Quais são os traços e desafios de uma personalidade tipo D?
Contente
- O que torna a personalidade do tipo D única?
- Preocupações com a saúde com personalidade tipo D
- Personalidade do tipo D e o coração
- Por que as personalidades do tipo D têm um status de saúde mais baixo
- Indivíduos do tipo D no trabalho
- Tratamento de traços de personalidade do tipo D
- O takeaway
O "D" na personalidade do tipo D significa angustiado. De acordo com um estudo de 2005, a personalidade do tipo D tende a experimentar respostas fortes e negativas e inibição social ao mesmo tempo.
Em outras palavras, pessoas com uma personalidade do tipo D experimentam um alto grau de sofrimento emocional enquanto suprimem seus sentimentos ao mesmo tempo.
Segundo a Universidade de Harvard, pessoas com uma personalidade do tipo D são pessimistas preocupados que se sentem desconfortáveis com outras pessoas, para que não possam obter alívio da proximidade emocional. No entanto, o tratamento em saúde mental pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com características do tipo D.
Continue lendo para saber mais sobre os traços de personalidade do tipo D e os problemas de saúde física e mental associados a esses traços.
O que torna a personalidade do tipo D única?
Pessoas com altos níveis dos dois traços de personalidade a seguir são classificados como tendo uma personalidade do tipo D:
- Eles experimentam o mundo de maneira negativa e tendem a ser consumidos por emoções negativas.
- Eles obtêm pontuações altas em inibição social (evitação da interação social) e tendem a não expressar essas emoções.
Preocupações com a saúde com personalidade tipo D
De acordo com uma revisão de 2010, pessoas com uma personalidade do tipo D têm um risco potencial de sofrimento psicológico geral que afeta os problemas de saúde mental e física.
Esse risco está associado a problemas relacionados ao trabalho e à saúde em indivíduos saudáveis. Por exemplo, pessoas com uma experiência de personalidade do tipo D:
- mais sintomas de angústia, ansiedade e depressão
- queixas mais somáticas (como dor e fadiga) e um status de saúde consideravelmente mais baixo
Personalidade do tipo D e o coração
Muitas vezes, os profissionais médicos podem prever possíveis problemas de saúde com base no comportamento. Por exemplo, ao avaliar alguém que usa muito produtos de tabaco, um profissional médico pode prever um risco acima do normal para câncer de pulmão e DPOC.
Segundo um estudo de 2008, juntamente com os sintomas depressivos, a personalidade do tipo D pode ser um preditor independente de insuficiência cardíaca crônica.
Por que as personalidades do tipo D têm um status de saúde mais baixo
De acordo com o estudo de 2008, pessoas com personalidade do tipo D podem ter saúde física geralmente ruim porque tendem a não praticar comportamentos de autocuidado relacionados à saúde, como:
- comer uma dieta equilibrada
- fazendo exames médicos regulares
- evitando produtos de tabaco
- passar o tempo ao ar livre
Indivíduos do tipo D no trabalho
De acordo com um estudo de 2006, quando comparado com pessoas que não têm personalidade do tipo D, aquelas com características do tipo D:
- identificam seu local de trabalho como mais estressante
- exibir um menor senso de realização pessoal
- experimentar altos níveis de burnout
Pessoas com uma personalidade do tipo D também podem ter mais chances de:
- tem mais dias perdidos do trabalho
- relatar sintomas de TEPT
- relatar sintomas de exaustão vital
Tratamento de traços de personalidade do tipo D
O tratamento psiquiátrico pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com personalidade do tipo D:
- promovendo um melhor autocuidado
- reduzindo o estresse
- aliviando a depressão e a ansiedade
- melhorando a auto-estima
Se você tem uma personalidade do tipo D, pode ser difícil estabelecer um relacionamento com um terapeuta primeiro. Lembre-se, não há problema em tentar uma abordagem terapêutica e terapêutica diferente até encontrar o que funciona melhor para você.
O takeaway
Pessoas com traços de personalidade do tipo D (angustiados) experimentam altos graus de sofrimento emocional. Ao mesmo tempo, eles suprimem seus sentimentos. Isso pode resultar em desconforto psicológico (ansiedade e depressão) e físico (dor e fadiga).
O tratamento psiquiátrico pode ajudar pessoas com uma personalidade do tipo D a gerenciar essas características e encontrar novos mecanismos de enfrentamento saudáveis.