Escolhendo o profissional de saúde certo para gravidez e parto
Você tem muitas decisões a tomar quando está esperando um bebê. Uma das primeiras é decidir que tipo de profissional de saúde você deseja para os cuidados com a gravidez e o nascimento do seu bebê. Você pode escolher um:
- Obstetra
- Médico de família
- Enfermeira parteira certificada
Cada um desses provedores é descrito abaixo. Cada um tem treinamento, habilidades e perspectivas diferentes sobre a gravidez e o parto. A sua escolha dependerá da sua saúde e do tipo de experiência de parto que deseja.
Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar ao decidir sobre o tipo de provedor que deseja:
- Fatores de risco que você pode ter para problemas durante a gravidez e o parto
- Onde você gostaria de entregar seu bebê
- Suas crenças e desejos sobre o parto natural
Um obstetra (OB) é um médico com treinamento especial em saúde feminina e gravidez.
Os médicos OB são especializados em cuidar de mulheres durante a gravidez e o trabalho de parto e no parto de seus bebês.
Alguns OBs têm treinamento avançado no cuidado de gestações de alto risco. Eles são chamados de especialistas em medicina materno-fetal ou perinatologistas. As mulheres podem ser aconselhadas a consultar um especialista em OB se:
- Teve uma gravidez complicada anterior
- Estão esperando gêmeos, trigêmeos ou mais
- Ter uma condição médica preexistente
- Precisa fazer um parto cesáreo (cesariana), ou já teve uma no passado
O médico de família (PF) é um médico que estudou medicina de família. Este médico pode tratar muitas doenças e condições e trata homens e mulheres de todas as idades.
Alguns médicos de família também cuidam de mulheres grávidas.
- Muitos cuidarão de você durante a gravidez e no parto.
- Outras fornecem apenas cuidados pré-natais e têm um obstetra ou parteira para cuidar de você durante o nascimento de seu bebê.
Os médicos de família também são treinados para cuidar do recém-nascido após o parto.
Enfermeiras-parteiras certificadas (CNM) são treinadas em enfermagem e obstetrícia. A maioria dos CNMs:
- Ter um diploma de bacharel em enfermagem
- Ter um mestrado em obstetrícia
- São certificados pelo American College of Nurse-Midwives
Enfermeiras obstétricas cuidam de mulheres durante a gravidez, o trabalho de parto e o parto.
Mulheres que desejam ter um parto o mais natural possível podem escolher um CNM. As parteiras veem a gravidez e o parto como processos normais e ajudam as mulheres a ter um parto seguro sem tratamento ou a minimizar seu uso. Os tratamentos podem incluir:
- Remédios para dor
- Vácuo ou fórceps
- Cesarianas
A maioria das enfermeiras obstétricas trabalha com obstetras. Se complicações ou condições médicas surgirem durante a gravidez, a mulher será encaminhada a um OB para uma consulta ou para assumir seus cuidados.
Cuidado pré-natal - provedor de cuidados de saúde; Cuidados de gravidez - provedor de cuidados de saúde
Site do American College of Obstetricians and Gynecologists. Declaração conjunta das relações de prática entre obstetras-ginecologistas e enfermeiras-parteiras / parteiras certificadas. www.acog.org/clinical-information/policy-and-position-statements/statements-of-policy/2018/joint-statement-of-practice-relations-between-ob-gyns-and-cnms. Atualizado em abril de 2018. Acessado em 24 de março de 2020.
Gregory KD, Ramos DE, Jauniaux ERM. Pré-concepção e pré-natal. Em: Gabbe SG, Niebyl JR, Simpson JL, et al, eds. Obstetrícia: gestações normais e problemáticas. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 6.
Williams DE, Pridjian G. Obstetrics. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 20.
- Parto
- Escolha de um médico ou serviço de saúde
- Gravidez