Seu guia inteligente para finanças de férias
Contente
Dar presentes deve ser uma alegria - desde o planejamento e as compras até a troca. Essas idéias irão agradar ao seu destinatário, ao seu orçamento e à sua sanidade.
Maximize seu dinheiro
Sempre permita um pequeno espaço de manobra em seu orçamento de presentes: primeiro, determine seu confortável limite superior de gastos - depois reserve 20% dele para compras imprevistas de última hora. Por exemplo, se você pode pagar $ 500, gaste apenas $ 400. Dessa forma, se você receber um presente de alguém que não estava em sua lista original, você pode retribuir sem estourar seus resultados financeiros, diz Judith Akin, M.D., psiquiatra da Vanderbilt University. Há uma boa chance de você precisar do colchão: no ano passado, os americanos estimaram que cairiam cerca de US $ 536 no feriado, mas acabaram gastando em média US $ 730 cada, revelou uma pesquisa da National Retail Foundation.
Concentre-se no que é importante
Por mais que você ame mimar seus amigos e família, é fácil sentir que mesmo seus melhores esforços não são suficientes (especialmente se seu círculo social inclui alguns grandes gastadores). No entanto, isso não é motivo para estresse, dizem os pesquisadores da Stanford Graduate School of Business. Eles descobriram que, embora os doadores acreditem que os recebedores apreciarão mais os presentes caros, na verdade o custo não tem impacto sobre a gratidão. Se você ainda se sente ofuscado por amigos über generosos, tente juntar dinheiro para presentes em grupo ou instituir um Papai Noel temático, como presentes inspirados nos anos 80 com um preço máximo de US $ 20.
Lembre-se do Romance
Se você e seu parceiro estão pensando em pular a troca atual (porque você acabou de entrar pela metade em um sofá novo, digamos), não faça isso, diz Elizabeth Dunn, Ph.D., professora de psicologia da Universidade de British Columbia . A pesquisa dela mostra que o presente certo pode lembrar seu homem de suas semelhanças, fazendo-o se sentir mais otimista sobre seu futuro. Para realmente aprofundar sua conexão, concentre-se em presentes que refletem seus interesses comuns, ela diz: Se você se conheceu durante um workshop de fotografia, compre uma câmera para ele. Ambos os cinéfilos? Compre para ele uma caixa que vocês possam assistir juntos.
Dê experiências, não coisas
Viagens (como essas 5 Amazing Fit Trips para fazer neste inverno), refeições, shows ... isso deixa as pessoas mais felizes do que os bens materiais, de acordo com pesquisas da Psychological Science. Dunn diz para você se lembrar disso ao fazer compras e considerar ingressos para shows ou uma assinatura, como um clube do vinho do mês. Para opções mais baratas, pense em vouchers de cinema, um vale-presente de manicure / pedicure ou até mesmo um almoço em um novo restaurante. "Você pode se safar gastando menos em dons experienciais", diz Dunn, "porque as pessoas tendem a valorizá-los mais."