Disfunção do nervo mediano distal
A disfunção do nervo mediano distal é uma forma de neuropatia periférica que afeta o movimento ou a sensação das mãos.
Um tipo comum de disfunção do nervo mediano distal é a síndrome do túnel do carpo.
A disfunção de um grupo de nervos, como o nervo mediano distal, é chamada de mononeuropatia. Mononeuropatia significa que existe uma causa local para os danos nos nervos. Doenças que afetam todo o corpo (distúrbios sistêmicos) também podem causar danos nervosos isolados.
Essa condição ocorre quando o nervo está inflamado, preso ou lesionado por trauma. O motivo mais comum é a captura (aprisionamento). O aprisionamento exerce pressão sobre o nervo onde ele passa por uma área estreita. As fraturas do pulso podem lesar o nervo mediano diretamente. Ou pode aumentar o risco de aprisionamento do nervo posteriormente.
A inflamação dos tendões (tendinite) ou das articulações (artrite) também pode exercer pressão sobre o nervo. Alguns movimentos repetitivos aumentam a chance de desenvolver compressão do túnel do carpo. As mulheres são mais afetadas do que os homens.
Problemas que afetam o tecido próximo ao nervo ou causam a formação de depósitos no tecido podem bloquear o fluxo sanguíneo e causar pressão no nervo. Essas condições incluem:
- Excesso de hormônio do crescimento no corpo (acromegalia)
- Diabetes
- Tireóide hipoativa (hipotireoidismo)
- Doença renal
- Câncer de sangue chamado mieloma múltiplo
- Gravidez
- Obesidade
Em alguns casos, nenhuma causa pode ser encontrada. O diabetes pode piorar essa condição.
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Dor no pulso ou na mão que pode ser intensa e te acordar à noite, e que pode ser sentida em outras áreas, como a parte superior do braço (isso é chamado de dor referida)
- Mudanças de sensação no polegar, indicador, médio e parte dos dedos anulares, como sensação de queimação, diminuição da sensação, dormência e formigamento
- Fraqueza da mão que faz com que você deixe cair coisas ou tenha dificuldade para agarrar objetos ou abotoar uma camisa
Seu médico examinará seu pulso e perguntará sobre seu histórico médico. Os testes que podem ser feitos incluem:
- Eletromiograma (EMG) para verificar a atividade elétrica dos músculos
- Testes de condução nervosa para verificar a velocidade com que os sinais elétricos se movem através de um nervo
- Ultra-som neuromuscular para visualizar problemas com os músculos e nervos
- Biópsia de nervo em que o tecido nervoso é removido para exame (raramente necessário)
- Neurografia por ressonância magnética (imagens muito detalhadas dos nervos periféricos)
O tratamento visa a causa subjacente.
Se o nervo mediano for afetado pela síndrome do túnel do carpo, uma tala no punho pode reduzir mais lesões ao nervo e ajudar a aliviar os sintomas. O uso da tala à noite repousa a área e diminui a inflamação. Uma injeção no pulso pode ajudar com os sintomas, mas não corrigirá o problema subjacente. A cirurgia pode ser necessária se uma tala ou medicamentos não ajudarem.
Para outras causas, o tratamento pode envolver qualquer um dos seguintes:
- Medicamentos para controlar a dor nos nervos (como gabapentina ou pregabalina)
- Tratar o problema médico que causa danos aos nervos, como diabetes ou doença renal
- Fisioterapia para ajudar a manter a força muscular
Se a causa da disfunção nervosa puder ser identificada e tratada, há uma boa chance de recuperação total. Em alguns casos, há perda total ou parcial de movimento ou sensação. A dor nos nervos pode ser intensa e persistir por muito tempo.
As complicações podem incluir:
- Deformidade da mão (raro)
- Perda parcial ou completa do movimento da mão
- Perda parcial ou completa de sensibilidade nos dedos
- Lesão recorrente ou despercebida na mão
Ligue para o seu médico se tiver sintomas de disfunção do nervo mediano distal. O diagnóstico e o tratamento precoces aumentam a chance de cura ou controle dos sintomas.
A prevenção varia, dependendo da causa. Em pessoas com diabetes, o controle do açúcar no sangue pode reduzir o risco de desenvolver doenças nervosas.
Para pessoas com trabalhos que envolvem movimentos repetitivos do punho, pode ser necessária uma mudança na maneira como o trabalho é executado. Intervalos frequentes nas atividades também podem ajudar.
Neuropatia - nervo mediano distal
- Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
Craig A, Richardson JK, Ayyangar R. Reabilitação de pacientes com neuropatias. In: Cifu DX, ed. Medicina Física e Reabilitação de Braddom. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 41.
Katirji B. Distúrbios dos nervos periféricos. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 107.
Toussaint CP, Ali ZS, Zager EL. Síndromes de encarceramento distal: túnel do carpo, túnel cubital, fibular e tarsal. In: Winn HR, ed. Youmans e Winn Neurological Surgery. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 249.
Waldman SD. Síndrome do túnel carpal. In: Waldman SD, ed. Atlas de síndromes de dor comuns. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 50.