Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Fevereiro 2025
Anonim
Vitiligo
Vídeo: Vitiligo

Vitiligo é uma doença da pele em que há perda de cor (pigmento) em áreas da pele. Isso resulta em manchas brancas irregulares que não têm pigmento, mas a pele parece normal.

O vitiligo ocorre quando as células do sistema imunológico destroem as células que produzem o pigmento marrom (melanócitos). Acredita-se que essa destruição se deva a um problema auto-imune. Um distúrbio autoimune ocorre quando o sistema imunológico do corpo, que normalmente protege o corpo contra infecções, ataca e destrói o tecido corporal saudável. A causa exata do vitiligo é desconhecida.

O vitiligo pode aparecer em qualquer idade. Há um aumento da taxa da doença em algumas famílias.

O vitiligo está associado a outras doenças autoimunes:

  • Doença de Addison (distúrbio que ocorre quando as glândulas supra-renais não produzem hormônios suficientes)
  • Doença da tireóide
  • Anemia perniciosa (diminuição dos glóbulos vermelhos que ocorre quando os intestinos não conseguem absorver adequadamente a vitamina B12)
  • Diabetes

Áreas planas de pele com aspecto normal, sem qualquer pigmento, aparecem repentina ou gradualmente. Essas áreas têm uma borda mais escura. As bordas são bem definidas, mas irregulares.


O vitiligo afeta mais frequentemente o rosto, cotovelos e joelhos, dorso das mãos e pés e órgãos genitais. Afeta igualmente ambos os lados do corpo.

O vitiligo é mais perceptível em pessoas de pele mais escura por causa do contraste das manchas brancas contra a pele escura.

Nenhuma outra mudança de pele ocorre.

Seu médico pode examinar sua pele para confirmar o diagnóstico.

Às vezes, o provedor usa uma lâmpada de madeira. Esta é uma luz ultravioleta portátil que faz com que as áreas da pele com menos pigmento brilhem com um brilho branco.

Em alguns casos, uma biópsia de pele pode ser necessária para descartar outras causas de perda de pigmento. Seu provedor também pode realizar exames de sangue para verificar os níveis de tireóide ou outros hormônios, o nível de glicose e vitamina B12 para descartar outros distúrbios associados.

O vitiligo é difícil de tratar. As opções de tratamento precoce incluem o seguinte:

  • Fototerapia, um procedimento médico no qual sua pele é cuidadosamente exposta a quantidades limitadas de luz ultravioleta. A fototerapia pode ser administrada sozinha ou depois de tomar um medicamento que torne sua pele sensível à luz. Um dermatologista realiza este tratamento.
  • Certos lasers podem ajudar no repigmentação da pele.
  • Medicamentos aplicados na pele, como cremes ou pomadas de corticosteroides, cremes imunossupressores ou pomadas como pimecrolimo (Elidel) e tacrolimo (Protopic), ou medicamentos tópicos como metoxsaleno (Oxsoraleno) também podem ajudar.

A pele pode ser movida (enxertada) de áreas normalmente pigmentadas e colocada em áreas onde há perda de pigmento.


Várias maquiagens ou tinturas para a pele podem mascarar o vitiligo. Pergunte ao seu provedor os nomes desses produtos.

Em casos extremos, quando a maior parte do corpo é afetada, a pele remanescente que ainda tem pigmento pode ser despigmentada ou branqueada. Esta é uma mudança permanente que é usada como última opção.

É importante lembrar que a pele sem pigmento apresenta maior risco de danos causados ​​pelo sol. Certifique-se de aplicar um protetor solar ou protetor solar de amplo espectro (UVA e UVB). O filtro solar também pode ser útil para tornar a condição menos perceptível, porque a pele não afetada pode não escurecer ao sol. Use outras proteções contra a exposição ao sol, como usar um chapéu com aba larga e camisa e calça de manga comprida.

Mais informações e suporte para pessoas com condição de vitiligo e suas famílias podem ser encontradas em:

  • Vitiligo Support International - vitiligosupport.org

O curso do vitiligo varia e é imprevisível. Algumas áreas podem recuperar o pigmento normal (coloração), mas outras novas áreas de perda de pigmento podem aparecer. A pele repigmentada pode ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a pele ao redor. A perda de pigmento pode piorar com o tempo.


Marque uma consulta com seu provedor se áreas de sua pele perderem a coloração sem motivo (por exemplo, não houve ferimentos na pele).

Doença autoimune - vitiligo

  • Vitiligo
  • Vitiligo - induzido por drogas
  • Vitiligo no rosto
  • Vitiligo nas costas e braço

Dinulos JGH. Doenças relacionadas à luz e distúrbios da pigmentação. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 19.

Passeron T, Ortonne J-P. Vitiligo e outros distúrbios de hipopigmentação. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Cerroni L, eds. Dermatologia. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 66.

Patterson JW. Desordens de pigmentação. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 11.

Publicações Interessantes

7 remedios naturales para tus molestias estomacales

7 remedios naturales para tus molestias estomacales

Vião geralLo dolore de etómago on tan comune que todo lo experimentamo em algún momento. Exiten docena de razone por la que podría tener dolor de etómago. La mayoría de ...
O que é rinoplastia líquida?

O que é rinoplastia líquida?

A rinoplatia, frequentemente chamada de “plática no nariz”, é um do procedimento cirúrgico plático mai comun. No entanto, cada vez mai peoa procuram uma forma meno invaiva de remod...