O que causa a secura vaginal?
Contente
- Quais são os efeitos da secura vaginal?
- Causas de secura vaginal
- Quando procurar ajuda médica
- Como a secura vaginal é tratada?
- Como posso prevenir a secura vaginal?
- Leve embora
visão global
Uma fina camada de umidade cobre as paredes da vagina. Essa umidade fornece um ambiente alcalino no qual os espermatozoides podem sobreviver e viajar para a reprodução sexual. Essas secreções vaginais também lubrificam a parede vaginal, reduzindo a fricção durante a relação sexual.
Conforme a mulher envelhece, as mudanças na produção de hormônios podem fazer com que as paredes vaginais se tornem mais finas. Paredes mais finas significam menos células que secretam umidade. Isso pode causar secura vaginal. As alterações hormonais são a causa mais comum de secura vaginal, mas não são a única causa.
Quais são os efeitos da secura vaginal?
A secura vaginal pode causar desconforto nas regiões vaginais e pélvicas. A secura vaginal também pode causar:
- queimando
- perda de interesse em sexo
- dor com relação sexual
- sangramento leve após a relação sexual
- dor
- infecções do trato urinário (ITUs) que não desaparecem ou que reaparecem
- coceira ou ardência vaginal
A secura vaginal pode ser uma fonte de constrangimento. Isso pode impedir que as mulheres discutam os sintomas com seu médico ou parceiro; no entanto, a condição é uma ocorrência comum que afeta muitas mulheres.
Causas de secura vaginal
A queda dos níveis de estrogênio é a principal causa da secura vaginal. As mulheres começam a produzir menos estrogênio à medida que envelhecem. Isso leva ao fim da menstruação durante um período denominado perimenopausa.
No entanto, a menopausa não é a única condição que causa uma diminuição na produção de estrogênio. Outras causas incluem:
- amamentação
- fumar cigarro
- depressão
- estresse excessivo
- distúrbios do sistema imunológico, como a síndrome de Sjögren
- parto
- exercício rigoroso
- alguns tratamentos de câncer, como radiação para a pélvis, terapia hormonal ou quimioterapia
- remoção cirúrgica dos ovários
Alguns medicamentos também podem reduzir as secreções no corpo. A ducha também pode causar secura e irritação, assim como alguns cremes e loções que são aplicados na região vaginal.
Quando procurar ajuda médica
A secura vaginal raramente indica uma condição médica séria. Mas procure ajuda se o desconforto durar além de alguns dias ou se você sentir desconforto durante a relação sexual. Se não for tratada, a secura vaginal pode causar feridas ou rachaduras nos tecidos da vagina.
Se a condição for acompanhada de sangramento vaginal grave, procure atendimento médico imediato.
Durante um exame, o médico pode examinar as paredes vaginais para procurar lacerações ou sentir a pele diluída. Eles também podem tirar uma amostra do corrimento vaginal para testar a presença de bactérias nocivas.
Além disso, os testes hormonais podem determinar se você está na perimenopausa ou menopausa.
Como a secura vaginal é tratada?
Existem muitos lubrificantes de venda livre que podem ser aplicados na área vaginal para reduzir a secura e o desconforto. Esses lubrificantes e cremes hidratantes também podem alterar o pH da vagina, reduzindo a probabilidade de contrair uma ITU.
As mulheres devem escolher um lubrificante específico para uso vaginal. O lubrificante deve ser à base de água. Eles não devem conter perfumes, extratos de ervas ou cores artificiais. Isso pode causar irritação.
Lubrificantes como vaselina e óleo mineral podem danificar preservativos de látex e diafragmas usados para controle de natalidade.
Em alguns casos, um profissional de saúde prescreverá terapia de estrogênio na forma de pílula, creme ou anel, que liberam estrogênio.
Cremes e anéis liberam estrogênio diretamente para os tecidos. Os comprimidos são mais prováveis de serem usados quando você tem outros sintomas desconfortáveis da menopausa, como ondas de calor.
Como muitos produtos podem irritar a pele vaginal delicada, é importante buscar avaliação e aconselhamento sobre o tratamento em um consultório médico se a condição persistir.
Como posso prevenir a secura vaginal?
Evite usar produtos irritantes, como duchas. Evite preservativos que contenham nonoyxnol-9 ou N-9. Eles têm uma substância química que pode causar secura vaginal. É importante saber que as alterações vaginais relacionadas à idade ou à reprodução não podem ser evitadas.
Leve embora
A secura vaginal pode causar desconforto nas regiões vaginais e pélvicas. Existem várias causas para essa condição.
A secura vaginal raramente é grave e há vários tratamentos que podem ajudar a tratá-la. Também existem maneiras de ajudar a evitá-lo.
No entanto, se você sentir secura vaginal que não passa, converse com seu médico para que ele possa ajudá-la a encontrar o tratamento certo.