Sua felicidade pode ajudar a aliviar a depressão de seus amigos
Contente
Preocupado que sair com sua amiga Debby Downer vai estragar seu humor? Uma nova pesquisa da Inglaterra está aqui para salvar sua amizade: a depressão não é contagiosa, mas a felicidade é, diz um novo estudo alegre em Anais da Royal Society B.
Rompendo estereótipos sobre depressão e mostrando o poder da amizade, os pesquisadores descobriram que uma das curas mais eficazes para a doença mental pode estar não mais longe do que a lista de contatos em seu telefone. (Além disso, você ganha estas 12 maneiras de seu melhor amigo melhorar sua saúde.)
Para examinar como o humor dos amigos influencia o outro, cientistas das Universidades de Manchester e Warwick estudaram 2.000 alunos do ensino médio nos Estados Unidos, usando modelos de computador para rastrear seus humores. Os pesquisadores descobriram que, ao contrário da crença popular, o humor deprimido não se espalha de uma pessoa para outra. E para acumular as descobertas edificantes, eles também descobriram que o humor feliz, de fato Faz.
O fato de que você pode animar um amigo que está deprimido não é tão surpreendente, disse o autor do estudo Thomas House, Ph.D., um professor sênior de matemática aplicada da Universidade de Manchester, em um comunicado à imprensa. “Conhecemos os fatores sociais - por exemplo, viver sozinho ou ter sofrido abuso na infância - influenciam se alguém fica deprimido. Também sabemos que o apoio social é importante para a recuperação da depressão, por exemplo, ter com quem conversar”, explicou. (Saiba mais sobre Your Brain On: Depression.)
E o efeito de um amigo carinhoso na depressão de alguém foi muito significativo. Enquanto pesquisas anteriores descobriram que os remédios ajudam apenas cerca de um terço das pessoas deprimidas, este estudo encontrou uma "taxa de cura" de 50% entre as pessoas deprimidas com forte apoio social. Esse efeito é enorme, diz House, sem mencionar que uma rede social forte é uma opção de tratamento barata.
Esta não é uma boa notícia apenas para Debbie Downers, mas também para as pessoas que os amam. Você não só não precisa se preocupar em "pegar" a depressão de um amigo, mas também passar um tempo com ele - ou com qualquer tipo de amigo - pode se beneficiar tu mentalmente e fisicamente também. Um estudo de 2013 conduzido pelo United Health Group descobriu que 76 por cento dos adultos norte-americanos que passam tempo ajudando os outros relataram que fazer isso os fez sentir-se fisicamente mais saudáveis e 78 por cento tinham níveis mais baixos de estresse do que os adultos que não se esforçam para servir aos outros . E um estudo publicado pela American Psychological Association descobriu que aqueles que se esforçam para ajudar os outros regularmente têm menos risco de depressão e vivem mais. (Você já se perguntou por que é tão difícil fazer amigos quando adulto? Temos dicas para ajudar!)
Então, da próxima vez que você notar um amigo cantando "Eu sou apenas uma pequena nuvem negra de chuva", estenda a mão para eles - em breve você Ambas estar assobiando uma melodia feliz.