomas comuns incluem pele seca, com coceira e inflamação.
Cúrcuma e eczema
Devido às propriedades antiinflamatórias da cúrcuma, muitos se perguntam se ela pode aliviar os sintomas do eczema.
Embora a especiaria tenha sido usada por séculos como um tratamento natural para doenças de pele, há pouca pesquisa específica sobre açafrão e eczema ().
Em um estudo patrocinado pela empresa em 150 pessoas com eczema, o uso de um creme contendo cúrcuma por 4 semanas resultou em uma redução de quase 30% e 32% na descamação da pele e coceira, respectivamente ().
No entanto, o creme também continha outras ervas antiinflamatórias, o que poderia ter contribuído para as melhorias. Portanto, o estudo não pôde concluir que a cúrcuma por si só aliviou os sintomas do eczema ().
Além disso, uma revisão de 18 estudos em 2016 encontrou evidências iniciais para apoiar o uso de curcumina, tanto tópica quanto oral, para o tratamento de doenças de pele, incluindo eczema e psoríase (,, 7).
Ainda assim, os pesquisadores pediram mais estudos para determinar a dosagem, eficácia e mecanismo de ação.
Além desses estudos, há poucas pesquisas adicionais sobre o uso oral, tópico ou intravenoso de açafrão ou curcumina para o tratamento de eczema.
resumoA pesquisa sobre cúrcuma e eczema é limitada. Ainda assim, pelo menos um estudo encontrou melhorias significativas nos sintomas do eczema após o uso de um creme tópico contendo a especiaria e outras ervas. Estudos adicionais sugerem que pode ajudar outras doenças de pele também.
Segurança e precauções
Embora haja pesquisas limitadas sobre açafrão e eczema, algumas pessoas ainda podem optar por usá-lo.
A cúrcuma é geralmente reconhecida como segura para consumo pela Food and Drug Administration. No entanto, também pode ser usado topicamente. Algumas pessoas podem ter usado açafrão por via intravenosa, mas essa via levou a reações graves, incluindo morte ().
Alimentos e suplementos
Há uma extensa pesquisa sobre os efeitos do consumo de açafrão na saúde.
É geralmente reconhecido como seguro, e a curcumina demonstrou não ter efeitos adversos à saúde em pessoas saudáveis quando tomada em doses de até 12.000 mg por dia ().
Ainda assim, tenha em mente que a curcumina na cúrcuma tem baixa biodisponibilidade. Portanto, consumir açafrão moído pode não fornecer uma dose terapêutica (,).
Embora alguns estudos relatem ter encontrado pouca ou nenhuma curcumina na corrente sanguínea após a ingestão, especialmente em doses abaixo de 4.000 mg, a curcumina ainda pode fornecer efeitos benéficos (,).
Outro estudo detectou a curcumina no sangue mais facilmente usando um método de teste alternativo ().
Adicionar pimenta-do-reino a pratos e suplementos de açafrão também pode ajudar, pois esse tempero contém um composto conhecido como piperina, que pode aumentar a absorção da curcumina. Ainda assim, não se sabe quanta curcumina pode atingir sua pele (,).
Gorduras dietéticas, carreadores solúveis em água, óleos voláteis e antioxidantes também podem aumentar a absorção da curcumina, de acordo com algumas pesquisas.
Finalmente, os efeitos colaterais da ingestão excessiva de açafrão podem incluir erupção cutânea, dor de cabeça, náusea, diarréia, dor de estômago e fezes amarelas ().
Aplicação tópica
Devido à popularidade do açafrão, muitas empresas de cosméticos o usam como ingrediente em seus produtos.
Em estudos sobre outras doenças da pele, a aplicação tópica de produtos contendo cúrcuma permite a absorção adequada da curcumina (,).
No entanto, esses produtos são formulados especificamente para absorção aprimorada e aplicar açafrão puro na pele não terá os mesmos efeitos (,).
Além disso, a especiaria contém um pigmento amarelo forte que pode manchar a pele, o que a maioria das pessoas provavelmente considera indesejável ().
Embora mais pesquisas sejam necessárias, os produtos tópicos contendo os ingredientes ativos do tempero parecem ser seguros para uso. Fale com um profissional de saúde se tiver alguma dúvida.
Intravenoso
Devido à baixa biodisponibilidade da cúrcuma, há uma tendência cada vez mais popular entre os profissionais de saúde natural de fornecê-la por via intravenosa.
Ao ignorar a digestão, a curcumina do tempero açafrão entra no suprimento de sangue mais facilmente, fornecendo uma dosagem substancialmente mais alta ().
No entanto, há poucas pesquisas nessa área e complicações importantes foram observadas. Na verdade, um relatório de 2018 descobriu que a cúrcuma intravenosa para o tratamento de eczema causou a morte de uma mulher de 31 anos ().
Mesmo em pequenas doses, esse tipo de tratamento intravenoso pode causar efeitos colaterais indesejados, como dor de cabeça, náuseas, mal-estar estomacal, constipação e diarreia ().
Segurança em crianças
Dada a prevalência do eczema entre crianças, muitos adultos procuram remédios naturais e seguros para seus filhos.
O uso de açafrão moído em alimentos é geralmente reconhecido como seguro para adultos e crianças (8).
No entanto, houve relatos de envenenamento por chumbo de cúrcuma moída e suplementos devido ao cromato de chumbo, que é adicionado para realçar a cor amarela. Isso é mais comumente associado com açafrão de origem indiana e Bangladesh ().
Além disso, a suplementação com esta especiaria é geralmente estudada em adultos, por isso não se sabe se é seguro para crianças.
Por fim, é melhor falar com um dermatologista ou outro profissional de saúde antes de experimentar produtos de açafrão para o tratamento de eczema.
resumoAçafrão-da-índia terrestre, suplementar e tópico são geralmente reconhecidos como seguros. No entanto, o tratamento intravenoso com a especiaria foi associado a efeitos colaterais graves e morte e deve ser evitado.
O resultado final
Apesar de seus benefícios potenciais para a saúde, há apenas pesquisas iniciais apoiando o uso de açafrão ou de seu ingrediente ativo curcumina para tratar o eczema.
Se você está procurando experimentar açafrão para eczema, evite o tratamento intravenoso devido a sérias questões de segurança.
Dito isso, o açafrão moído tem sido usado há séculos como parte da medicina fitoterápica e é seguro para uso. Experimente adicionar este tempero ou curry em pó aos seus pratos para um toque de sabor.
Produtos tópicos contendo açafrão são geralmente formulados para serem seguros para uso, embora você deva evitar aplicar o tempero diretamente na pele para evitar manchas.
Os suplementos orais também podem ser benéficos, embora a pesquisa ainda não tenha determinado doses eficazes especificamente para o eczema.
Sempre fale com um profissional de saúde antes de tomar suplementos de açafrão, especialmente se você estiver grávida, amamentando, tem uma doença crônica ou pretende dar a seu filho.
Você também pode conversar com seu médico sobre outras opções de tratamento para eczema.
Se o seu provedor de serviços de saúde sugerir que experimente o açafrão, você pode comprar suplementos localmente ou online. Certifique-se de seguir suas recomendações de dosagem.