Tumor pleural metastático
O tumor pleural metastático é um tipo de câncer que se espalhou de outro órgão para a membrana fina (pleura) que envolve os pulmões.
Os sistemas sanguíneo e linfático podem transportar células cancerosas para outros órgãos do corpo. Lá, eles podem produzir novos crescimentos ou tumores.
Quase qualquer tipo de câncer pode se espalhar para os pulmões e envolver a pleura.
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Dor no peito, especialmente ao respirar fundo
- Tosse
- Respiração ofegante
- Tosse com sangue (hemoptise)
- Desconforto geral, mal-estar ou mal-estar geral (mal-estar)
- Falta de ar
- Perda de peso
- Perda de apetite
O médico irá examiná-lo e perguntar sobre seu histórico médico e sintomas. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do tórax
- Procedimento para remover e examinar a pleura (biópsia pleural aberta)
- Teste que examina uma amostra de fluido coletado no espaço pleural (análise do fluido pleural)
- Procedimento que usa uma agulha para remover uma amostra da pleura (biópsia com agulha pleural)
- Remoção de fluido ao redor dos pulmões (toracocentese)
Os tumores pleurais geralmente não podem ser removidos com cirurgia. O câncer original (primário) deve ser tratado. A quimioterapia e a radioterapia podem ser usadas, dependendo do tipo de câncer primário.
O seu provedor pode recomendar a toracocentese se você tiver muito líquido acumulado ao redor dos pulmões e se você tiver falta de ar ou níveis baixos de oxigênio no sangue. Depois que o fluido for removido, seu pulmão será capaz de se expandir mais. Isso permite que você respire mais facilmente.
Para evitar que o líquido se acumule novamente, o medicamento pode ser colocado diretamente na caixa torácica por meio de um tubo, chamado cateter. Ou seu cirurgião pode borrifar um medicamento ou talco na superfície do pulmão durante o procedimento. Isso ajuda a vedar o espaço ao redor dos pulmões para evitar que o fluido retorne.
Você pode aliviar o estresse da doença juntando-se a um grupo de apoio onde os membros compartilham experiências e problemas comuns.
A taxa de sobrevivência de 5 anos (número de pessoas que vivem mais de 5 anos após o diagnóstico) é inferior a 25% para pessoas com tumores pleurais que se espalharam de outras partes do corpo.
Os problemas de saúde que podem ocorrer incluem:
- Efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia
- Propagação contínua do câncer
A detecção precoce e o tratamento de cânceres primários podem prevenir tumores pleurais metastáticos em algumas pessoas.
Tumor - metastático pleural
- Espaço pleural
Arenberg DA, Pickens A. Metastatic malignant tumors. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 55.
Broaddus VC, Robinson BWS. Tumores pleurais. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 82.
Putnam JB. Pulmão, parede torácica, pleura e mediastino. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 57.