Disfunção do nervo femoral
A disfunção do nervo femoral é uma perda de movimento ou sensação em partes das pernas devido a danos no nervo femoral.
O nervo femoral está localizado na pelve e desce pela frente da perna. Ajuda os músculos a movimentar o quadril e a endireitar a perna. Ele fornece sensação (sensação) para a frente da coxa e parte da perna.
Um nervo é composto de muitas fibras, chamadas axônios, circundadas por um isolamento, chamado de bainha de mielina.
A lesão de qualquer nervo, como o nervo femoral, é chamada de mononeuropatia. Mononeuropatia geralmente significa que há uma causa local de dano a um único nervo. Distúrbios que envolvem todo o corpo (distúrbios sistêmicos) também podem causar danos nervosos isolados a um nervo de cada vez (como ocorre com a mononeurite múltipla).
As causas mais comuns de disfunção do nervo femoral são:
- Lesão direta (trauma)
- Pressão prolongada no nervo
- Compressão, alongamento ou compressão do nervo por partes próximas do corpo ou estruturas relacionadas a doenças (como um tumor ou vaso sanguíneo anormal)
O nervo femoral também pode ser danificado por qualquer um dos seguintes:
- Um osso pélvico quebrado
- Um cateter colocado na artéria femoral na virilha
- Diabetes ou outras causas de neuropatia periférica
- Sangramento interno na pélvis ou na área da barriga (abdômen)
- Deitado de costas com as coxas e pernas flexionadas e viradas (posição de litotomia) durante a cirurgia ou procedimentos diagnósticos
- Cintos apertados ou pesados
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Mudanças de sensação na coxa, joelho ou perna, como diminuição da sensação, dormência, formigamento, queimação ou dor
- Fraqueza do joelho ou perna, incluindo dificuldade para subir e descer escadas - especialmente para baixo, com uma sensação de joelho cedendo ou dobrando
O médico perguntará sobre seus sintomas e o examinará. Isso incluirá um exame dos nervos e músculos das pernas.
O exame pode mostrar que você tem:
- Fraqueza ao endireitar o joelho ou dobrar o quadril
- A sensação muda na frente da coxa ou na perna dianteira
- Um reflexo anormal do joelho
- Músculos quadríceps menores do que o normal na parte frontal da coxa
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Eletromiografia (EMG) para verificar a saúde dos músculos e dos nervos que os controlam.
- Testes de condução nervosa (NCV) para verificar a velocidade com que os sinais elétricos se movem através de um nervo. Este teste geralmente é feito ao mesmo tempo que um EMG.
- Ressonância magnética para verificar massas ou tumores.
Seu provedor pode solicitar exames adicionais, dependendo de seu histórico médico e sintomas. Os testes podem incluir exames de sangue, raios-x e outros exames de imagem.
Seu provedor tentará identificar e tratar a causa do dano ao nervo. Você receberá tratamento para quaisquer problemas médicos (como diabetes ou sangramento na pelve) que possam estar causando a lesão do nervo.Em alguns casos, o nervo cicatriza com o tratamento do problema médico subjacente.
Outros tratamentos podem incluir:
- Cirurgia para remover um tumor ou tumor que está pressionando o nervo
- Remédios para aliviar a dor
- Perda de peso e mudança no estilo de vida se o diabetes ou o excesso de peso estiverem contribuindo para os danos nos nervos
Em alguns casos, nenhum tratamento é necessário e você se recuperará por conta própria. Nesse caso, qualquer tratamento, como fisioterapia e terapia ocupacional, visa aumentar a mobilidade, manter a força muscular e a independência durante a recuperação. Podem ser prescritos aparelhos ortopédicos ou talas para ajudar a andar.
Se a causa da disfunção do nervo femoral puder ser identificada e tratada com sucesso, é possível se recuperar totalmente. Em alguns casos, pode haver perda parcial ou completa de movimento ou sensação, resultando em algum grau de incapacidade permanente.
A dor nos nervos pode ser desconfortável e pode continuar por muito tempo. Lesões na área femoral também podem causar lesões na artéria ou veia femoral, o que pode causar sangramento e outros problemas.
As complicações que podem resultar incluem:
- Lesão repetida na perna que passa despercebida devido à perda de sensibilidade
- Lesão de quedas devido à fraqueza muscular
Ligue para o seu médico se desenvolver sintomas de disfunção do nervo femoral.
Neuropatia - nervo femoral; Neuropatia femoral
- Lesão do nervo femoral
Clinchot DM, Craig EJ. Neuropatia femoral. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD Jr, eds. Princípios básicos de medicina física e reabilitação: distúrbios musculoesqueléticos, dor e reabilitação. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 54.
Katirji B. Distúrbios dos nervos periféricos. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 107.