Qual é o problema com tampões de ervas?
Contente
Existem cerca de 60 milhões de RXs de antibióticos desnecessários escritos a cada ano, diz o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Portanto, se um coquetel do melhor remédio da Mãe Natureza pode ajudá-lo a curar-se sem prescrições, somos todos a favor.
Exceto quando se trata de enfiar bolas de ervas - também conhecidas como tampões de ervas - na vagina.
Tampões de ervas - pequenas bolsas de malha cheias de ervas medicinais - são apregoados por seguidores para ajudar a "desintoxicar sua vagina", e histórias têm surgido sobre a prática online. Parece muito simples: você insere uma bola cheia de uma combinação de rizoma, motherwort, borneol e outras ervas e, três dias depois, voilà - seus problemas de saúde feminina como vaginose bacteriana, odores desagradáveis, infecções por fungos e até mesmo condições crônicas como a endometrose, estão em vias de cura. Ao contrário dos tampões normais, você os usa quando não está menstruada.
O problema? Bem, existem alguns.
"A vagina é rica em suprimento de sangue, então algumas dessas ervas provavelmente seriam absorvidas pelo seu sistema. Mas a vagina não é um ambiente tóxico; não precisa de Clorox extra-forte ou equivalente orgânico", diz Alyssa Dweck MD , professor clínico assistente de ginecologia na Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York. "Naturalmente, possui mecanismos para se limpar e se purificar."
O pensamento não é completamente infundado, porém: "Algumas ervas certamente têm propriedades antibacterianas e antiinflamatórias", diz Eden Fromberg, médico em medicina osteopática, professor assistente clínico de obstetrícia e ginecologia na SUNY Downstate College of Medicine. "Eu até uso algumas dessas ervas em preparações vaginais naturopáticas na minha prática médica (tanto em tampões quanto durante coisas como vapor vaginal)." Mas o que você está comprando na internet não é a mesma receita ou qualidade que um fitoterapeuta lhe daria, diz ela.
Outra desvantagem: "Há um equilíbrio natural de bactérias e leveduras na vagina, e ter algo por um longo período de infusão de ervas ou não - provavelmente afetará esse equilíbrio", diz Dweck. As infecções são na verdade causadas por um desequilíbrio do ambiente da vagina, então, quem sabe, as ervas medicinais poderiam teoricamente ajudar a endireitá-la. Mas eles também podem agravar ainda mais o problema. Os tampões fitoterápicos ainda não foram estudados o suficiente (ou realmente não foram estudados) para que os médicos os considerem seguros ou não.
E há um perigo muito real que preocupa os dois especialistas. “O risco de síndrome do choque tóxico aumenta depois de deixar um absorvente interno por oito horas, então deixar qualquer coisa na vagina por três dias inteiros parece terrivelmente inseguro”, diz Dweck.
Se você é particularmente propenso a infecções por lá ou simplesmente não gosta de prescrições, converse com um ginecologista holístico, diz Fromberg. Um tampão de ervas poderia ajudar, mas apenas o tipo que um fitoterapeuta experiente está preparando, não aquele que você comprou na Amazon.