Glóbulos brancos (WBC) nas fezes
Contente
- O que é um glóbulo branco (WBC) no teste de fezes?
- Para que isso é usado?
- Por que preciso de um glóbulo branco para fazer um teste de fezes?
- O que acontece durante um exame de células brancas do sangue nas fezes?
- Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
- Existem riscos para o teste?
- o que os resultados significam?
- Há mais alguma coisa que eu preciso saber sobre um glóbulo branco no teste de fezes?
- Referências
O que é um glóbulo branco (WBC) no teste de fezes?
Este teste procura glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, nas fezes. Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico. Eles ajudam seu corpo a combater infecções e outras doenças. Se você tiver leucócitos nas fezes, pode ser um sinal de uma infecção bacteriana que afeta o sistema digestivo. Esses incluem:
- Clostridium difficile (C. diff), uma infecção que ocorre com mais frequência depois que alguém toma antibióticos. Algumas pessoas com C. diff podem desenvolver inflamação do intestino grosso com risco de vida. Afeta principalmente adultos mais velhos.
- Shigelose, uma infecção do revestimento do intestino. É transmitido pelo contato direto com as bactérias nas fezes. Isso pode acontecer se uma pessoa infectada não lavar as mãos depois de usar o banheiro. A bactéria pode então ser passada para a comida ou água que essa pessoa manuseia. Afeta principalmente crianças com menos de 5 anos.
- Salmonella, uma bactéria encontrada principalmente em carnes mal cozidas, aves, laticínios e frutos do mar, e dentro de ovos. Você pode pegar a doença se comer alimentos contaminados.
- Campylobacter, uma bactéria encontrada em frango cru ou malpassado. Também pode ser encontrado em leite não pasteurizado e água contaminada. Você pode pegar a doença comendo ou bebendo alimentos contaminados.
Leucócitos nas fezes também podem ser um sinal de doença inflamatória intestinal (DII). IBD é um tipo de doença crônica que causa inflamação no sistema digestivo. Os tipos comuns de DII incluem colite ulcerativa e doença de Crohn.
Tanto a DII quanto as infecções bacterianas do sistema digestivo podem causar diarreia severa, dor abdominal e desidratação, uma condição na qual seu corpo não tem água ou outros fluidos suficientes para funcionar normalmente. Em alguns casos, esses sintomas podem ser fatais.
Outros nomes: leucócitos nas fezes, leucócitos nas fezes, teste de leucócitos fecais, FLT
Para que isso é usado?
Um exame de células brancas do sangue nas fezes é mais frequentemente usado para descobrir a causa da diarreia grave que dura mais de quatro dias.
Por que preciso de um glóbulo branco para fazer um teste de fezes?
Seu médico pode solicitar um exame de células brancas do sangue nas fezes se você ou seu filho apresentar algum dos seguintes sintomas:
- Diarreia aquosa três ou mais vezes ao dia, durando mais de quatro dias
- Dor abdominal
- Sangue e / ou muco nas fezes
- Febre
- Fadiga
- Perda de peso
O que acontece durante um exame de células brancas do sangue nas fezes?
Você precisará fornecer uma amostra de suas fezes. Seu provedor ou o provedor de seu filho fornecerá instruções específicas sobre como coletar e enviar sua amostra. Suas instruções podem incluir o seguinte:
- Coloque um par de luvas de borracha ou látex.
- Colete e armazene as fezes em um recipiente especial fornecido a você por seu médico ou laboratório. Você pode obter um dispositivo ou aplicador para ajudá-lo a coletar a amostra.
- Certifique-se de que nenhuma urina, água ou papel higiênico se misture com a amostra.
- Sele e rotule o recipiente.
- Retire as luvas e lave as mãos.
- Devolva a embalagem ao seu médico ou ao laboratório por correio ou pessoalmente.
Precisarei fazer alguma coisa para me preparar para o teste?
Certos medicamentos e alimentos podem afetar os resultados. Pergunte ao seu provedor ou ao provedor do seu filho se há alguma coisa específica que você precisa evitar antes do teste.
Existem riscos para o teste?
Não há risco conhecido de ter um glóbulo branco no teste de fezes.
o que os resultados significam?
Um resultado negativo significa que não foram encontrados glóbulos brancos (leucócitos) na amostra. Se você ou os resultados do seu filho foram negativos, os sintomas provavelmente não são causados por uma infecção.
Um resultado positivo significa que foram encontrados glóbulos brancos (leucócitos) na sua amostra de fezes. Se você ou os resultados do seu filho mostrarem leucócitos nas fezes, isso significa que há algum tipo de inflamação no trato digestivo. Quanto mais leucócitos forem encontrados, maior será a chance de você ou seu filho terem uma infecção bacteriana.
