O estranho efeito colateral de dormir muito
Contente
Você sabe que uma boa noite de sono é fundamental para o bem-estar, o desempenho, o humor e até mesmo para manter uma alimentação saudável. Mas um sono profundo pode ter implicações ainda mais estranhas do que você imagina. Na verdade, quanto mais profundo seu sono, mais estranhos seus sonhos podem ser, de acordo com uma nova reportagem na revista. Sonhando.
Em um estudo de dois dias, os pesquisadores monitoraram o sono de 16 pessoas, acordando-as quatro vezes por noite para pedir que registrassem seus sonhos. Pela manhã, eles avaliaram a intensidade emocional dos sonhos e a conexão com sua vida real.
As descobertas: conforme ficou mais tarde, os sonhos dos participantes se tornaram mais estranhos e emocionais, mudando de visões reais, como algo sobre um livro que você leu recentemente, para devaneios bizarros com situações irreais (embora muitas vezes em lugares familiares ou com pessoas familiares), como um animal selvagem destruindo seu quintal.
Outra pesquisa mostrou que o sono - especialmente durante os estágios REM profundos, que são mais comuns à noite - é quando o cérebro se forma e armazena memórias. Os autores do estudo acreditam que isso pode ajudar a explicar por que os sonhos que ocorrem durante essa época contêm cenários tão incomuns e apaixonantes. Se você se lembra ou não de seus sonhos, no entanto, pode ser uma questão de química cerebral. Pesquisadores franceses descobriram que os "recordadores de sonhos" mostram um nível mais alto de atividade no córtex pré-frontal medial e na junção temporoparietal, duas áreas que ajudam a processar informações, do que aqueles que raramente se lembram de seus pensamentos noturnos.
Você se lembra dos seus sonhos ou percebe que sonha mais em certas noites? Conte-nos nos comentários ou envie um tweet para @Shape_Magazine.