Nascimento vaginal após cesariana

Se você já fez cesárea (cesariana) antes, não significa que terá que fazer o parto da mesma forma. Muitas mulheres podem ter partos vaginais depois de uma cesariana no passado. Isso é chamado de parto vaginal após cesariana (VBAC).
A maioria das mulheres que experimentam o VBAC consegue ter parto normal. Existem muitos bons motivos para tentar um VBAC em vez de uma cesariana. Alguns são:
- Estadia mais curta no hospital
- Recuperação mais rápida
- Sem cirurgia
- Menor risco de infecções
- Menos chance de você precisar de uma transfusão de sangue
- Você pode evitar futuras cesarianas - uma coisa boa para mulheres que querem ter mais filhos
O risco mais sério com VBAC é uma ruptura (ruptura) do útero. A perda de sangue em uma ruptura pode ser um risco para a mãe e pode machucar o bebê.
Mulheres que tentam VBAC e não obtêm sucesso também são mais propensas a precisar de uma transfusão de sangue. Existe também um risco maior de infecção no útero.
A chance de ruptura depende de quantas cesarianas e do tipo que você fez antes. Você pode conseguir um VBAC se você teve apenas uma entrega de cesariana no passado.
- O corte em seu útero de uma cesariana anterior deve ser chamado de transversal baixo. Seu médico pode pedir o relatório de sua cesariana anterior.
- Você não deve ter histórico de rupturas do útero ou cicatrizes de outras cirurgias.
O seu profissional de saúde deve certificar-se de que a sua pelve é grande o suficiente para um parto vaginal e irá monitorá-la para ver se você tem um bebê grande. Pode não ser seguro para o seu bebê passar pela sua pelve.
Como os problemas podem ocorrer rapidamente, onde você planeja fazer a entrega também é um fator importante.
- Você precisará estar em um lugar onde possa ser monitorado durante todo o trabalho de parto.
- Uma equipe médica, incluindo anestesia, obstetrícia e pessoal da sala de cirurgia, deve estar por perto para fazer uma cesariana de emergência se as coisas não saírem como planejado.
- Hospitais menores podem não ter a equipe certa. Você pode precisar ir a um hospital maior para fazer o parto.
Você e seu provedor decidirão se um VBAC é adequado para você. Converse com seu provedor sobre os riscos e benefícios para você e seu bebê.
O risco de cada mulher é diferente, então pergunte quais fatores são mais importantes para você. Quanto mais você souber sobre o VBAC, mais fácil será decidir se ele é adequado para você.
Se o seu provedor disser que você pode ter um VBAC, há boas chances de você ter um com sucesso. A maioria das mulheres que experimentam o VBAC consegue ter parto normal.
Lembre-se de que você pode tentar um VBAC, mas ainda pode precisar de uma cesariana.
VBAC; Gravidez - VBAC; Mão de obra - VBAC; Entrega - VBAC
Castanha DH. Julgamento de trabalho de parto e parto vaginal após parto cesáreo. Em: Chestnut DH, Wong CA, Tsen LC, et al, eds. Anestesia Obstétrica de Chestnut: Princípios e Prática. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 19.
Landon MB, Grobman WA. Parto vaginal após parto cesáreo. Em: Landon MB, Galan HL, Jauniaux ERM, et al, eds. Obstetrícia de Gabbe: gestações normais e problemáticas. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 20.
Williams DE, Pridjian G. Obstetrics. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 20.
- Cesáriana
- Parto