Por que alimentos com baixo teor de gordura não satisfazem
Contente
Quando você morde uma barra de sorvete com baixo teor de gordura, pode não ser apenas a diferença de textura que o deixa vagamente insatisfeito. Você pode realmente estar perdendo o sabor da gordura, diz um estudo recente publicado na revista. Sabor. No relatório dos cientistas, eles argumentam que as evidências emergentes podem qualificar a gordura como o sexto sabor (os primeiros cinco são doce, azedo, salgado, amargo e umami). (Experimente estes 12 alimentos com sabor de Umami.)
Quando sua língua entra em contato com o alimento, os receptores gustativos são ativados e sinais são enviados ao cérebro, o que ajuda a regular a ingestão. Quando se trata de gordura, este regulamento pode ser importante para manter seu peso sob controle; estudos com animais sugerem que quanto mais sensível você é ao sabor da gordura, menos ingere. (Descubra como lidar com seus desejos, não contra eles.)
Mas quando uma versão com baixo teor de gordura de sua comida favorita chega à sua língua, seu cérebro e sistema digestivo nunca recebem a mensagem de que estão recebendo algo calórico e, portanto, deveriam comer menos, deixando-nos com aquela sensação de insatisfação, relata a NPR.
A diferença de sabor não é a única razão para reconsiderar os alimentos ricos em gordura. Pesquisas recentes descobriram que as gorduras saturadas podem não ser tão ruins quanto pensamos, e a gordura insaturada pode ajudá-lo a reduzir os níveis de colesterol LDL (ou ruim). E nosso próprio Diet Doctor avaliou a importância da gordura poliinsaturada. Além disso, as versões com baixo teor de gordura de alimentos processados costumam conter mais açúcar, o que pode atrapalhar seu apetite, diminuir sua capacidade de queimar gordura e até fazer você parecer mais velho. (Descubra tudo o que você precisa saber sobre açúcar.) Moral da história: se você deseja algo mais rico em gordura, vá em frente e esbanje moderação! Um pouco vai longe em comparação com a versão com baixo teor de gordura.