Qual é o problema com o controle da natalidade e coágulos sanguíneos?
![Qual é o problema com o controle da natalidade e coágulos sanguíneos? - Estilo De Vida Qual é o problema com o controle da natalidade e coágulos sanguíneos? - Estilo De Vida](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/keyto-is-a-smart-ketone-breathalyzer-that-will-guide-you-through-the-keto-diet-1.webp)
Contente
![](https://a.svetzdravlja.org/lifestyle/whats-the-deal-with-birth-control-and-blood-clots.webp)
O fato de que as pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de desenvolver coágulos sanguíneos não é novidade. Essa ligação entre níveis elevados de estrogênio e TVP, ou trombose venosa profunda - que é a coagulação do sangue nas veias principais - foi relatada desde os anos 90. Certamente, seu risco melhorou desde então, certo?
De forma alarmante, não é exatamente esse o caso. "Não ficou muito melhor e esse é um dos problemas", diz Thomas Maldonado, M.D., cirurgião vascular e professor associado do Departamento de Cirurgia do NYU Langone Medical Center.
Na verdade, um estudo descobriu que novas formas de pílulas anticoncepcionais (contendo hormônios progestogênicos, como drospirenona, desogestrel, gestodeno e ciproterona) aumentam o risco ainda mais do que as versões anteriores da pílula. (Isso também foi relatado em 2012.)
Embora os coágulos sanguíneos continuem sendo uma ocorrência relativamente rara (e pessoas mais velhas tendem a ter um risco maior), é um problema que continua a matar mulheres jovens e saudáveis todos os anos. (Na verdade, é exatamente o que quase aconteceu com essa mulher de 36 anos em boa forma: "Minha pílula anticoncepcional quase me matou.")
“A conscientização ainda precisa ser aumentada, porque as apostas são altas e algo pode ser feito a respeito”, disse Maldonado. Então, conforme o mês de Conscientização do Coágulo de Sangue chega ao fim, vamos detalhar o que você estárealmente precisa saber sobre coágulos sanguíneos se estiver tomando pílula.
Existem fatores de risco claros. É fundamental que toda mulher entenda seu próprio risco, diz Maldonado.Um simples exame de sangue pode determinar se você tem um gene que o torna predisposto a coágulos sanguíneos. (Até 8 por cento dos americanos têm um dos vários fatores hereditários que podem colocá-los em maior risco.) E se você está tomando pílula, outros fatores como imobilidade (como durante voos longos ou viagens de carro), fumo, obesidade, trauma , e os procedimentos cirúrgicos são apenas algumas das muitas influências que podem aumentar suas chances de desenvolver um coágulo sanguíneo, diz ele. (A seguir: Por que mulheres em forma têm coágulos sanguíneos.)
As consequências podem ser mortais. A TVP é um coágulo sanguíneo que geralmente se forma nas veias das pernas e pode causar dor e inchaço. Se esse tipo de coágulo se desprender da parede da veia, ele pode viajar - como uma pedra em um riacho - para o coração, onde pode interromper o fluxo sanguíneo para os pulmões. Isso é conhecido como êmbolo pulmonar e pode ser fatal, explica Maldonado. Cerca de 600.000 americanos podem ser afetados por TVP a cada ano, e até 30% das pessoas morrem em apenas um mês após o diagnóstico, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
O diagnóstico imediato é vida ou morte. Se você sentir dor nas pernas ou no peito, os principais sinais de embolia pulmonar - diagnóstico e tratamento imediatos são cruciais, diz ele. A boa notícia é que o diagnóstico pode ser feito muito rapidamente com ultrassom. De acordo com Maldonado, assim que um coágulo for determinado, seu médico provavelmente irá recomendar que você pare de tomar a pílula e comece a tomar anticoagulantes por pelo menos alguns meses.
Mas o risco é relativamente baixo. A probabilidade de um coágulo sanguíneo para uma mulher que não toma pílulas anticoncepcionais é de três para cada 10.000 - ou 0,03%. O risco para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais aumenta três vezes, para cerca de nove para cada 10.000 mulheres ou cerca de 0,09 por cento, diz Maldonado. Portanto, embora seja verdade que o risco de desenvolver TVP em mulheres que usam anticoncepcionais orais é relativamente baixo, a preocupação ainda é significativa simplesmente porque muitas mulheres os usam, diz ele.
Não é apenas a pílula. Maldonado explica que todos os anticoncepcionais orais estão associados a algum risco aumentado de TVP, uma vez que interferem no delicado equilíbrio do seu corpo que funciona para evitar que você sangrar e coagular até a morte. No entanto, certos contraceptivos orais combinados (contendo estrogênio e progesterona, uma progesterona sintética) apresentam um risco relativamente maior. Pela mesma lógica, adesivos e anéis anticoncepcionais (como o NuvaRing) que também contêm uma combinação de estrogênio e progesterona também podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos. Se você tem vários fatores de risco para coágulos, conforme mencionado antes, evitar a pílula e optar por um DIU não hormonal pode ser o caminho a percorrer, sugere Maldonado. (Aqui, três perguntas sobre controle de natalidade que você deve fazer ao seu médico.)
Existem coisas básicas que você pode fazer para reduzir o risco. Embora você não tenha controle sobre sua genética ou história familiar, existem outras coisas que você posso ao controle. Evitar fumar durante a pílula é obviamente um problema. Durante viagens longas sentadas, você também deve se manter hidratado, evitar álcool e cafeína que causam desidratação, levantar e esticar as pernas e usar meias de compressão.