Se o seu provedor achar que você tem uma infecção, ele pode solicitar uma cultura de fezes. Uma cultura de fezes pode ajudar a descobrir quais bactérias específicas estão causando sua doença. Se você for diagnosticado com uma infecção bacteriana, seu provedor prescreverá antibióticos para tratar sua condição.
Se o seu provedor suspeitar de C. diff, você pode primeiro ser instruído a parar de tomar os antibióticos que está usando atualmente. Seu provedor pode prescrever um tipo diferente de antibióticos, que tem como alvo a bactéria C diff. Seu provedor também pode recomendar um tipo de suplemento chamado probióticos para ajudar na sua condição. Os probióticos são considerados "bactérias boas". Eles são úteis para o seu sistema digestivo.
Se o seu provedor achar que você tem doença inflamatória intestinal (DII), ele pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico. Se você for diagnosticado com DII, seu provedor pode recomendar mudanças na dieta e no estilo de vida e / ou medicamentos para ajudar a aliviar seus sintomas.
Saiba mais sobre testes de laboratório, intervalos de referência e compreensão dos resultados.
Há mais alguma coisa que eu preciso saber sobre um glóbulo branco no teste de fezes?
Se seus sintomas ou os sintomas de seu filho não forem muito graves, seu provedor pode tratar os sintomas sem fazer um diagnóstico mais definitivo. O tratamento geralmente inclui beber bastante água e restringir a dieta a alimentos leves por vários dias.
Referências
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Informações sobre infecção por Clostridium difficile para pacientes; [atualizado em 24 de fevereiro de 2015; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/hai/organisms/cdiff/cdiff-patient.html
- CHOC Children’s [Internet]. Laranja (CA): Crianças CHOC; c2018. Programa de Doença Inflamatória Intestinal (DII); [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.choc.org/programs-services/gastroenterology/inflammatory-bowel-disease-ibd-program
- CHOC Children’s [Internet]. Laranja (CA): Crianças CHOC; c2018. Testes de fezes; [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.choc.org/programs-services/gastroenterology/digestive-disorder-diagnostics/stool-tests
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2018. Teste de toxina de Clostridium difficile e C. difficile; [atualizado em 21 de dezembro de 2018; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/tests/clostridium-difficile-and-c-difficile-toxin-testing
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2018. Diarréia; [atualizado em 20 de abril de 2018; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/conditions/diarrhea
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2018. Doença inflamatória intestinal; [atualizado em 28 de novembro de 2017; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/conditions/inflammatory-bowel-disease
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Infecção por C. difficile: Sintomas e causas; 18 de junho de 2016 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas].Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/c-difficile/symptoms-causes/syc-20351691
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Desidratação: Sintomas e causas; 15 de fevereiro de 2018 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dehydration/symptoms-causes/syc-20354086
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Intoxicação alimentar: sintomas e causas; 15 de julho de 2017 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/food-poisoning/symptoms-causes/syc-20356230
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Doença inflamatória intestinal (DII): sintomas e causas; 18 de novembro de 2017 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/inflammatory-bowel-disease/symptoms-causes/syc-20353315
- Mayo Clinic [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1998–2018. Infecção por Salmonella: Sintomas e causas; 7 de setembro de 2018 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/salmonella/symptoms-causes/syc-20355329
- Mayo Clinic: Mayo Medical Laboratories [Internet]. Fundação Mayo para Educação Médica e Pesquisa; c1995–2018. ID do teste: LEU: Leucócitos fecais: Clínico e interpretativo; [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.mayocliniclabs.com/test-catalog/Clinical+and+Interpretive/8046
- Versão do consumidor do manual da Merck [Internet]. Kenilworth (NJ): Merck & Co. Inc .; c2018. Diarréia em Adultos; [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.merckmanuals.com/home/digestive-disorders/symptoms-of-digestive-disorders/diarrhea-in-adults
- Instituto Nacional do Câncer [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Dicionário NCI de Termos do Câncer: leucócito; [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/leukocyte
- Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Probióticos; [atualizado em 24 de setembro de 2017; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://nccih.nih.gov/health/probiotics
- Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Diagnóstico de diarréia; Novembro de 2016 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/diarrhea/diagnosis
- Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Doenças transmitidas por alimentos; Junho de 2014 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/foodborne-illnesses
- Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Tratamento para diarreia; Novembro de 2016 [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/diarrhea/treatment
- UF Health: University of Florida Health [Internet]. Gainesville (FL): University of Florida Health; c2020. Shigelose: Visão geral; [atualizado em 19 de julho de 2020; citado em 19 de julho de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://ufhealth.org/shigellosis
- Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2018. Enciclopédia de saúde: glóbulos brancos (fezes); [citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=167&contentid=stool_wbc
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2018. Serviços de Saúde Digestiva: Clínica Multidisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais; [atualizado em 5 de dezembro de 2018; citado em 27 de dezembro de 2018]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.uwhealth.org/digestive/inflammatory-bowel-disease/10761
As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.