O que causa a urina laranja?
Contente
- Desidratação
- Laxantes
- Vitaminas e suplementos
- Quimioterapia
- Disfunção hepática
- Outras cores de urina possíveis
- Urina vermelha
- Urina azul ou verde
- Urina marrom
visão global
A cor do nosso xixi não é algo sobre o qual normalmente falamos. Estamos acostumados a estar dentro do espectro de amarelo a quase claro. Mas quando sua urina está laranja - ou vermelha, ou mesmo verde - algo sério pode estar acontecendo.
Muitas coisas podem estar alterando a cor da sua urina. Na maioria das vezes, é inofensivo. Se você não bebeu água suficiente em um determinado dia, pode notar que está mais escuro. Se você tem comido beterraba, pode se assustar um pouco ao olhar para baixo e ver a urina tingida de vermelho. No entanto, alguns casos de descoloração da urina precisam da atenção do seu médico.
A urina laranja pode ter várias causas. Alguns são inofensivos e outros são graves. A mudança na cor deve durar pouco, portanto, se a urina ficar sempre laranja, não importa quais mudanças você faça, consulte seu médico.
As causas mais comuns de urina de cor laranja incluem:
Desidratação
Talvez a causa mais comum da urina laranja seja simplesmente a falta de água. Quando está altamente concentrada, sua urina pode variar de amarelo escuro a laranja. A solução é beber mais líquidos, principalmente água. Em questão de horas, sua urina deve retornar a uma tonalidade entre amarelo claro e transparente.
Laxantes
Se você usar laxantes que contêm senna, uma erva usada para tratar a constipação, poderá descobrir que eles também afetam a cor da urina.
Vitaminas e suplementos
Se você toma vitaminas B, altas doses de vitamina C ou beta-caroteno, isso pode tornar sua urina amarelo brilhante ou laranja. O betacaroteno, que seu corpo converte em vitamina A, é a substância que torna as cenouras e outros vegetais alaranjados, então é lógico que também possa afetar sua urina! Até mesmo comer alimentos ricos em beta-caroteno pode alterar sua urina para uma cor amarela ou laranja mais escura.
Quimioterapia
Algumas drogas quimioterápicas podem causar uma mudança na cor da urina que pode ser inofensiva. No entanto, alguns medicamentos de quimioterapia podem danificar a bexiga urinária ou os rins, o que também pode fazer com que a cor da urina mude. Se você estiver fazendo quimioterapia e sentir alterações na cor da urina, converse com seu médico.
Disfunção hepática
Se sua urina é consistentemente laranja ou amarelo escuro, e ajustar a ingestão de líquidos e suplementos não parece fazer diferença, pode ser um sinal precoce de problemas de fígado ou trato biliar. Se o problema persistir, converse com seu médico.
Outras cores de urina possíveis
A cor anormal da urina não se limita apenas a tons laranja e amarelo escuro.
Urina vermelha
A urina vermelha, por exemplo, pode ser causada pela ingestão de grandes quantidades de beterraba ou bagas, bem como por corantes alimentares. Mas também pode ser algo mais sério. O sangue na urina, por exemplo, pode ser causado por cistos rompidos, infecções do trato urinário, tumores cancerígenos e até mesmo por corridas de longa distância. Medicamentos como rifampicina, fenazopiridina (Pyridium) e sulfassalazina (azulfidina) também podem alterar a cor da urina para vermelho ou rosa.
Urina azul ou verde
Os corantes alimentares também podem ser os responsáveis pela urina azul ou verde. Os corantes usados em exames médicos para a bexiga urinária e função renal também podem ter esse efeito. Alguns medicamentos também causam urina azul e verde - coisas como propofol e indometacina, por exemplo. A urina amarelo-claro ou verde-claro também pode ser um sinal de excesso de vitaminas B. Os espargos também conferem uma coloração verde à urina.
Urina marrom
A urina marrom pode ser causada pela ingestão de muitas favas ou pelo consumo de babosa. No entanto, também pode ser motivo de séria preocupação e indicar distúrbios hepáticos e renais.
É normal que sua urina mude de vez em quando, dependendo dos alimentos que você ingere, dos medicamentos que toma e da quantidade de água que bebe. Mas quando essas mudanças não diminuem, elas podem indicar um problema. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu médico em vez de hesitar no autodiagnóstico.