As gorduras trans artificiais podem estar praticamente extintas até 2023
Contente
Se as gorduras trans são a vilã, então a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o super-herói. A agência acaba de anunciar uma nova iniciativa para eliminar todas as gorduras trans artificiais de todos os alimentos em todo o mundo.
Caso você precise se refrescar, as gorduras trans se enquadram na categoria de "gorduras ruins". Eles ocorrem naturalmente em pequenas quantidades em carnes e laticínios, mas também são criados pela adição de hidrogênio ao óleo vegetal para torná-lo sólido. Em seguida, é adicionado aos alimentos para aumentar a vida útil ou alterar o sabor ou a textura. É essa gordura trans "feita pelo homem" que a OMS está procurando. Ao contrário das gorduras insaturadas "boas", as gorduras trans aumentam o seu LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). Em suma, eles não são bons.
As gorduras trans contribuem para 500.000 mortes por doenças cardiovasculares todos os anos, estima a OMS. Portanto, desenvolveu este plano que os países podem seguir para REPLACE (RÉver fontes dietéticas, Promote o uso de gorduras mais saudáveis, euegislate, UMAssessar mudanças, Cdespertar a consciência, e Enforce) gorduras trans artificiais. A meta é que todos os países do mundo criem uma legislação que impeça os fabricantes de usá-los completamente até 2023.
O plano provavelmente terá um grande impacto global, mas os EUA já estão na frente. Você deve se lembrar que as gorduras trans se tornaram um tema quente em 2013, quando o FDA determinou que não considerava mais o óleo parcialmente hidrogenado (a principal fonte de gorduras trans artificiais em alimentos processados) como GRAS (geralmente reconhecido como seguro). E então, em 2015, anunciou que iria avançar com um plano para eliminar o ingrediente dos alimentos embalados até 2018. Desde que o FDA interveio, o país manteve sua promessa e os fabricantes gradualmente se afastaram das gorduras trans, diz Jessica Cording , MS, RD, proprietária da Jessica Cording Nutrition. “Eu acho que há algumas discrepâncias regionais, mas nos EUA, estamos usando gorduras trans com muito menos frequência”, diz ela. “Muitas empresas reformularam seus produtos para que possam criá-los sem as gorduras trans”. Portanto, se você está se perguntando se o plano da OMS significará a extinção de seus alimentos prontos para consumo favoritos, fique tranquilo - esses alimentos provavelmente já foram alterados e você provavelmente nem percebeu.
E se você acha que QUEM não tem nada a ver com seus biscoitos e pipoca, seu corpo discordaria. A eliminação contínua de gorduras trans artificiais é garantida, diz Cording. "Honestamente, eles são uma daquelas gorduras que simplesmente não estão fazendo nenhum favor a ninguém, então acho que é muito encorajador que a OMS esteja nisso e esteja tentando se livrar delas em nosso suprimento de alimentos."