Por que as doenças autoimunes estão aumentando
Contente
Se você tem se sentido enjoado recentemente e fez uma visita ao seu médico, deve ter notado que ela verificou vários problemas. Dependendo do motivo da sua visita, ela pode ter verificado a existência de várias doenças auto-imunes, que são quando o seu sistema imunológico produz anticorpos e células imunológicas que atacam erroneamente os seus próprios tecidos saudáveis, diz Geoff Rutledge, MD, Ph.D., um California- médico residente e diretor médico da HealthTap. O sintoma mais comum de uma doença autoimune é a inflamação, razão pela qual qualquer reclamação recorrente de problemas de barriga a uma erupção cutânea funky que simplesmente não pára pode apontar para uma doença autoimune subjacente.
Na verdade, as doenças autoimunes estão aumentando. "Uma recente revisão da literatura concluiu que as taxas mundiais de doenças reumáticas, endocrinológicas, gastrointestinais e neurológicas autoimunes estão aumentando em 4 a 7 por cento ao ano, com os maiores aumentos vistos na doença celíaca, diabetes tipo 1 e miastenia gravis (uma doença rápida fadiga dos músculos), e os maiores aumentos ocorrendo em países do hemisfério norte e ocidental ", diz o Dr. Rutledge. (Você sabia que existe uma nova maneira de testar a doença celíaca?)
Mas as doenças autoimunes estão realmente aumentando ou os médicos estão mais informados sobre seus sintomas e sinais e, portanto, são capazes de diagnosticar os pacientes com mais eficácia? É um pouco dos dois, de acordo com o Dr. Rutledge. "É verdade que, à medida que ampliamos as definições de doenças autoimunes, e quanto mais pessoas aprendem sobre essas condições, mais pessoas são diagnosticadas", diz ele. "Também temos testes de laboratório mais sensíveis que detectam doenças autoimunes que ainda não são sintomáticas."
Dr. Rutledge também aponta que há uma combinação de fatores que levam alguém a ser diagnosticado com uma doença auto-imune. Alguém pode ter uma probabilidade de contrair uma doença autoimune, como doença de Crohn, lúpus ou artrite reumatóide devido à sua genética. Se essa pessoa encontrar uma infecção viral, essa cepa pode desencadear uma reação imunológica e o aparecimento de uma doença autoimune. Rutledge diz que fatores ambientais também podem contribuir para o surgimento de doenças autoimunes, mas, neste ponto, essa ideia é simplesmente uma hipótese e mais pesquisas ainda precisam ser feitas. Esses fatores ambientais podem incluir fatores como tabagismo ou medicamentos usados para tratar outras condições, como hipertensão, de acordo com um estudo publicado em Perspectivas de Saúde Ambiental.
Embora não haja nenhuma maneira conhecida de prevenir doenças auto-imunes, Dr. Rutledge diz que muitos médicos acreditam que prevenir a deficiência de vitamina D ajuda a prevenir diabetes tipo 1, esclerose múltipla, artrite reumatóide e doença de Crohn. Os dois gatilhos mais comuns para doenças autoimunes são dieta (pode ajudar a eliminar coisas como glúten, açúcar e laticínios) e períodos de alto estresse. E embora muitas doenças autoimunes tendam a se revelar em certa idade (como artrite reumatóide e tireoidite de Hashimoto), você pode ser diagnosticado com uma doença autoimune em qualquer momento da vida.
Hoje, muitos mais casos de doenças auto-imunes estão sendo diagnosticados e isso pode levar a uma tecnologia melhor para ajudar os pacientes a serem diagnosticados mais rapidamente, antes que a doença se torne séria. "Os médicos esperam por melhores tecnologias para identificar e tratar os sintomas auto-imunes precocemente - como a detecção de anticorpos auto-imunes no início do curso de uma doença - para ajudar a prevenir que os primeiros sintomas de um paciente se transformem em uma doença auto-imune para toda a vida", disse Rutledge.