Pedras nos rins
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200031_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200031_eng_ad.mp4Visão geral
Antes de falarmos sobre como as pedras nos rins são formadas, reserve um momento para se familiarizar com o trato urinário.
O trato urinário inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra.
Agora vamos ampliar um rim para ver mais de perto. Aqui está um corte transversal do rim. A urina flui do córtex externo para a medula interna. A pelve renal é o funil pelo qual a urina sai do rim e entra no ureter.
Conforme a urina passa pelos rins, ela pode se tornar muito concentrada. Quando a urina fica muito concentrada, o cálcio, os sais de ácido úrico e outros produtos químicos dissolvidos na urina podem se cristalizar, formando uma pedra ou cálculo renal.
Normalmente, o cálculo é do tamanho de uma pequena pedra. Mas os ureteres são muito sensíveis ao alongamento e, quando os cálculos se formam e os distendem, o alongamento pode ser muito doloroso. Freqüentemente, as pessoas podem não saber que têm pedras nos rins até sentirem os sintomas dolorosos resultantes de uma pedra presa em qualquer lugar ao longo do trato urinário. Felizmente, pequenas pedras normalmente saem dos rins e pelos ureteres por conta própria, sem causar problemas.
No entanto, as pedras podem se tornar mais problemáticas quando bloqueiam o fluxo de urina. Os médicos chamam isso de pedra nos rins staghorn, e está obstruindo todo o rim. Felizmente, essas pedras são a exceção e não a regra.
- Pedras nos rins