Esta mulher ficou tão estressada que esqueceu quem era
Contente
Há muito tempo sabemos que o estresse pode causar estragos em sua mente e corpo. Ele tem o potencial de ferir seu coração, seu sistema imunológico e até mesmo sua memória.
Em um caso extremo de perda de memória induzida pelo estresse, uma mulher na Inglaterra esqueceu seu nome, a identidade de seu marido e quase tudo em sua vida após um colapso nervoso, relata o Daily Mail.
Marie Coe, 55, trabalhava mais de 70 horas por semana em um trabalho exigente, administrando uma empresa de eventos no Reino Unido, viajando constantemente, ao mesmo tempo que fazia malabarismos com a família e cuidava da casa.
Um dia, depois de desaparecer por 24 horas e não se lembrar de nada, ela pediu ajuda a um estranho em um posto de gasolina. Uma ambulância chegou e ela não conseguiu responder a nenhuma das perguntas dos paramédicos. Depois que uma tomografia computadorizada não revelou nenhum ferimento na cabeça, os médicos a diagnosticaram com "amnésia induzida por estresse", de acordo com o Daily Mail.
Aparentemente, isso é real: a perda de memória causada por estresse ou trauma extremo é, na verdade, "amnésia dissociativa", de acordo com os Manuais Merck. Parece funcionar em famílias, de acordo com a Clínica Cleveland. Pode fazer com que alguém esqueça tudo, como aconteceu com Coe, ou pode afetar áreas específicas da vida do sofredor. Às vezes, uma pessoa com a condição se esquece de quem é e assume uma identidade inteiramente nova sem perceber (isso é conhecido como "fuga dissociativa").
Quando o marido de Coe, Mark, a pegou no hospital, ela não tinha ideia de quem ele era. Ela nem sabia que era casada. "Foi terrível ficar sentada no carro com um homem estranho que dizia ser meu marido", disse ela ao Daily Mail.
[Para a história completa, vá para Refinery29]
Mais da Refinery29:
7 efeitos colaterais muito estranhos do estresse
Veja como o estresse pode deixá-lo doente
Sexo torna você mais inteligente, aparentemente