Glândula pituitária
Contente
Reproduza o vídeo de saúde: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200093_eng.mp4O que é isso? Reproduza o vídeo de saúde com descrição de áudio: //medlineplus.gov/ency/videos/mov/200093_eng_ad.mp4Visão geral
A glândula pituitária fica bem no fundo da cabeça. Muitas vezes é chamada de "glândula mestra" porque controla muitas das coisas que outras glândulas fazem.
Logo acima da pituitária está o hipotálamo. Ele envia sinais hormonais ou elétricos para a hipófise. Eles determinam quais hormônios a hipófise irá liberar.
Por exemplo, o hipotálamo pode enviar um hormônio chamado GHRH, ou hormônio liberador do hormônio do crescimento. Isso desencadearia a liberação do hormônio do crescimento pela hipófise, que afeta o tamanho dos músculos e dos ossos.
Quão importante é isso? Não ingerir o suficiente durante a infância pode causar nanismo hipofisário. Conseguir muito pode causar a condição oposta chamada gigantismo. Em um corpo que já amadureceu, o excesso de hormônio do crescimento pode causar acromegalia. Com essa condição, as características faciais tornam-se ásperas e rudes; a voz se torna mais profunda; e o tamanho das mãos, pés e crânio aumentam.
Um comando hormonal diferente do hipotálamo pode desencadear a liberação do hormônio estimulador da tireoide ou TSH.O TSH faz com que a tireóide libere dois hormônios chamados T3 e T4, que estimulam o metabolismo em outras células do corpo.
A hipófise também pode liberar um hormônio chamado hormônio antidiurético, ou ADH. É produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. O ADH afeta a produção de urina. Quando é liberado, os rins absorvem mais do fluido que passa por eles. Isso significa que menos urina é produzida.
O álcool inibe a liberação de ADH, portanto, o consumo de bebidas alcoólicas resulta em maior produção de urina.
A glândula pituitária produz outros hormônios que controlam outras funções e processos corporais.
Por exemplo, o hormônio folículo estimulante, ou FSH, e o hormônio luteinizante, ou LH, são hormônios que afetam os ovários e a produção de óvulos nas mulheres. Nos homens, eles afetam os testículos e a produção de esperma.
A prolactina é um hormônio que afeta o tecido mamário em mães que amamentam.
O ACTH ou hormônio adrenocorticotrófico faz com que as glândulas adrenais produzam substâncias importantes semelhantes aos esteróides.
Crescimento, puberdade, calvície e até sensações como fome e sede são apenas alguns dos processos influenciados pelo sistema endócrino.
- Doenças hipofisárias
- Tumores hipofisários